exclusivo para o cadastro de ideias que possam trazer melhorias para os
processos da empresa, bem como a criação de novas soluções e adoção de novas
tecnologias. O Projeto Inova funcionaria por apenas um ano, mas os resultados
surpreenderam e a companhia já planeja prorrogar a ação.
“Nestes dois primeiros meses chegamos a 115 ideias cadastradas, uma média de
duas por dia. Nosso principal desafio agora é continuar estimulando a participação
dos profissionais no cadastro de ideias e em sua execução”, aponta Fernanda
Kornely, analista de soluções e coordenadora do Comitê de Inovação do Projeto
Inova.
Após ser cadastrada, a ideia fica visível no portal e qualquer pessoa da equipe
pode complementá-la. A autoria, porém, só ficará visível após a avaliação
realizada pelo Comitê de Inovação do projeto, composto por profissionais de
áreas distintas da própria HBSIS. “Com o Projeto Inova você não precisa estar
em um certo nível hierárquico para sugerir uma mudança na empresa” explica.
As ideias rendem pontuação conforme evoluem nas etapas do fluxo de inovação e
seus autores acumulam pontos que poderão ser trocados por produtos. Sugestões
que gerarem melhorias mensuráveis podem render para o autor a participação nos
resultados por um período determinado. Em maio aconteceu a primeira troca de
pontos.
Para debater as ideias cadastradas e discutir a melhor forma de estudá-las
colocá-las em prática, o Comitê de Inovação do Projeto Inova se reúne
mensalmente. Para que uma sugestão seja utilizada, ela precisa passar por três
status: Quente (quando é interessante para o momento atual dos negócios da
HBSIS), Execução (quando entra em prática) e Implementada.
Em alguns casos o comitê entende que ainda é preciso tempo para começar a
trabalhar com o que foi proposto. Nessa situação a ideia pode receber o status
de Congelada. Das 115 ideais cadastradas, quatro estão em execução, 54 estão
congeladas e 30 são consideradas quentes. “Hoje a maior parte de ideias se
dividem em melhorias internas de processos e proposta de novas soluções”,
avalia Fernanda.
“Em breve, a HBSIS pretende, inclusive, comercializar este projeto para outras empresas que também estejam adotando processos de inovação internos. A opção de desenvolver o portal internamente foi realizada justamente pela falta de opções no mercado. Esse tipo de ação tem sido de grande valia para integrarmos a equipe e otimizarmos os nossos processos”, conclui a analista de soluções.
que a tecnologia faça seu papel no processo de controle e monitoramento de
informações. Este é o objetivo da HBSIS, empresa de Blumenau (SC) especializada
em soluções de TI.
Hoje são cerca de 250 profissionais atuando nos produtos HB.Prever (solução
para a área de saúde), HB.Conselhos (solução para a área de conselhos
profissionais), HB.MDM (solução para a área de logística e distribuição) e
Outsourcing de TI.