AMBIENTES SAUDÁVEIS GERAM PRODUTIVIDADE NAS INDÚSTRIAS

Com 23,9% de participação no Produto Interno Bruto (PIB) e responsável pela geração de 21,2% dos empregos formais no País, o setor industrial brasileiro se desafia constantemente a ampliar seus resultados. A contribuição para o Brasil em investimentos destinados a pesquisa e desenvolvimento, de acordo com perfil divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), ultrapassa 66%. Mas é também na manutenção e na aplicação de soluções para o ambiente físico das empresas que a produtividade encontra espaço para crescimento. “Hoje em dia, há uma grande preocupação com a salubridade nas plantas industriais agregada à produtividade”, afirma Carlos Gusmão, gerente de Projetos e Engenharia da Ecobrisa. Neste ponto, observa o engenheiro, a qualidade do ar que circula em linhas de produção, galpões e locais de armazenamento deve ser tratada como prioridade.

Ambiente saudável e produtividade, combinação desejável não só nas empresas brasileiras, mas também em corporações ao redor do mundo, dependem da implementação de equipamentos adequados, que unam cultura de segurança e sistemas econômicos e ecologicamente corretos.

Nas plantas industriais, são muitos os desafios para a manutenção da qualidade, filtragem e renovação do ar, assim como do aumento da umidade relativa em grandes espaços físicos. “Sem dúvida, condições internas ideais contribuem para a saúde dos colaboradores e, consequentemente, para bons resultados nos negócios”, ressalta Gusmão.

Referência nacional, a Ecobrisa se destaca em soluções de resfriamento evaporativo para ambientes empresariais. “Antes de finalizar a venda de qualquer um dos climatizadores evaporativos que consolidam a participação da Ecobrisa no mercado brasileiro, nossas ações são direcionadas a avaliações criteriosas dos ambientes industriais, para averiguar condições técnicas e necessidades de cada organização”, diz.

A opção pelo sistema evaporativo em ambientes industriais traz uma série de vantagens. Por não utilizarem fluidos refrigerantes químicos, como nos sistemas de ar-condicionado com compressores, e dependerem principalmente da evaporação da água, os climatizadores reduzem consideravelmente as emissões de gases prejudiciais.

Mas ainda há outros benefícios. “Os sistemas evaporativos são duráveis, confiáveis, de fácil instalação e não possuem refrigerantes químicos que necessitem ser gerenciados”, pontua Carlos Gusmão. De acordo com o engenheiro, isso simplifica a gestão de resíduos e elimina o risco de vazamentos prejudiciais. Em termos de design e manutenção, são mais simples que os sistemas de ar-condicionado convencionais. Com menor número de componentes mecânicos requerem menos manutenção e oferecem custos reduzidos de reparo. “Além disso, os climatizadores evaporativos Ecobrisa geralmente possuem recursos e métodos para controle e até mesmo automação, permitindo o monitoramento fácil e eficiente do desempenho”, complementa.

O consumo de energia, segundo o engenheiro, é outro ponto a ser destacado. Reconhecidos pela alta eficiência energética, os climatizadores evaporativos reduzem o consumo na conta de energia, pois dependem do princípio natural da evaporação da água para resfriar o ambiente.

Para Carlos Gusmão, uma característica bastante desejável desses sistemas é a capacidade de adaptação a condições climáticas variáveis. “Os climatizadores evaporativos podem fornecer resfriamento eficiente em ambientes com temperaturas mais altas e baixa umidade, o que os torna ideais para regiões com climas quentes. Também são capazes de fornecer umidificação do ar em climas muito secos”, finaliza.

 

Foto: Carlos Gusmão, gerente de Projetos e Engenharia da Ecobrisa.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PALESTRA MARCA LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA EM CAMPINAS

As empresas familiares respondem por dois terços do total de empresas no mundo. No Brasil, …

Facebook
Twitter
LinkedIn