ESCOLA SALESIANA SÃO JOSÉ ADOTA PROJETO DE ROBÓTICA

Com o objetivo de desenvolver habilidades necessárias para a sociedade do século XXI, a Escola Salesiana São José, de Campinas, está adotando o Projeto de Robótica para os alunos do Pleno, no Ensino Fundamental I. A iniciativa utiliza algumas plataformas de programação, kits da Lego Education, além de materiais diversos e se baseia na metodologia STEAM, com a finalidade de desenvolver habilidades sócio-emocionais, raciocínio lógico, criatividade e capacidade de resolver problemas. “Utilizamos como material didático os kits da Lego Education e materiais diversos de acordo com a proposta da aula”, explica o professor Fernando Abreu.

Segundo o professor, Alfero Neto, a ideia é desafiar os alunos a serem mais investigativos e construírem o conhecimento por meio de suas vivências. O aprendizado é consequência de experiências, desafios e criações em equipe.

O projeto destaca que todo robô precisa de comandos para executar determinadas funções, por isso, durante algumas aulas, os participantes programam o deslocamento do robô de acordo com os desafios apresentados. Posteriormente, no Laboratório de Informática são utilizados jogos de programação para que a turma desenvolva o raciocínio lógico. “Aprender, brincar e desenvolver habilidades são quesitos proporcionados aos alunos nas aulas de robótica”, finaliza Alencar André David, diretor pedagógico, explicando que o projeto está em fase experimental com possibilidade de ser implantado nos cursos regulares da escola.

A Escola Salesiana São José foi fundada em 1953, em nível internacional, faz parte da Congregação Salesiana presente em mais de 120 países e, em nível nacional, da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB). Segue os princípios educacionais e pedagógicos de Dom Bosco, sacerdote italiano que, no século XIX, revolucionou a educação, criando o “Sistema Preventivo”, apoiado na razão, religião e bondade. Esse modelo educacional supõe a presença efetiva e afetiva dos educadores entre os educandos promovendo e incrementando o protagonismo juvenil.

Localizada à Av. Almeida Garret, 267, Jardim Nossa Sra. Auxiliadora, em Campinas, a Escola Salesiana São José atua com a Educação Infantil e os Ensinos Fundamental e Médio.

 

Fotos 1 e 2 – Alunos em aulas de robótica na Escola Salesiana São José.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

MERCADO GLOBAL DE BIOMETRIA CHEGARÁ A US$ 52 BILHÕES ATÉ 2023

De acordo com um novo relatório da ResearchAndMarkets.com, o mercado global de autenticação e identificação …

Facebook
Twitter
LinkedIn