PROGRAMA PAEX DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL AUXILIA AS ORGANIZAÇÕES EM TEMPOS DE CRISE

10 de novembro de 2015.
Vista de um satélite,
uma tempestade tropical parece uniforme, como se afetasse a tudo com a mesma
intensidade. Do chão, no entanto, as coisas são diferentes. Casas perdem seus
telhados enquanto outras saem intactas. Uma comunidade é devastada enquanto sua
vizinha escapa sem um “arranhão”. Ocorre o mesmo com “tempestades” no mundo dos
negócios: a crise afeta as empresas de maneiras diferentes. Segundo
especialistas, é saudável participar de discussões sobre a crise, mas não a
levar para dentro da empresa. Em momento de retração econômica, as organizações
devem atuar com firmeza e planejamento.
A atual conjuntura
aponta para um crescimento próximo a zero ou mesmo negativo neste ano. A
inflação ultrapassou a meta, os gastos públicos bateram recordes, voltamos a
ter déficit nas transações internacionais, a renda per capita encolheu e a
indústria perde continuamente participação no PIB nacional.
Economistas e
cientistas políticos concordam que a correção da rota passa pelas reformas
política, fiscal e tributária. O governo precisa elevar sua poupança, reduzir
os gastos da máquina e ao mesmo tempo investir em infraestrutura; necessita
aumentar a arrecadação, porém diminuir a carga tributária para estimular a
produção e elevar a competitividade.
Enquanto esses
impasses são discutidos, cabe aos empresários cuidar de seus negócios. Afinal,
a macroeconomia tem impacto no longo prazo e a gestão microeconômica tem de ser
feita “aqui e agora”. É preciso repensar o negócio, planejar, reduzir custos,
administrar as finanças, administrar os impostos, vender mais e capacitar a
equipe.
A Fundação Dom Cabral
(FDC), classificada como a melhor escola de negócios da América Latina segundo
o ranking de educação executiva 2015 do jornal Financial Times, promove o
Programa Parceiros para a Excelência (PAEX) – parceria que reúne empresas de
médio porte em busca da implementação de um modelo de gestão com foco em
melhoria de resultados e aumento de competitividade.
Por meio da
construção gradativa de conhecimento e do intercâmbio de experiências, os
participantes discutem seus modelos de gestão e colocam em prática ferramentas
gerenciais e estratégicas, com o acompanhamento dos professores da FDC. Os
resultados aparecem no médio e longo prazos, por meio do realinhamento da
estratégia de cada empresa e com o auxílio de avaliações gerenciais mensais
para mensurar o progresso dos negócios.
Para garantir um rico
intercâmbio de informações, o PAEX abrange hoje mais de 600 empresas entre
grupos regionais do Brasil, Argentina, Paraguai e Portugal, sendo que 30 delas
são do interior do Estado de São Paulo.
Um case de sucesso do
PAEX é bem exemplificado através da Portal Publicidade, uma agência localizada
em Campinas, SP, com 40 anos de atuação. Segundo César Massaioli, presidente da
Portal, no planejamento estratégico do ano passado, a direção já previa um cenário
difícil para 2015 e após finalizar os dois dias de Planejamento Estratégico no
PAEX, o conteúdo estava bastante adequado e com grandes desafios.
Em fevereiro, o
presidente da Agência realizou uma convenção com todos os 70 colaboradores e
abordou o tema: “back to basis”, que nada mais é do que fazer o básico, não no
sentido de mínimo, mas no sentido da essência, do propósito e da existência do
negócio.
César Massaioli
comandou pessoalmente a execução desse tema, com foco na entrega dos materiais
aos clientes e foi surpreendido quando detectou o distanciamento das lideranças
com a equipe. “Isto é difícil de perceber quando tudo está dando certo, mas
fica evidente quando precisamos ter excelência operacional”, comenta Massaioli.
A prioridade foi acertar
os ponteiros com as lideranças através de muitas reuniões diárias, todas as
manhãs, durante 2 meses. As conversas eram difíceis, mas necessárias e, segundo
César, um dos líderes acabou se desligando da empresa. “Quanto mais se
conversava mais claro ficava a distância de alguns líderes e suas equipes e da
execução do planejado”, lembra César. Neste caso, o “back do basis” foi
convencer os líderes que execução não é uma tarefa tática, mas sim estratégica
em uma empresa de serviços. O que aparentemente parece uma tarefa de segundo
escalão precisava estar embutido na estratégia da empresa.
Já com a equipe foram
desenvolvidas ações para trazer a nova geração de colaboradores de volta ao
jogo, pois eles têm muitas ideias, muita energia, mas pouca experiência. Para
esses colaboradores voltar ao básico é 
participar, contribuir com suas ideias, mas para a empresa é preciso
converter estas ideias em resultados aos clientes. Com a liderança preparada e
aberta, incentivando a equipe pensar e filtrando os projetos, os resultados
começaram aparecer.
Com os sócios, foi
criado um conselho consultivo, descrevendo o acordo acionista, que antes era
informal. Foram cortados custos desnecessários, além de melhorias nos sistemas
de avaliação, aumentando a meritocracia. “Só não podíamos cortar a felicidade,
apesar de 5 anos recebendo a premiação do Great Place To Work (como uma das
melhores agências do Brasil para se trabalhar), sabíamos que as mudanças sempre
mexem com os ânimos e se a felicidade é a base de nosso negócio temos a
obrigação de cultivá-la”, lembra o diretor da Portal.
Nesse contexto a
Agência criou o “Projeto Smile”, que envolve a realização de um sonho de
qualquer membro da equipe. O vencedor, escolhido mensalmente por voto da
própria equipe, é aquele que fez do lugar de trabalho um lugar melhor e mais
feliz. O projeto não tem vínculo financeiro, atuando apenas com o clima
emocional e está sendo um sucesso. “Back to basis é cuidar do que está ao nosso
alcance, e apoiar iniciativas, pessoas e entidades para que elas cuidem bem do
que não está em nossas mãos”, finaliza César Massaioli.
A Portal completou 5
anos de participação no PAEX, tendo crescido e se estruturado de forma
significativa nesse período, especialmente em 2015 quando a Agência está se
reinventando para driblar a crise.
No interior de São
Paulo, o Programa PAEX é oferecido por meio de sua associada, a empresa PKT
Desenvolvimento Empresarial, com sede na cidade de Campinas. Segundo Pádua
Teixeira, presidente da PKT, a associada está lançando seu quarto grupo do
PAEX. Organizações interessadas em participar do programa podem solicitar uma
visita da PKT para obter mais detalhes, pelos telefones: (19) 3325-8224 ou (19)
3044-1794.
A Fundação Dom Cabral
é uma escola de negócios brasileira que há 39 anos tem a missão de contribuir
para o desenvolvimento sustentável da sociedade, por meio da educação,
capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos.
Circulam anualmente pelos seus programas abertos, fechados, de parcerias e de
pós-graduação (especialização, MBA e mestrado) cerca de 40 mil executivos de
empresas e organizações de pequeno, médio e grande porte do Brasil e de vários
países. No campo social, a FDC desenvolve iniciativas de desenvolvimento,
capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais,
contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por
essas entidades. A FDC é, pelo décimo ano consecutivo, a melhor escola de
negócios da América Latina segundo o Ranking da Educação Executiva 2015 do
jornal inglês Financial Times.
Foto 1:Sede da associada da FDC, a PKT, em Campinas.
Foto 2 – Presidente da Portal Publicidade, César Massaioli.
Crédito: Divulgação.
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