24 de novembro de 2015.
ARTIGO DO PROFESSOR ROBSON PANIAGO
A base na qual os
cargos são agrupados para coordenar tarefas comuns é chamada de
departamentalização. As atividades podem ser agrupadas por função para buscar
economias de escala mediante a lotação de funcionários com qualificações e
orientações comuns em unidades comuns.
cargos são agrupados para coordenar tarefas comuns é chamada de
departamentalização. As atividades podem ser agrupadas por função para buscar
economias de escala mediante a lotação de funcionários com qualificações e
orientações comuns em unidades comuns.
As tarefas também
podem ser agrupadas de acordo com um produto específico. Isto aumenta a
responsabilidade pelo desempenho do produto, já que todas as atividades
relacionadas ao produto estão sob a direção de um gerente.
podem ser agrupadas de acordo com um produto específico. Isto aumenta a
responsabilidade pelo desempenho do produto, já que todas as atividades
relacionadas ao produto estão sob a direção de um gerente.
Se os clientes de uma
organização estiverem geograficamente dispersos, as tarefas ainda podem ser
agrupadas com base na geografia ou no território.
organização estiverem geograficamente dispersos, as tarefas ainda podem ser
agrupadas com base na geografia ou no território.
E embora cada
processo exija qualificações diferentes, a departamentalização por processo
possibilita a classificação homogênea das atividades.
processo exija qualificações diferentes, a departamentalização por processo
possibilita a classificação homogênea das atividades.
Finalmente, as
atividades podem ser agrupadas de acordo com o tipo de cliente atendido pela
organização. Conquanto muitas organizações utilizem uma combinação entre estes
métodos, dois estão se tornando cada vez mais populares: a departamentalização
por cliente e as equipes interfuncionais.
atividades podem ser agrupadas de acordo com o tipo de cliente atendido pela
organização. Conquanto muitas organizações utilizem uma combinação entre estes
métodos, dois estão se tornando cada vez mais populares: a departamentalização
por cliente e as equipes interfuncionais.
Sendo uma linha
contínua de autoridade que se estende do topo da organização até o mais baixo
escalão, a cadeia de comando esclarece quem se reporta a quem. Dois conceitos
são importantes na discussão da cadeia de comando.
contínua de autoridade que se estende do topo da organização até o mais baixo
escalão, a cadeia de comando esclarece quem se reporta a quem. Dois conceitos
são importantes na discussão da cadeia de comando.
Autoridade refere-se
aos direitos inerentes a uma posição de dar ordens e esperar que elas sejam
obedecidas. O princípio da unidade de comando afirma que um trabalhador deveria
ter apenas uma pessoa perante a qual ela é diretamente responsável. Estes
conceitos possuem hoje relevância menor devido aos avanços na informática e
tendência à maior participação dos funcionários.
aos direitos inerentes a uma posição de dar ordens e esperar que elas sejam
obedecidas. O princípio da unidade de comando afirma que um trabalhador deveria
ter apenas uma pessoa perante a qual ela é diretamente responsável. Estes
conceitos possuem hoje relevância menor devido aos avanços na informática e
tendência à maior participação dos funcionários.
Quantos empregados um
gerente pode dirigir com eficiência e eficácia? A resposta a esta pergunta
determinará o número de níveis e gerentes presentes em uma organização. Embora
haja quem defenda margens pequenas de controle, estas apresentam várias
desvantagens: requerem mais gerentes e são mais dispendiosas, retardam a
comunicação vertical e favorecem controles rígidos, limitando a autonomia do
funcionário.
gerente pode dirigir com eficiência e eficácia? A resposta a esta pergunta
determinará o número de níveis e gerentes presentes em uma organização. Embora
haja quem defenda margens pequenas de controle, estas apresentam várias
desvantagens: requerem mais gerentes e são mais dispendiosas, retardam a
comunicação vertical e favorecem controles rígidos, limitando a autonomia do
funcionário.
Margens largas de
controle reduzem custos, cortam despesas administrativas, aceleram a tomada de
decisões, aumentam a flexibilidade, delegam poder aos funcionários e promovem
contato mais estreito com os clientes. Todas as coisas permanecendo iguais,
quanto mais larga a margem de controle, mais eficiente a organização.
controle reduzem custos, cortam despesas administrativas, aceleram a tomada de
decisões, aumentam a flexibilidade, delegam poder aos funcionários e promovem
contato mais estreito com os clientes. Todas as coisas permanecendo iguais,
quanto mais larga a margem de controle, mais eficiente a organização.
Robson Paniago é
doutor em Ciências Empresariais, mestre em Administração, especialista em
Marketing e graduado em Administração. Atualmente é coordenador do curso de
Administração da Faculdade Max Planck e professor da IBE-FGV. É sócio-diretor
da www.portalconsultee.com e da www.cecapivari.com.br e agente autônomo de
investimento, palestrante, escritor, poeta e articulista.
doutor em Ciências Empresariais, mestre em Administração, especialista em
Marketing e graduado em Administração. Atualmente é coordenador do curso de
Administração da Faculdade Max Planck e professor da IBE-FGV. É sócio-diretor
da www.portalconsultee.com e da www.cecapivari.com.br e agente autônomo de
investimento, palestrante, escritor, poeta e articulista.