CAMPINEIROS DESENVOLVEM PLATAFORMA DIGITAL PARA ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS

Dois empreendedores de Campinas criaram uma plataforma totalmente digital que atende empresários que precisam adiantar recebíveis de forma prática, rápida e com total segurança.  A Antecipa Fácil possibilita que seus clientes adiantem recebíveis em um leilão 100% online e escolhendo a melhor taxa, tudo isso sem precisar sair da empresa. O dinheiro entra na conta com mais agilidade e facilidade.IMG_4213

Criada pelos empreendedores Elber Laranja, Administrador de Empresas, Empresário Industrial e Consultor Financeiro, e Thiago Chiliatto, Modelador Estatístico, Gestor de Crédito Bancário e Consultor Analytics, a Antecipa Fácil começou a operar recentemente e já conta com mais de 70 cedentes cadastrados, além de sete empresas de fomento. Os cedentes estão distribuídos de norte a sul do País e pertencem aos mais diversos segmentos, principalmente ao setor industrial, mas há também vários prestadores de serviços e empresas comerciais.

As empresas de fomento cadastradas são de Piracicaba, Campinas, além da Capital e estão distribuídas em factoring, fundos de investimentos em direitos creditórios (FIDC) e securitizadores (outra modalidade de constituição de empresas voltadas a compra e comercializações de direitos creditórios). Em breve, serão incluídas mais quatro empresas de fomento, todas do Rio de Janeiro.

Atráves da Antecipa Fácil o empresário faz a venda de produtos ou serviços para receber a prazo e emite nota fiscal. Então, ele coloca seus títulos na Plataforma Antecipa Fácil para receber oferta de Fator de Deságio de inúmeros compradores de todo o Brasil. A Antecipa faz as checagens e a validação de crédito e disponibiliza para os compradores, que dão lances nos títulos. O empresário visualiza as melhores ofertas de Fator de Deságio e a qualquer momento pode finalizar a operação. A Antecipa Fácil emite os contratos de cessão assinados digitalmente, repassa os dados bancários para o comprador fazer a TED para o cedente e emitir o boleto para o sacado. Assim o dinheiro está na conta.Sócios da Antecipa Fácil - Thiago e Elber

Para os cedentes, os principais atrativos de vender um título dentro da Antecipa Fácil são mais opções de financiadores, já que quando o banco fecha as portas para o cedente do título e o banco tem feito isso com cada vez mais frequência por estar muito avesso ao risco, sobretudo com pequenas empresas, as opções de factoring se reduzem a uma ou duas e aqui com um único cadastro o cedente tem acesso a múltiplos financiadores.

Além disso, como são múltiplos financiadores olhando para o mesmo título, eles vão dando lances em forma de leilão, por isso a chance de o cedente conseguir uma oferta justa para o seu título é maior. “Normalmente o mercado de factoring avalia o risco da operação analisando o cedente e aqui é um pouco diferente, analisamos o risco da operação, que é mais voltada ao pagador, ao sacado do título, que normalmente tem uma saúde financeira um pouco melhor do que o próprio cedente”, explica o sócio e diretor da Antecipa Fácil, Elber Laranja. IMG_4249

Outra grande vantagem é que a plataforma conseguiu, por meio de algumas parcerias com bancos, atender um anseio antigo do mercado, que é fazer a antecipação de recebíveis de companhias que não pagam empresas de fomento. “A Antecipa Fácil, por meio de um arranjo com o banco Arbi, do Rio de Janeiro, conseguiu ter uma conta corrente vinculada, ou seja, o sacado pagador faz o depósito em forma de crédito na conta corrente do cedente e a Antecipa Fácil se coloca como um gestor dessa conta, que se chama conta vinculada, e com isso tem o poder de distribuir o recurso entre os financiadores que fizeram a antecipação.

A capacidade operacional da Antecipa Fácil está em torno de dez títulos por dia para conseguir processar com sua estrutura atual, o que daria algo como entre R$ 200 mil e R$ 300 mil. “Nosso foco agora é a automatização total dos processos, integração com as plataformas para análise de riscos, validar as operações pelo XML da nota e deixar a operação cada vez mais automática, tecnológica e produtiva desde a sua captação na análise de risco até a assinatura de contrato no final da operação”, ressalta o sócio Thiago Chiliatto.

Fotos 1 e 3 – Aplicação do Antecipa Fácil.

Foto 2 –  Sócios da Antecipa Fácil Thiago e Elber

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PODCAST PANORAMA DE NEGÓCIOS MOSTRA SOBRE A ATUAÇÃO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

O Podcast Panorama de Negócios vai abordar neste episódio sobre a indústria da Construção Civil. …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn