ESPECIALISTA DA DICAS DE COMO TERMINAR 2015 COM BONS RESULTADOS

04 de fevereiro de 2015.
A expectativa para o crescimento
econômico do Brasil em 2015 caiu de 2% para 0,8%, ou seja, será um ano difícil.
O cenário pede planejamento econômico eficiente para a sobrevivência do
negócio. Além disso, com a inflação instável, a situação econômica é de risco.
Segundo Jorge Bahia, um dos sócios do Grupo Bahia Associados, é possível passar
essa fase com bons resultados, pois considera que o empresário brasileiro, com
sua versatilidade, conseguirá administrar a situação.
O mais importante para iniciar o
planejamento econômico é analisar o momento atual do país como um todo.
Recentes acontecimentos políticos econômicos, além de recentes ações
governamentais para equilíbrio de orçamento não podem passar despercebidas de
qualquer avaliação. É necessário conhecer, estar atualizado e avaliar de forma
rápida o impacto das mudanças que são impostas ao mercado. Por fim, o início do
plano deve ser calcado no realismo, nada de suposições ou projeções
fantasiosas.
Os cenários atrelados a esse macro
objetivo farão com que o foco da análise passe a ser um plano de ação
consistente, sem aventuras, para chegarmos a nossa meta. O plano de ação tem
relacionamento direto com mapeamento de atividades, ou seja, o que será feito,
em que fase ou em que tempo, com qual objetivo, utilizando qual recurso. Ainda
segundo Jorge Bahia, o planejamento precisa ser o mais realista possível. “O
planejamento de negócios para o primeiro semestre de 2015 deve estar mais do
que nunca voltado a validar a perspectiva desse  negócio, e a sua
capacidade de crescimento e geração de receita em um primeiro semestre que nos
parece não será de fácil gestão”, comenta.
Para administrar tudo isso, é
necessário manter o controle de custos como livro de cabeceira, o plano
estratégico como sendo o jornal de todos os dias, e o orçamento substituindo o
caderninho de bolso.
Os 10 passos principais para fazer um
bom planejamento econômico para 2015
1 – realismo com relação aos planos;
2 – Validação do otimismo com a
certeza de que todas as variáveis foram bem contempladas e analisadas;
3 – programa de revisão periódica de
cada etapa do plano considerando ser essa periodicidade a mínima possível para
não interferir na evolução das atividades e a máxima possível para não permitir
que mudanças situacionais repentinas desestabilizem o orçamento;
4 – objetividade no corte de gastos
orçamentários caso sejam necessários;
5 – tranquilidade e análise crítica
na gestão de recursos que sejam resultado de sobras orçamentárias considerando
o planejamento estratégico do negócio sobre a mesa para validação constante dos
índices então projetados;
6 – atenção para compromissos sujeitos
a variação cambial;
7 – acompanhamento e avaliação de
mutações do mercado financeiro e mercado de ações;
8 – fique de olho nos movimentos de
propensos concorrentes, pois a competitividade será acirrada e se você não for
o primeiro a chegar procure não ser o ultimo;
9 – elimine já da sua lista de
alternativas propostas de soluções para as quais possíveis alterações sejam
lentas, agilidade será fundamental;
10 – escolha bem as pessoas chaves
para estarem do seu lado, os pontos de vista devem manter sintonia com o plano
de negócios, com o mercado e com as surpresas que ele pode trazer no período.
O Grupo Bahia, Kosio & Associados
é constituído pelas empresas Bahia, Kósio & Associados Consultoria
Empresarial Ltda, Bahia & Kosio Assessoria Contábil Ltda, Bahia & Almeida
Gestão de Projetos Especiais Ltda e Bahia Gestão de Atividades Administrativas
e de Controle Ltda. Com um time de especialistas e estrategistas voltados à
área econômica, financeira, contábil, fiscal e tributária, o grupo tem como
proposta apresentar aos clientes um pacote de soluções indissociáveis, do qual
faz parte a identificação de incentivos e benefícios fiscais e tributários, os
efeitos econômicos e financeiros da operação, as melhores práticas de controles
e informações contábeis para análise dos investidores, possíveis linhas de
créditos e o efeito das mesmas no tempo, no fluxo de caixa das empresas, e nos
seus resultados.
Foto: Jorge Bahia, sócio do Grupo Bahia Associados.
Crédito: Divulgação.
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