PESQUISAS REVELAM QUE MERCADO DE COMPRA E VENDA DE USADOS CRESCE EM TODO O MUNDO

Seja pela oportunidade de economizar dinheiro, pela praticidade de variar mais facilmente o guarda-roupa, seja para ter uma vida mais sustentável, a questão é que cresce em todo o mundo o mercado de compra e venda de itens usados. Em termos globais, o setor cresce 25% ao ano. 

Nos Estados Unidos, relatório divulgado pela ThredUP este ano, revelou que o mercado de usados atingirá US$ 51 bilhões em 5 anos. Em 2028, valerá US$ 64 bilhões, contra US$ 44 bilhões do mercado fast fashion. Já a GlobalData entrevistou 2 mil mulheres americanas com mais de 18 anos. A pesquisa mostrou que 64% da mulheres entrevistadas compram ou estão agora dispostas a comprar produtos de segunda mão.

Outra questão importante que está sendo levantada é que vender e comprar usados é uma das formas mais eficientes de contribuir para minimizar o impacto ambiental negativo relacionado ao consumo. Uma das líderes mundiais em classificados online, Adevinta, também divulgou um relatório exclusivo com dados de dez mercados em que atua. Convertendo o benefício ambiental do volume comercializado por seus usuários em 2018 somou-se 20,5 milhões de economia na emissão de gases de efeito estufa e 1,1 milhão de toneladas de plástico durante um ano.

Novidades no Brasil

No Brasil, a chegada do inverno faz aumentar a preocupação em ter roupas boas e quentinhas para toda a família. O mercado de usados, pode ser a oportunidade para quem quer e precisa de roupas de inverno novas, sem gastar muito. Ou ainda, para aqueles que querem aproveitar a maior procura, é tempo de fazer dinheiro vendendo as roupas que não usa mais.

Além dos tradicionais marketplaces existentes no mercado nacional, acaba de ser lançado um novo aplicativo, o Popsy, que marca a nova geração de classificados online. Por meio dele os usuários compram e vendem produtos de maneira simples, inteligente e totalmente gratuita, sem pagamento de taxas ou comissões. Disponível na plataforma Android e no sistema iOS, o download do app pode ser feito direto na Google Play e App Store.

Por meio de uma inteligência artificial exclusiva, o Popsy automatiza o processo de venda. Quando o usuário tira uma foto do produto, as informações necessárias para a venda (descrição, preço, categoria) são preenchidas automaticamente. Por isso, 5 segundos é o tempo necessário para anunciar um produto no Popsy, o vendedor só precisa tirar uma foto e o aplicativo faz o restante.

Segundo Jean-Marie Truelle, fundador do aplicativo, além da inteligência artificial que otimiza a criação dos anúncios, o Popsy possui uma poderosa ferramenta de geolocalização que atua como um facilitador crucial para o encontro de compradores e vendedores. “O app reconhece a localização dos usuários em tempo real e mostra os anúncios de acordo com a proximidade e segmentação, descomplicando o contato direto entre os interessados.” Em pouco de mais de um ano de atuação, o aplicativo conta com uma base de milhões de usuários.

Junto à inovação tecnológica do app, o Popsy traz um positivo impacto social à sociedade. “Ao ajudar os usuários venderem produtos que não usam mais (em média, uma família brasileira tem 300 mil itens), o Popsy colabora para que eles ganhem dinheiro de maneira simplificada, bem como facilita para outras pessoas comprarem itens mais baratos, pois não há intermediários, a compra é direta e os produtos são usados. Por isso, o Popsy será sempre a opção de classificados mais barata disponível”, destaca JM Truelle.

Popsy é um aplicativo inteligente e gratuito no qual é possível comprar e vender uma grande diversidade de produtos, de aparelhos eletrônicos até carros e roupas. Ele está disponível para download na App Store para iOS e na Play Store para Android.

 

Foto: Jean-Marie Truelle, fundador do aplicativo Popsy.

Crédito: Divulgação.

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