EVENTOS EDUCATIVOS E FAMILIARES CONQUISTAM PÚBLICO EM EM SHOPPINGS

25 de outubro de 2015.
Segundo a ABRASCE (Associação Brasileira de Shoppings
Centers), hoje no Brasil 530 shoppings estão em funcionamento. Com tanta
concorrência uma forma de atrair mais clientes são os eventos educativos onde
toda família pode participar. 



É muito
comum as famílias passarem seus momentos livres em um centro de compras, pois
geralmente todos eles reúnem alimentação, passeio, lazer, possibilidade de
compra, comodidade e segurança. Com isso, os eventos precisam estar adaptados
para que recebam a família toda e não mais apenas a faixa etária das crianças.



Outra
informação que reforça a necessidade de eventos diferentes dentro do mall é de
que aproximadamente 17% dos frequentadores de shopping não vão para comprar, e
sim para lazer, procuram nos shoppings outras possibilidades de entretenimento
e cultura. Esse público, de 73 milhões de pessoas mês aproximadamente, segundo
a ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers), precisa ser aproveitado
de maneira mais eficiente pelo próprio shopping e pelos seus lojistas, esses em
muitos casos não acompanham a programação dessas atividades e atrações que o
empreendimento realiza ao longo do ano.



A B2mall,
vem produzindo eventos com conteúdos inéditos e exclusivos, que fazem de seus
produtos uma ótima oportunidade para os shoppings que querem surpreender o seu
público. “Levamos aos shoppings eventos que envolvam a família, o
“Family Entertainment”; pai, mãe, filhos, primos, tios, todos podem e devem se
envolver no evento”, afirma Tom Abrão, diretor da empresa.
Os shoppings tem que se destacar com opções diferentes das
habituais que já possui. “O shopping tem que ter algo que faça o cliente
perceber essa diferença de um para outro e, assim, cada vez mais negócios nas
áreas de entretenimento familiar e cultura ganham espaços. Eventos com conteúdo
estão crescendo e deixando de ser só mais uma operação dentro do shopping – o
cliente quer uma experiência e é nisso que nós trabalhamos: conteúdo e
experiência”, reforça Abrão. “Os shoppings estão mudando a visão de
evento em suas praças. Estão entendendo que o cliente quer mais do que uma
piscina de bolinha ou do que uma folha de papel para pintar. Eles querem
conteúdo. É uma responsabilidade social do shopping incentivar a criatividade,
curiosidade e o interesse por assuntos diversos”, diz Abrão. 



E não
ache que o evento em mall é coisa só para crianças. Envolver toda a família é
mais uma estratégia que a B2mall utiliza em seus conteúdos. “Hoje nossos
eventos são voltados para que família participe ativamente, passando pela experiência
juntos. Nossos conteúdos são planejados para ter alto impacto: exposições,
conteúdos interativos, intervenções e ações, pois tudo que o público quer hoje
é participar e compartilhar”, afirma Abrão.



Já para
Andrea Bigaiski, produtora executiva, há mais argumentos que comprovam que o
entretenimento familiar nos eventos de mall está crescendo: “Há muitas
pesquisas que mostram que a família vai para o shopping por várias opções e nem
sempre a compra é a principal delas”. A busca por atividades em que todos
possam participar está cada vez mais comum. Cinemas, lojas de games ou espaços
infantis também já não são mais novidades ou fatores determinantes para esse
passeio, já que em muitos casos esses locais não estão preparados para receber
toda a família ou nem fazem questão disso.



Há outro
segmento de eventos que também pode ser uma opção de levar mais público para
seu empreendimento e ser também considerado diferencial em meio à concorrência:
os eventos de negócios. 



Os eventos
de negócios são uma oportunidade para o departamento de Mall e Mídia que podem
aproveitar a considerável taxa de vacância nos novos empreendimentos e usar de
forma criativa, gerando negócios e receitas. “Os departamentos comerciais dos
shoppings estão lá para vender os espaços do empreendimento, seja no mall ou
lojas ainda vazias. Não faz parte da expertise do negócio organizar eventos,
por isso pensamos nesses produtos e ajudamos os departamentos comerciais e
potencializarem seus espaços ociosos”, diz Andrea, que ressalta ser fundamental
a parceria com os shoppings, já que nesse caso envolve a proposta de gerar
receita para o empreendimento.



Ir ao
shopping e poder visitar uma feira imobiliária ou uma feira gastronômica,
participar de workshops de decoração ou de degustações e palestras, são algumas
das várias opções que a B2mall também tem em seu portfólio e que podem ser “a
cereja do bolo” para um shopping se destacar do outro. 



Há também
o outro lado no qual as marcas que compram espaços dentro dos shoppings para
fazerem suas ações promocionais muitas vezes não sabem o que fazer e acabam
fazendo o mesmo: quiosque, vendedor e distribuição de brindes. Essa fórmula
também está ultrapassada. “Quando montamos um evento de negócios pensamos em
oferecer mais que um simples stand de venda. Nosso objetivo é que a marca
aproveite que o público está mais aberto a passar por alguma nova experiência”,
explica Tom Abrão.
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