DIA MUNDIAL DAS DOENÇAS RARAS É MARCADO POR ATIVIDADES EM TODO O PAÍS

O mês de fevereiro marca o Dia Mundial das Doenças Raras (29/02), e este ano o Instituto Vidas Raras promove uma série de eventos de conscientização em diversas partes do Brasil para pacientes, familiares e todos os envolvidos com a causa. Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que existam entre 6 mil e 8 mil tipos de doenças consideradas raras em todo o mundo, entre enfermidades de origem genética e não genética[1]. Estudos apontam que cerca de 6% a 8% da população mundial tem alguma doença rara. No Brasil, este número pode chegar a 15 milhões.

O Instituto Vidas Raras, referência no tema desde 2001, em parceria com outras entidades, já deu início a uma série de atividades que acontecerão até o mês de março, com o objetivo de divulgar a existência dessas doenças e despertar na sociedade um olhar de igualdade, inclusão e empatia para os raros, que lutam pela vida. “Esta é uma área ainda muito marcada pela falta de informação e por preconceitos, e que precisa de atenção e apoio de todos nós. Acreditamos que o diagnóstico precoce seja a melhor forma de salvar vidas e, por isso, investimos nossas forças em promover um diálogo sobre educação e conscientização de todas as doenças raras, seja para profissionais da saúde, estudantes da área, gestores, parlamentares, influenciadores e sociedade em geral”, explica a vice-presidente do Instituto Vidas Raras, Regina Próspero.

Confira o calendário de eventos:

27/2 — Encontro #TodosPelosRaros – O evento é gratuito e acontece das 12h30 às 17h30, no Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, Portão 10 — Barra Funda — São Paulo-SP). A programação contará com palestras voltadas à atualização de conhecimentos nessa área e com a participação de representantes políticos, médicos e especialistas, além da presença de associações de todo o Brasil, pacientes raros, familiares e sociedade em geral. O evento é realizado em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Associação Unidos pela Cura da AME. Para participar, é necessário fazer a inscrição no link: http://www.sympla.com.br/10-encontro-todospelosraros__769754

Programação completa do 10º Encontro #TodosPelosRaros:

PAINEL 1 — Políticas Públicas para Doenças Raras

13h30 – Atualização sobre Políticas Públicas para Doenças Raras – com a Dra. Carmella Gringer;

14h00 – Pesquisas Clínicas e as Doenças Raras – com Cássia Sgarbi, representante da Associação Brasileira das Organizações Representativas de Pesquisa Clínica (ABRACRO);

14h20 – Projeto Dora – com a Dra. Magda Carneiro Sampaio (HCFM/USP);

14h40 – O Importante Papel do Conitec e SCTIE – com representante do Ministério da Saúde;

15h00 – A Importância da Anvisa para as Doenças Raras – com Dra. Miriam Motizuki Onishi (COPEC);

15h20 – A Importância da Ampliação do Exame do Pezinho;

PAINEL 2 – Doenças Neurodegenerativas

15h40 – Políticas Públicas para Doenças Neurodegenerativas – com o Dr. Acary Souza Bulle (UNIFESP);

16h00 – Nova Realidade para Distrofia Muscular de Duchenne e Atrofia Muscular Espinhal, com Dra. Ana Lucia Langer;

16h20 – A Visão do Paciente – com Maria Clara Migowski (ACADIM), Fábio Almeida (ABPAR) e Vita Aguiar (ABH);

16h40 – Homenagem a quem, em 2019, fez a diferença na vida dos raros e apresentação das associações de pacientes;

17h30 – Agradecimentos e Encerramento.

29/2 – IV Fórum do Dia Mundial das Doenças Raras – na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais – UFU (Bloco 3Q), das 8h às 17h. Inscrições gratuitas: http://www.sympla.com.br/iv-forum-do-dia-mundial-das-doencas-raras__767859.

29/2 — I Corrida Rara do Piauí — Largada no Parque Potycabana, às 16h, e chegada na Ponte Estaiada, em Teresina-PI. Realizada em parceria com Amese e Abrapes. Informações: 86-99913-7353 / 86-988414276.

29/2 – I Caminhada de Conscientização das Doenças Raras no DF – Parque da Cidade, às 9h, com início no Parque Ana Lídia e encerramento no Estacionamento 10 (Brasília, DF). Ao final da caminhada, será realizado um piquenique comunitário e a organização pede para que os participantes levem lanches para a confraternização. O evento será realizado em parceria com o canal @maedeumamariaatipica, Movimento Social Addison Brasil e Crossing Conection Health.

29/2 – Piquenique dos Raros em Brasília – por volta das 10h30, será realizado um piquenique no Lago do Parque da Cidade, próximo ao Estacionamento 10. Cada participante deve levar seu lanche (comida e bebida), almofada ou banquinho, balão da cor que representa sua patologia e, se tiver e desejar, banner e panfletos para divulgação.

29/2 – Piquenique dos Raros em São Paulo – às 10h no Parque da Juventude (Av. Cruzeiro do Sul, 2630 — Carandiru). Cada participante deve levar seu lanche (comida e bebida), talheres, almofada ou banquinho e toalha. Realização: Papo Raros e Instituto Vidas Raras.

Missas no Brasil – Serão celebradas diversas missas no país em Ação de Graças pelo Dia Mundial das Doenças Raras. Estão convidadas todas as pessoas que se sentirem sensibilizadas pelo momento de oração e união, especialmente dedicado à saúde e a vida dos raros. A agenda é a seguinte:

1ª Missa dos Raros em Brasília-DF: no dia 22/2, às 18h, na Paróquia São Sebastião (EQNL 21/23, Taguatinga Norte). Informações: [email protected] ou 61-98479-6209;

2ª Missa dos Raros na Missão Sede Santos, em Taubaté-SP: no dia 29/2, às 19h, na Casa João Paulo II (Missão Sede Santos), com transmissão ao vivo pela Rede Maria de Evangelização;

1ª Missa dos Raros em Natal-RN: no dia 1/3, às 11h, na Catedral Metropolitana de Natal/RN. Informações: [email protected] / [email protected];

1ª Missa dos Raros em Pindamonhangaba-SP: no dia 1/3, às 11h, na Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso. Informações: 12-99779-9967;

2ª Romaria dos Raros à Aparecida-SP: no dia 1/3, às 8h, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, com transmissão ao vivo pela TV Aparecida.

 

Foto: Vice-presidente do Instituto Vidas Raras, Regina Próspero.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

IBEF CAMPINAS INTERIOR PAULISTA PROMOVE EVENTO ORIENTANDO EMPRESÁRIOS SOBRE INVESTIMENTOS NO EXTERIOR

Muitos executivos desejam diversificar seus investimentos no exterior, mas não sabem como, têm muitas dúvidas …

Facebook
Twitter
LinkedIn