COLUNA DA TANTAS COMUNICAÇÃO COM VIEIRA JUNIOR

A
comunicação como ferramenta de Gestão de Pessoas e Resultados

Vieira
Junior
Para quem
não sabe aonde se quer chegar, qualquer caminho serve. Este é, ainda que de
forma inconsciente, um pensamento que reina quando uma tarefa, desejo ou
projeto não é especificado ou comunicado de forma eficiente em qualquer campo
da vida, seja pessoal ou profissional. No primeiro, talvez as consequências
sejam um pouco menores do ponto de vista da abrangência, mas em uma empresa,
com inúmeras pessoas (e por que não dizer vidas?) envolvidas em uma empreitada
que envolve cifras milionárias, caminhar sem rumo é prejuízo na certa, com
consequências devastadoras para pessoas e empresas.
A comunicação é um meio de troca de informações, uma espécie de estrada
de mão dupla. Quando mal interpretadas elas podem causar acidentes, verdadeiras
catástrofes financeiras ocasionadas por desencontros de execução de tarefas. 
Qualquer projeto começa com comunicação. A empreitada pode surgir de uma
ideia, mas o convencimento sobre a sua importância dependerá de como a pessoa
irá contar a novidade ao superior, se em conversa informal, e-mail, reunião ou
apresentação. Enfim, qual será a ferramenta comunicativa adotada. Em um
ambiente corporativo, com pessoas das mais diversas formações, culturas,
pensamentos e ideologias, a comunicação se mostra ainda mais importante do ponto
de vista da sua correta utilização.
Imagine, por exemplo, uma linha de produção em que todos os funcionários
estejam trabalhando há algum tempo. Todos estão completamente habituados e
acostumados com o ritmo e até mesmo com o cenário. Isso acaba gerando certo
comodismo, provocado pela formação de um padrão mental, uma espécie de
acomodação que dá a certeza aos colaboradores de que tudo está assim porque é
realmente assim. Ao mesmo tempo, um funcionário visionário, daqueles que tem
uma grande ideia a cada semana, finalmente tem a grande percepção que vai
colocar a empresa em um novo patamar de produção e concorrência no mercado.
Então, ele realiza o estudo de viabilidade, prevê os investimentos e conclui
que a empreitada é um bom negócio. Tudo é aprovado pela direção após
incansáveis reuniões recheadas de esclarecimentos e relatórios. Assim, é hora
de implantar o projeto.
Nesse ponto, o
principal pecado acontece. Tudo é muito bem previsto: custos, investimentos,
tempo, recursos, etc. Contudo, muitos deixam de contar com o principal ponto
dentro da empresa: as pessoas. Um recente estudo organizado pelo
Project Management Institute Brasil (PMI) constatou que, para 76% das empresas,
o principal motivo para seus projetos fracassarem são falhas na comunicação. Segundo a pesquisa, bons projetos surgem, mas
seus idealizadores não sabem escrever, falar e se relacionar adequadamente
com diferentes tipos de pessoas para convencê-las de que aquela é uma boa
iniciativa.
Empresas são formadas por pessoas e elas têm um enorme
poder de influência sobre o ponto em que companhia quer chegar. Voltando ao
case, os aqueles colaboradores terão as suas vidas e rotinas completamente
alteradas pela ideia de alguém que eles sequer conhecem. E por quê? Para quê?
Por que dar tudo de si para que aquilo dê certo? As respostas dessas perguntas
devem ser feitas, primeiro, ao próprio autor do projeto. Em seguida, àqueles
que autorizam a sua execução e, consequentemente, a todos os envolvidos, os que
empenharão tempo, esforço ou recurso em sua execução. É importante ressaltar
que, para cada etapa, diferentes ferramentas de comunicação devem ser adotadas.
Não se apresenta uma ideia para o diretor da organização da mesma maneira que
se convence os auxiliares do departamento, por exemplo, mas, no fundo, todos
precisam aceitar o projeto. A diferença é que quando um diretor não aceita, ele
não assina o papel. Já quando alguém que não tem o poder da caneta na mão o
rejeita, não se motiva ou simplesmente não se esforça e, por mais que vivamos
em um mundo rodeado pelas tecnologias, nada acontece se as pessoas não se
mexerem.
O entendimento sobre a importância de algo dirá se as pessoas vão se
engajar ou não. Assim, revela-se a importância da comunicação em todos os
sentidos. O fato de 76% dos projetos fracassarem por deficiências básicas de
comunicação revela a necessidade de um planejamento abrangente nas organizações
que transcenda os informativos e murais coloridos com perfis de funcionários. É
preciso preparar os profissionais para que suas habilidades técnicas adquiridas
ao longo de anos de estudos nas salas das universidades consigam sair da mente
e ganhar não só o mundo, mas outras mentes. É preciso ter a ideia, montar o
produto e vendê-lo tão bem quanto o seu processo de produção.
A Tantas Comunicação é dirigida pelos jornalistas Juliana
Freitas e Alberto Augusto e elabora estratégias de comunicação integradas
destinadas ao fortalecimento da imagem e da credibilidade das organizações
junto aos seus públicos. A Tantas Comunicação conta com uma equipe de jornalistas e designers especializada em
comunicação empresarial, o que engloba os serviços de Assessoria de Imprensa,
Publicações Customizadas, Comunicação Interna, Monitoramento de Redes Sociais e
Conteúdo Web. Saiba mais: www.tantas.com.br

Vieira Junior é assessor de comunicação da Tantas Comunicação. É
jornalista pós-graduando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio
Vargas.

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