As empresas do setor de food service buscam, cada vez mais, investir em ferramentas que proporcionem boas experiências para os clientes. A digitalização da gestão dos restaurantes, que já era tendência, se tornou crucial e decisiva para o sucesso de qualquer negócio. Hoje, muitos estabelecimentos oferecem tecnologia de última geração com o objetivo de aumentar a produtividade dos funcionários, melhorar os processos, além de proporcionar um atendimento personalizado, rápido e eficiente para os clientes.
Uma nova tecnologia disponível no mercado recentemente é a transformação da maquininha de cartão de crédito em um caixa completo! Com essa funcionalidade, é possível realizar pedidos, fechar a conta e fazer pagamentos, tudo isso em um único aparelho. Como resultado, o estabelecimento tem um maior aumento do giro de mesas e crescimento no faturamento. A XMenu, por exemplo, uma startup especializada no desenvolvimento de soluções para automação comercial, oferece essa tecnologia que permite agilizar significativamente todo o processo de atendimento, ganhando tempo para outros clientes se sentarem e fazerem mais pedidos. “O giro de mesas é o número de pessoas que efetuam compras num determinado período em uma mesma mesa do restaurante. Quanto mais pessoas passarem pela mesa, em determinado período de tempo, maior será o faturamento do estabelecimento ao final do dia. O tempo é finito e o espaço também, então é muito importante perceber se os clientes estão passando tempo demais em determinado restaurante sem consumir e se a causa disso é a demora no atendimento, porque quanto mais rápido e eficiente é o atendimento mais pessoas o estabelecimento vai atender e, com isso, terá mais lucro”, afirma Vanderlin Fiocchi, Diretor Comercial da XMenu.
Vanderlin explica que com essa nova tecnologia, a “POS PDV Mobile”, tudo fica muito mais ágil e eficiente. O cliente pede a conta para o atendente que já imprime o documento para conferência no mesmo instante. O cliente faz o pagamento, imprime o cupom fiscal na hora e a mesa já está liberada.
Ainda de acordo com o especialista, algumas ações podem ser executadas para aumentar o giro de mesa, são elas: O garçom deve sempre levar a maquininha de cartão quando entregar a conta ao cliente, assim o pagamento e a mesa são fechados com agilidade; o atendente deve sempre estar disponível em todos os setores do restaurante para que o pedido ou a conta sejam feitos com mais rapidez; uma boa organização de hosts (recepção) é essencial e deve haver sempre uma boa comunicação com o salão; a limpeza e preparação da mesa deve ser feita de forma ágil e a disponibilização de tablets ou QRCode nas mesas para que os clientes façam um auto atendimento.
Foto: Vanderlin Fiocchi, Diretor Comercial da XMenu.
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