Relacionamento
Estratégico na Gestão de Resultados: o valor percebido pelo cliente
Estratégico na Gestão de Resultados: o valor percebido pelo cliente
Tive a satisfação de ministrar uma
palestra no último Fórum de Excelência em Serviços na Câmara Americana de
Comércio de Campinas sobre um tema que acredito ser o maior diferencial
competitivo do mercado, garantindo resultados sustentáveis e fazendo com que o
cliente volte a recomendar seu negócio: a qualidade no atendimento e o bom
relacionamento com clientes.
palestra no último Fórum de Excelência em Serviços na Câmara Americana de
Comércio de Campinas sobre um tema que acredito ser o maior diferencial
competitivo do mercado, garantindo resultados sustentáveis e fazendo com que o
cliente volte a recomendar seu negócio: a qualidade no atendimento e o bom
relacionamento com clientes.
Afinal, o que os clientes mais
valorizam em uma marca, produto ou serviço? Sem dúvida é a equipe de vendas e
atendimento. Elas vêm em primeiro lugar e torna-se mais importante até mesmo do
que o preço do produto, garantias, ponto de venda, entrega diferenciada e
propagandas. Em um mercado competitivo, o que realmente faz você se
destacar é o fato de ser tão competente a ponto de fazer com que os clientes
passem a desejar mais os seus serviços do que os da concorrência.
valorizam em uma marca, produto ou serviço? Sem dúvida é a equipe de vendas e
atendimento. Elas vêm em primeiro lugar e torna-se mais importante até mesmo do
que o preço do produto, garantias, ponto de venda, entrega diferenciada e
propagandas. Em um mercado competitivo, o que realmente faz você se
destacar é o fato de ser tão competente a ponto de fazer com que os clientes
passem a desejar mais os seus serviços do que os da concorrência.
De acordo com pesquisa recente, 70%
dos clientes abandonam uma empresa por conta de falhas no atendimento, seja
pela falta de atenção, contato pessoal ou mesmo porque a atenção recebida era
de baixa qualidade. Apenas 30% deixam uma marca por questões relacionadas ao
produto, como preço ou qualidade. Conclusão: muito se perde simplesmente por
falta de qualidade no atendimento.
dos clientes abandonam uma empresa por conta de falhas no atendimento, seja
pela falta de atenção, contato pessoal ou mesmo porque a atenção recebida era
de baixa qualidade. Apenas 30% deixam uma marca por questões relacionadas ao
produto, como preço ou qualidade. Conclusão: muito se perde simplesmente por
falta de qualidade no atendimento.
O mundo mudou. Hoje, ser apenas bom
não é suficiente. Nesse cenário, o cliente também mudou. Em reportagem recente,
a revista Exame divulgou um estudo feito pelo IBRC (Instituto Brasileiro de
Relacionamento com o Cliente) que mostrava que a média final da qualidade do
atendimento caiu de 63% para 58% em um total de 100. Esse é o pior resultado
desde o primeiro levantamento em 2010.
não é suficiente. Nesse cenário, o cliente também mudou. Em reportagem recente,
a revista Exame divulgou um estudo feito pelo IBRC (Instituto Brasileiro de
Relacionamento com o Cliente) que mostrava que a média final da qualidade do
atendimento caiu de 63% para 58% em um total de 100. Esse é o pior resultado
desde o primeiro levantamento em 2010.
As causas:
– Os clientes ficaram mais exigentes
e as empresas não investiram para acompanhá-las; – 30 milhões de brasileiros
ascenderam na pirâmide social e passaram a ter acesso a produtos e serviços
antes inalcançáveis, agora não querem somente um celular da moda ou fazer
compras na internet, querem ser bem tratados;
e as empresas não investiram para acompanhá-las; – 30 milhões de brasileiros
ascenderam na pirâmide social e passaram a ter acesso a produtos e serviços
antes inalcançáveis, agora não querem somente um celular da moda ou fazer
compras na internet, querem ser bem tratados;
– A mudança de comportamento foi
acelerada pela expansão das redes sociais, onde uma opinião se multiplica
rapidamente;
acelerada pela expansão das redes sociais, onde uma opinião se multiplica
rapidamente;
– Redução do orçamento para
treinamentos.
treinamentos.
O que um mau atendimento pode causar
na sua marca? Todo dia, quase 200 milhões de brasileiros falam mal do
atendimento. Nesse cenário, 6 milhões de empresas deveriam batalhar para mudar
essa realidade, mas nem todas pensam nisso.
na sua marca? Todo dia, quase 200 milhões de brasileiros falam mal do
atendimento. Nesse cenário, 6 milhões de empresas deveriam batalhar para mudar
essa realidade, mas nem todas pensam nisso.
As falhas do atendimento no mundo:
– 61% dos Clientes trocaram de marca
por um concorrente depois de terem sido mal atendidos
por um concorrente depois de terem sido mal atendidos
– 67% dos Clientes terminaram uma
relação comercial devido ao mau atendimento, o que representa um custo anual de
US$ 338 bilhões nas 16 maiores economias mundiais.
relação comercial devido ao mau atendimento, o que representa um custo anual de
US$ 338 bilhões nas 16 maiores economias mundiais.
O que fazer para tornar o Cliente
“preferente” e “recomendante”? É preciso ter foco no cliente, conhecendo e
ouvindo as suas necessidades, melhorado a sua experiência ao entrar em contato
ou ir até seu ponto de venda. Para tanto, as empresas e empresários
precisam buscar pessoas que gostem genuinamente de gente, mas isto esse um papo
para o nosso próximo assunto.
“preferente” e “recomendante”? É preciso ter foco no cliente, conhecendo e
ouvindo as suas necessidades, melhorado a sua experiência ao entrar em contato
ou ir até seu ponto de venda. Para tanto, as empresas e empresários
precisam buscar pessoas que gostem genuinamente de gente, mas isto esse um papo
para o nosso próximo assunto.
Rosa Perrella é consultora empresarial, licenciada ao Grupo Ponto de
Referência, coach organizacional, palestrante e professora na IBE FGV Campinas,
especialista em gestão de lideranças e desenvolvimento de equipes. Mestranda em
Educação, formada em Administração, com MBA em Desenvolvimento Humano de
Gestores pela IBE-FGV Campinas , com Pós-graduação em Gestão Estratégica de
Negócios, Psicologia Transpessoal, Marketing Empresarial, Gestão de Pessoas e
Negociação Avançada. Associada a Câmara Americana de Comércio de Campinas, onde
ministra cursos e palestras nos cursos de capacitação empresarial. Membro da
ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos de Campinas. [email protected]
Referência, coach organizacional, palestrante e professora na IBE FGV Campinas,
especialista em gestão de lideranças e desenvolvimento de equipes. Mestranda em
Educação, formada em Administração, com MBA em Desenvolvimento Humano de
Gestores pela IBE-FGV Campinas , com Pós-graduação em Gestão Estratégica de
Negócios, Psicologia Transpessoal, Marketing Empresarial, Gestão de Pessoas e
Negociação Avançada. Associada a Câmara Americana de Comércio de Campinas, onde
ministra cursos e palestras nos cursos de capacitação empresarial. Membro da
ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos de Campinas. [email protected]