O LIMIAR ENTRE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E A MORALIDADE

O direito de manifestar seus ideais, pensamentos e atividades intelectuais livre da repressão do governo. Diante dessa definição de liberdade de expressão, é notável que não há muito espaço e oportunidade para o desenvolvimento da semântica. No entanto, muitos utilizam do termo para justificar discurso de ódio e opiniões controvérsias, ignorando os limites da liberdade de expressão.

Acima de todos os conflitos acerca do termo, é fundamental compreender sua função na politica e seu funcionamento para que o tal seja aplicado de maneira correta, seja essa aplicação da liberdade de expressão nas redes sociais, no cotidiano, ou até mesmo na redação sobre liberdade de expressão no Brasil para o ENEM.

Embora hajam falhas de interpretação e utilização do termo “liberdade de expressão”, é essencial que o mesmo seja reconhecido por sua importância e papel na sociedade. Afinal, quem seríamos nós se todo pensamento fosse minuncisamente filtrado a fim de criar uma utopia sem discernimento de pensamento e individualidade?

A manifestação de ideais é  símbolo ambíguo de progresso e retrocesso, variando a partir de sua aplicação. Dessa maneira, faz-se vital a valorização da aplicação correta do discurso, o reconhecimento da importância da liberdade de imprensa como ferramenta para causas sociais, dentre outras aplicações produtivas do discurso.

Discernindo liberdade de expressão de discurso de ódio

O paradoxo da tolerância tem chamado atenção ultimamente devido a acontecimentos que extrapolam os limites da liberdade de expressão na internet. Diante do conceito milhares de internautas movimentaram sessões de comentários e threads acerca dos limites da liberdade de expressão nas redes sociais e vida real, com destaque para o setor da comédia e entretenimento.

A discussão gira em torno dos limites da manifestação de ideias politicamente incorretas em ambientes voltados para a comédia e ironia. Existem dois pontos principais a considerar nesse cenário:

  •     A legalidade do discurso

Assim como os outros direitos fundamentais podem ser interpretados como valores morais compartilhados por uma comunidade, e em certo ponto, podem migrar do julgamento civil para o jurídico, a liberdade de expressão pode ser limitada pela constituição.

A partir disso, a aplicação de penalidades à corporações ou indivíduos que vão a ferir os direitos humanos através do discurso é plausível. Todavia, essa restrição jurídica não pode ser aplicada como censura, em casos onde o discurso não fere os direitos humanos.

 

  •     O discurso dentro da ética e moralidade

 

A partir do momento que a liberdade de discurso de um indivíduo ou grupo torna-se ferramenta de opressão, a liberdade do grupo alvo dos ideais transmitidos torna-se restrita.

Alguns exemplos de situações que promovem a mitigação da tolerância a partir do excesso de liberdade são: quando o discurso é direcionado a grupos marginalizados ou a acontecimentos que envolveram grandes perdas humanas (como desastres, atentados, guerras, entre outros).

Como fazer dissertação argumentativa sobre liberdade de expressão

Devido a sua importância e complexidade, o tema “liberdade de expressão” é recorrente em provas de vestibular e outros testes que envolvem redação. Contudo, é complicado encaixar um assunto tão multifacetado em um texto dissertativo-argumentativo que é restrito à apenas quatro parágrafos.

Para conseguir encaixar um tema tão relevante e atemporal em sua redação para receber a nota 1000, é fundamental que você aprenda a utilizar as técnicas corretas de escrita

Após adquirir masteria acerca da estrutura do gênero textual, aborde três características sobre o tema. Dentre essas características, alguns aspectos devem ser apresentados, sendo esses respectivamente:  

  • Na introdução, afirme sua tese ao apresentar provas acerca da problemática da abordagem atual da liberdade de expressão
  •  Aborde a liberdade de expressão, discurso de ódio e sua legalidade no desenvolvimento dos dois argumentos principais 
  • Soluções e meios para a imposição dos limites sobre a liberdade de discurso devem ser apresentados de maneira coerente na conclusão.

Algumas sugestões de repertório

  • Repertório literário: o livro “Tratado sobre a tolerância” de Voltaire, escrito em memória de Jean Calas, injustamente condenado.
  • Repertório midiático: “Show and tell” da cantora Melanie Martinez, retrata a restrição implícita imposta pelo público sobre artistas famosos, comparando-os com marionetes.
  • Repertório a partir de notícias: a situação polêmica em que o YouTuber e Ex-podcaster Monark defende ideais criminosos ao vivo tornou-se viral nas redes e levantou o debate acerca da liberdade de expressão nas redes e comédia.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PODCAST PANORAMA DE NEGÓCIOS MOSTRA SOBRE A ATUAÇÃO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

O Podcast Panorama de Negócios vai abordar neste episódio sobre a indústria da Construção Civil. …

Facebook
Twitter
LinkedIn