COLUNA DA TANTAS COMUNICAÇÃO

Mídias sociais: é
hora de levá-las a sério
As redes sociais, como Facebook,
Instagram, Twitter, Foursquare etc., estão cada vez mais presentes no nosso dia
a dia. O que antes estava restrito aos jovens, agora já alcança usuários de
todas as idades e em várias plataformas, como smartphones e tablets. A
tecnologia está, literalmente, na palma da mão das pessoas, ao alcance de
todos, que curtem e compartilham as suas vivências na rede mundial de
computadores. Sempre atentas às oportunidades, as grandes marcas logo
perceberam o potencial das redes para alavancar seus negócios e não perderam
tempo, passaram a investir pesado no gerenciamento de suas páginas.
A presença das empresas nas redes
sociais trouxe um aspecto antes inédito nas corporações, a proximidade com o
público. Antigamente, as organizações eram vistas como intocáveis, o contato
era feito mediante carta, telefone e, depois, por e-mail, que, muitas vezes,
eram respondidos por mensagens automáticas com texto padrão. O consumidor
sentia-se ignorado, como se fosse só mais um no meio de tantos outros. Mas
hoje, a situação é diferente. As empresas mais bem sucedidas nas redes são
aquelas que levam a sério os usuários, que interagem e respondem prontamente
aos seus elogios, sugestões e, principalmente, às críticas. Ignorar reclamações
e omitir informações transmite a imagem de uma organização que não se importa
com seu público e isso pode ter um efeito devastador nos negócios.
Portanto, a palavra chave no
relacionamento com o consumidor é a transparência. O público só consome e
recomenda produtos em que realmente confia. Por isso, investir no bom
gerenciamento das redes sociais traz não só aumento nas vendas, mas,
principalmente, o fortalecimento da marca no mercado.
Por outro lado, algumas organizações
acreditam que só ter a página (muitas vezes desatualizada) já é suficiente, mas
estão enganadas. Um gerenciamento eficaz envolve planejamento, produção de
conteúdo relevante, estudo do público alvo e até das ações dos concorrentes.
Caso contrário, o que era pra ser um ponto positivo pode trazer efeitos
negativos.
Uma página bem articulada, atualizada
e alinhada às necessidades do público e da empresa faz toda a diferença. E,
para isso, profissionais de mídias sociais são indispensáveis. Você não
colocaria um profissional do departamento de recursos humanos para tomar conta
da contabilidade da empresa, ou vice-versa, certo? Justamente porque para cada
função existe alguém qualificado para tal. E o mesmo vale para as redes
sociais.
Ana Paula Angelini é jornalista na
Tantas Comunicação, formada pela PUC-Campinas e pós-graduanda em Administração
de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

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