PESQUISA ECONÔMICA APONTA QUE 97% DOS EMPRESÁRIOS DA RMC PRETENDEM MANTER OU CONTRATAR EM 2022

O IBEF Campinas (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças) acaba de concluir sua Pesquisa Econômica 2022, elaborada anualmente para trazer um panorama das expectativas do empresariado da região com relação ao ano corrente.

Entre os temas levantados junto aos respondentes (presidentes de empresas (CEO’s), diretores financeiros (CFO’s), controllers e gerentes dos setores de indústria, agronegócio, comércio e serviços) estão: PIB, eleições, emprego, taxa de câmbio, transformação digital, diversidade e cenário de guerra. “Estamos surpresos com o aumento das expectativas positivas do ambiente econômico com relação a manutenção ou geração de emprego”, aponta Valdir Augusto de Assunção, presidente do IBEF Campinas.

Segundo a pesquisa, 97% dos executivos pretendem manter ou aumentar seu quadro de funcionários, superando em 7 pontos percentuais os dados de 2021, quando 10% deles disseram que pretendiam reduzir. E para cair os níveis de desemprego no país, 47% apostam na Reforma Tributária e Fiscal, seguida por investimento em educação básica (35%) e desestatização (20%).

Produto Interno Bruto

De acordo com Assunção, apesar de uma série de variáveis preocupantes, sendo a principal delas, nesse momento, o confronto entre Rússia e Ucrânia, a pesquisa relatou otimismo em resultados satisfatórios para os negócios, tanto que 24% acreditam que o PIB do seu setor crescerá acima de 4%em 2022. Já com relação ao PIB nacional, metade dos entrevistados aposta em um crescimento de até 2%. “Já os que acreditam que será igualou menor que o ano anterior somam 28%”, diz o presidente do IBEF Campinas.

Inflação, câmbio, eleições e guerra

O fantasma da inflação volta a assustar 42% dos participantes,impulsionado pelas taxas de câmbio que devem ficar entre R$ 5,00 e R$ 6,00 de acordo com a opinião de 93% dos participantes. O ambiente regulatório (aspectos políticos), segundo a pesquisa, deve contribuir para impactos negativos nos negócios de 31% do empresariado, seguido de 23% que estimam que a pandemia poderá gerar esses resultados. E dentro do cenário de guerra, os setores que mais sofrerão impactos, de acordo com as respostas, serão Agronegócio (32%) e Energia (26%). Perguntados sobre como as eleições majoritárias iriam influenciar na economia, 43% disseram que o índice cambial vai variar, contra 35% que acreditam na variação da inflação.

Investimentos, transformação digital e diversidade

Os focos de investimento dos empresários da região de Campinas em 2022/2023 se dividiram em 3: inovação, fomento de estratégias comerciais e aumento de produtividade. “E dois dados me chamaram bastante a atenção: a unanimidade quanto à transformação digital: 100% das empresas está em algum nível neste momento, seja inicial, intermediário (a maioria) ou avançado e isso demonstra uma região alinhada com o futuro. E outro dado foi com relação à diversidade, mas desta vez noto que ainda há muito a caminhar: 58% dos executivos responderam que o tema está sendo incentivado, porém, com processos de contratação de estagiários e trainees, da mesma forma que aconteceu com 53% das empresas participantes no ano passado. Houve pouco avanço nesse sentido dentro das organizações”, declarou Assunção.

Fundado em 1985, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Campinas –é considerado entidade de utilidade pública municipal e a única seccional fora de uma capital, com quadro associativo composto por 250 membros e atuação em mais 12 regiões do interior paulista.

O IBEF é referência no desenvolvimento profissional e social por meio do intercâmbio de informações técnicas e vivências na área de administração financeira. E entre os eventos que organiza, estão reuniões mensais dos comitês de estudos em diversos segmentos, debates sobre cases empresariais, fóruns, almoços, seminários, webinários, palestras, masterclass e encontros com personalidades do mundo financeiro, político e econômico do país. Além disso, o Instituto entrega anualmente o Prêmio Equilibrista ao profissional de finanças que mais se destaca.

 

Foto: Valdir Augusto de Assunção, presidente do IBEF Campinas.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

MARPA GESTÃO TRIBUTÁRIA ANUNCIA A CONTRATAÇÃO DA UNIMARK

  A Marpa Gestão Tributária, empresa especializada em consultoria tributária, reconhecida por sua excelência e …

Facebook
Twitter
LinkedIn