Durante anos, os salões de beleza foram parte relevante da cadeia de comercialização de cosméticos profissionais, indicando aos seus clientes os produtos adequados para o uso domiciliar e fazendo a venda diretamente. Com a chegada e a consolidação das lojas online, os salões foram, pouco a pouco, perdendo espaço. Hoje, embora continuem exercendo grande influência junto aos consumidores, acabam por perder a venda para o e-commerce. Isso acontece por diversos fatores como, por exemplo, por não oferecerem opções de parcelamento no pagamento e pela falta do produto nos salões, devido aos estoques limitados. Para resolver esse problema e empoderar novamente os salões nas vendas de cosméticos chega ao mercado a WebSalão. “O que mudou para os salões com a chegada do e-commerce e os marketplaces? Muito da venda foi para o digital. O que não mudou foi o fato do cliente continuar frequentando os salões como sempre fez. É disso que trata a WebSalão”, afirma Márcio Vazquez, co-fundador e sócio gestor.
Primeira plataforma online de venda de cosméticos em salões de beleza, a WebSalão conta com estoque para pronta entrega e um amplo catálogo de produtos e marcas. Da sua experiência na distribuição física e venda através da Web, nasceu a iniciativa de desenvolver a solução para que os salões pudessem ter sua loja virtual personalizada, com a sua marca, a sua URL, sem complicação, sem custo de desenvolvimento ou gestão e sem precisar manter produtos em estoque. “Oferecemos o e-commerce personalizado, somos responsáveis pela compra, estoque, entrega dos produtos e o atendimento pós-venda. A única preocupação do salão é recomendar a venda para os clientes e faturar sobre os pedidos”, diz Vazquez.
Obter um e-commerce personalizado através da plataforma WebSalão é simples, rápido e não requer investimento, uma vez que o único custo para o salão é a taxa de adesão, o que torna a plataforma acessível a estabelecimentos de todos os portes, sejam eles pequenos, médios ou grandes.
Outro aspecto importante é a possibilidade de fidelizar o cliente, oferecendo uma experiência de compra melhor e com mais comodidade. O cliente poderá fazer a compra no próprio salão, através do celular, ou receber a indicação de produtos via e-mail, para efetivá-la depois quando for mais conveniente. Com isso, o salão potencializa suas chances de venda, já que o cliente deixa o salão com um pedido ou com uma recomendação, um pré- pedido que recebe por e-mail.
Além disso, é possível parcelar o pagamento em até seis vezes sem juros, mas o salão recebe sua comissão sempre em 30 dias. Tudo com segurança e garantia de entrega. “Em tempos de tantos novos-antigos conceitos, como multicanalidade e ominichannel, o que oferecemos é simples. É o melhor que o digital e a distribuição física podem oferecer juntos para quem mais e melhor atende o consumidor final, o Salão”, finaliza Vazquez.
Segundo o relatório 37º Webshoppers, estudo sobre o mercado brasileiro divulgado pela empresa Ebit, em 2018, estima-se que e-commerce deverá voltar a crescer em ritmo acelerado, devido a recuperação econômica e fortalecimento das vendas em marketplaces e dispositivos móveis. A expectativa é um crescimento nominal de 12%, com faturamento de R$ 53, 5 bilhões. Um aumento de 7,5% em relação a 2017.
Em 2017, 23,7% das compras foram feitas por smartphones e tablets, ou seja, o consumidor adotou definitivamente a versão móbile para realizar as compras. O valor médio gasto por cliente aumentou em 3%, e ficou em R$ 429.
O setor de Saúde, cosméticos e perfumaria aparece em 2º lugar entre as categorias mais vendidas, respondendo por 12% dos pedidos. As mulheres lideraram pedidos no e-commerce em 2017 e fizeram 1,4 milhão a mais de pedidos do que os homens.
Foto: Márcio Vazquez, co-fundador e sócio gestor da WebSalão.
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