SERVPAN AGILIZA ATENDIMENTO SEM ATRITO E PROPORCIONA MAIS VENDA DE PÃES ÀS PADARIAS

As padarias são os principais canais de vendas de pães no país, sendo responsáveis por algo em torno de 85% de um setor que fomenta um consumo de 2,3 milhões de toneladas anualmente somente de pão francês, como aponta a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP). Agora, as cerca de 48 mil padarias no Brasil acabam de ganhar um importante aliado desenvolvido pela empresa paranaense Lealmaq Equipamentos que é a Servpan, uma máquina de automação para venda de pães, que agiliza o atendimento sem qualquer contato humano e em poucos segundos, sem as desconfortáveis filas das lojas.

O pão francês representa 34,39% dos produtos panificados vendidos no Brasil. Apesar do mercado cheio de inovações, o empresário do setor necessita adaptar-se ao cenário de competitividade, aumentando a produtividade e a oferta de produtos, além de, principalmente, diminuir seus custos de operação. De acordo com o IBGE, a inflação acarretou aumentos consideráveis nos preços de produtos ligados ao dia a dia das padarias em 2022. Enquanto ela ficou em 5,79%, em medição feita pelo IPCA, a inflação do grupo dos panificados ficou em 20%, sendo que em alguns produtos, como a farinha de trigo, esse percentual foi ainda maior. “A máquina Servpan foi criada para o empresário vender mais pães e reduzir os custos de mão de obra da padaria, já que elimina a necessidade de um funcionário para atendimento. Esse, por sua vez, pode ser destacado para a área de produção, atuando diretamente na elaboração de novas receitas”, declara Lucas Laurino, diretor da Lealmaq Equipamentos. “Em tempos de economia oscilante, qualquer ganho hoje é fundamental para a sustentabilidade dos negócios”, diz.

A Servpan, após abastecida, comporta de 120 (89 cm x 1,00 m) pães, dependendo do modelo da máquina, e até 6 kg de pães de queijo (70 cm x 77 cm), auxiliando diretamente na redução das filas da padaria. Para efeito de comparação, a compra de pães, com fila, pode gerar ao cliente uma espera de 2 a 5 minutos. Com a máquina, o atendimento é feito em questão de segundos.

Hoje, o tempo de atendimento é um critério de diferenciação entre as empresas e gera um diferencial competitivo. “As pessoas, cada vez mais, esperam minimizar os tempos de espera em filas, assim como no atendimento de um serviço”, declara Laurino. Um levantamento da Retail Reimagined, da plataforma de pagamentos Adyen, revelou que quase nove entre cada dez consumidores brasileiros já desistiram de uma compra por causa de um serviço ruim ou filas nas lojas.

Boas vendas em loja

O Civis, uma pequena rede de supermercados de Curitiba, no Paraná, adotou a Servpan para a venda de pão francês. Com ela, obteve vendas quase 10% maiores e reduziu em 20% os custos de sua operação, diminuindo de quatro para três funcionários no setor. Com a máquina de pão de queijo, as vendas triplicaram, passando de 600 kg para 2,1 mil kg do produto vendidos mensalmente nas três unidades.

A Servpan, produzida em inox, funciona a partir de um software que automatiza o comando e opera o seu funcionamento, além de possuir quatro rodízios para dar um bom equilíbrio e facilitar a sua movimentação. Tem ainda compartimentos para armazenar as embalagens dos pães, é supercompacta, econômica e encaixa-se muito bem com o layout de qualquer loja.

 

Foto 1 – Lucas Laurino, diretor da Lealmaq Equipamentos.

Foto 2 – Servpan.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LIDE CAMPINAS PROMOVE ENCONTRO SOBRE INVESTIMENTO E MORADIA NOS ESTADOS UNIDOS

O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro …

Facebook
Twitter
LinkedIn