COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL BENEFICIA A GEOTECNIA

Os avanços recentes em IA trazem uma gama de possibilidades, como, por exemplo, predição, otimização, identificação de padrões, dentre outros. Em especial na área de Geotecnia, a partir da integração de dados vindos de diferentes fontes, todos estes benefícios podem ser percebidos uma vez aplicada a utilização adequada de IA. As aplicações feitas em Python com frameworks como Pandas, Numpy e Tensorflow, por exemplo, permitem que modelos de IA possam ser utilizados de maneira ampla na Geotecnia e na Mineração. Aumento de produtividade, mitigação de riscos, redução de perdas, aplicações à Engenharia do Risco Humano e seguros de estruturas geotécnicas são apenas alguns exemplos de valores potenciais relevantes que podem ser agregados ao negócio. “Exemplos práticos como geração automática de relatórios, criação de dashboards com foco em BI, criação de árvore de probabilidades dinâmicas, consistem em abordagens sumamente importantes e indispensáveis para a gestão e monitoramento integrados de estruturas geotécnicas, tendo em vista os guidelines da chamada Indústria 4.0 (em particular, a Geotecnia 4.0, também chamada de Geotecnia Digital)”, explica Alexandre Ashade, Ph.D, Chief Technology and Innovation Officer da empresa.

O executivo, que trabalha há 15 anos com desenvolvimento de software, com foco em Big Data, Inteligência Artificial e Otimização, afirma que “a aplicação de IA em conjunto com técnicas de escalabilidade horizontal, permitirá às empresas lidar com as grandes massas de dados (a tal Big Data). Modelos baseados em redes neurais profundas podem ser processados em tempo curto, até mesmo em tempo real. Isso permitirá incluir IA nos processos de decisão, o que trará uma evolução enorme do ponto de vista técnico e econômico”, completa. “A IA fornece uma carteira vasta de possibilidades, de forma que problemas complexos possam ser solucionados de maneira menos custosa para os clientes. No caso, o módulo de IA da Plataforma SHMS (Slope Health Monitoring System), da IntellTech, possibilitará o processamento dos dados e informações nela integradas com o objetivo de diminuir a complexidade e, simultaneamente, aumentar a transparência dos eventos associados ao negócio. O valor potencial deste módulo representa um avanço tecnológico, em termos de software e análises, possivelmente sem precedentes na Geotecnia do setor mineral”, destaca Ashade.

Além disso, a IntellTech, que possui uma rede distribuída de parceiros ao redor do mundo, provê e desenvolve modelos avançados de IA, os quais, caso o cliente opte, podem fazer parte do SHMS em seu ambiente de produção. Todos eles podem ser customizados de acordo com os requisitos repassados pelos clientes. “Estamos construindo uma nova plataforma de internet das coisas focada na integração, análise e automação (possivelmente suportada por IA) que englobará o SHMS, transformando-o em um de seus módulos. É importante salientar que o SHMS consiste em uma plataforma de integração e análise de dados bem completa. Será uma enorme evolução em termos de arquitetura de software, de rede, de infraestrutura, cibersegurança e IA. Em resumo, a IntellTech está investindo para modernizar suas soluções, em particular o Geo Inspector e o SHMS, que já está dentre os melhores sistemas do mundo em seu core business”, complementa Ashade.

A IntellTech é referência em software e IA aplicados à Geotecnia na Mineração. Conta, em seu board estratégico, com referências nacionais e internacionais em diferentes áreas, como Geotecnia, Geologia, Geoestatística, Data Science, Cybersecurity, Data Fusion, Computação Avançada, Forecasting, Fault Tree, IoT (Internet of Things) e Blockchain. Atualmente, seu headquarters está no Brasil e possui filiais nos EUA, Canadá, Chile e Austrália.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PRESIDENTE DO CIESP ALERTA QUE VETO À PRORROGAÇÃO DA DESONERAÇÃO DA FOLHA PREJUDICA EMPRESAS E TRABALHADORES

Rafael Cervone, presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), alertou que …

Facebook
Twitter
LinkedIn