CAMPINAS RECEBE O ESPETÁCULO ME DÁ A TUA MÃO COM CLOVYS TORRES

Campinas (SP) recebe neste final de semana no sábado (23/02), às 21h e no domingo (24/02), às 19h, no Teatro Castro Mendes o espetáculo ‘Me dá a tua mão’, fruto da pesquisa sobre memória que o ator Clovys Torres desenvolve há anos e cujo primeiro trabalho foi o também solo ‘Maria Mucuta’, encenada por ele mesmo entre 2000 e 2004, onde Ella relembrava a sua vida à espera DELE. Na época, o ator ouviu mais de 500 pessoas, especialmente idosos, a respeito de suas memórias e alegrias e construiu o texto em sala de ensaio com muitas das memórias e sensações que tinha de seus avós.

Depois veio o espetáculo ‘O Convite de Casamento’, com Lilian Blanc e Walter Portella que ficou em cartaz por anos.

Em ‘Me dá a tua mão’ o ator utiliza um acordeom e um berrante para apresentar uma narrativa que serve como detonador de memórias. “À medida que as personagens revelam suas emoções, a platéia mergulha em suas memórias particulares e esta é a grande poesia deste trabalho. Cada um imaginar suas próprias paisagens, suas emoções, a partir da provocação do narrador que desnuda momentos e personagens próximos a qualquer pessoa que estiver assistindo”, observa Clóvys Torres.

O trabalho de construção do texto e das cenas levou meses, foram feitos ensaios públicos e debates abertos desde o primeiro momento, passando por escolas, grupos de estudiosos, convidados ecléticos, sempre com bate papo, até fechar o texto e uma ideia de narrativa desta história a ser adaptada a qualquer espaço e formato, grande ou pequeno. Posteriormente se deu a entrada do premiado diretor Amir Haddad. “O Amir fez uma desconstrução de tudo que eu estava fazendo, me trazendo fortemente a questão da narrativa e do não teatro ou do teatro depois do teatro, como ele diz. Em resumo, a questão da verdade do ator, da entrega, da não representação. É um trabalho que não termina nunca, pois terá sempre provocações e desconstruções vindas do mestre Amir e da minha própria inquietude como ator-autor. Portanto, é uma peça que segue um fluxo de constante pesquisa e renovação e isso era o que eu desejava.  Uma história que jamais estará pronta e sempre em constante evolução”, observa Torres.

Sinopse

Trata-se de mais uma história de amor.  Uma narrativa que une o sertão ao mar. Um homem recebe visitas em sua casa enquanto a mulher dele, chamada Ella, pede sua mão insistentemente no quarto.  A história deste casal revela as personagens de toda a família, seus amores, tristezas e sonhos.

O espetáculo estreou na capital paulistana em 01 de julho de 2017 e até hoje passou por 28 cidades brasileiras, além de Assunção, no Paraguai. Em cartaz em São Paulo atualmente, cumprindo sua quinta temporada na Sala Orquidário do Café Pimenta Romã, o solo, em abril, irá para o Parque das Ruínas, no Rio de Janeiro e seguirá para os EUA em maio e depois para Portugal.

O que diz a crítica

O crítico do Jornal Estado de S. Paulo, João Cury, classificou o espetáculo de “Beleza pura”. A Folha de S. Paulo indicou as temporadas na cidade de São Paulo como o melhor em cartaz.  O crítico, Mauricio Mellone, observa: “Mais do que o relato do relacionamento entre um homem e uma mulher, o monólogo atinge as pessoas por tocar em temas profundos e tão próximos de cada um de nós, como amor, inveja, envelhecimento, solidão, vida e morte, o destaque do espetáculo é para a interpretação de Torres, que envolve e emociona a todos.”

E Luis Carlos Merten, também repórter e crítico do Jornal O Estado de S. Paulo, escreveu: “Clóvys conta uma história – de perdas e superação. O filho, o menino que foi dormir no fundo do mar e eu não pude deixar de pensar em Alfonsina. Por lablanda arena que lambe el mar… A mulher, o pai…O lamento do berrante. Fiquei magnetizado naquela hora e 15. Clóvys constrói/desconstrói seu drama com o mínimo de elementos. Tapete, cadeira e sua roupa de príncipe, que ele bordou… Puta ator charmoso, viril. Encarna o masculino e o feminino. É brechtiano – subordina sua emoção à técnica.”

O ator

Formado em Comunicação Social, com especialização em jornalismo literário,o ator Clovys Torres é também autor. Com mais de dez peças escritas e um livro de poecontos (Curva de Vento-2016), o ator tem se dedicado à dramaturgia e ao constante exercício e busca de um teatro mais autoral. Atualmente em cartaz com a peça ZIBALDONE, com textos de Giacomo Leopardi e direção de Aimar Labaki, ele tem emendando um trabalho em outro. Foi assim Moscarda (2010-2013), de Luigi Pirandello, direção de Valeria Lauand; Carretel (espetáculo de dança), dirigido por Rubens Oliveira e Sergio Ignacio e com Amores Urbanos (três textos, um de sua autoria, dirigido por Clarisse Abujamra, outros de Marcelo Rubens Paiva e Mario Bortollotto, com direção dos mesmos), que ficou em cartaz entre 2014-2015; Esperando Godot, de Samuel Becket, dirigido por Elias Andreato (2016-2017).

Clovys é autor de textos montados com Rosi Campos e Arllete Montenegro, dirigidas por Jairo Mattos (Retrato Emoldurado – 2009); Trem das Onze (dirigido por Cida Moreira – 2000), Maria Mucuta (dirigido por Weber Reis-2002-2005) e dois espetáculos em fase de montagem: Cafe Paris, a ser dirigido por William Pereira e Corações de Alcachofra, dirigido por Vivien Buckup.

É um apaixonado por literatura e teatro e durante dez anos promoveu o projeto Letras Em Cena, no MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.  Realizou ainda O Atores e Poetas por dois anos na Casa das Rosas, e o Dose Dupla, que unia entrevista, musica e performance junto ao maestro Miguel Briamonte, entre outros.

O diretor

O diretor Amir Haddad é artista singular no cenário brasileiro que transitar com a mesma desenvoltura entre produções mais  convencionais e megaespetáculos populares.  Defensor do “teatro depois do teatro”, ele  está em constante atividade. Atualmente assina a direção e adaptação  Antigona, de Sofocles, com Andréa Beltrão; também assina a supervisão de Alma Imoral, com Clarice Niskier e coordena seu grupo Ta Na Rua, no Rio de Janeiro.

Em 1957, interrompe a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo, onde tem como colegas José Celso Martinez Corrêa (1937) e Renato Borghi (1937), que o convidam para dirigir Cândida, de Bernard Shaw (1856-1950). Participa da criação do Teatro Oficina, trabalhando em A Ponte, de Carlos Queiroz Telles (1936-1993), e Vento Forte para Papagaio Subir, de José Celso Martinez Corrêa, ambas em 1958. Em 1959, ainda com o Oficina, participa, entre outras, de A Incubadeira, de José Celso Martinez Corrêa, que lhe vale seu primeiro prêmio de melhor direção.

Desligando-se do Teatro Oficina, segue em 1961 para Belém, no Pará, realizando uma série de trabalhos para a Escola de Teatro de Belém. Em 1965, o Teatro Universitário Carioca o convida para dirigir O Coronel de Macambira, de Joaquim Cardozo (1897-1978), e Amir acaba por permanecer no Rio de Janeiro. Lá é um dos fundadores do grupo A Comunidade, instalado no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), que se projeta em 1969 com o espetáculo A Construção, de Altimar Pimentel (1936-2008), atribuindo a Amir o Prêmio Molière de melhor direção. Em 1970, realiza mais dois espetáculos com o grupo: Agamêmnon, de Ésquilo (525 a.C.-456 d.C.), e Depois do Corpo, de Almir Amorim. No mesmo ano, ganha o segundo Molière, com O Marido Vai à Caça, de Georges Feydeau (1862-1921).

Em 1980, funda o Tá na Rua, fazendo apresentações de rua baseadas em cenas de criação coletiva. Em 1984 estreia com o grupo o espetáculo Morrer pela Pátria, de Carlos Cavaco (1878-1961), encenado por mais de três anos, contribuindo para a pesquisa de demolição da linguagem do teatro convencional do conjunto, que desemboca no seu trabalho de teatro de rua.

Realiza, também, trabalhos no teatro comercial, que lhe valem o Prêmio Shell por Se Correr o Bicho Pega, Se Ficar o Bicho Come, de Oduvaldo Vianna Filho (1936-1974) e Ferreira Gullar (1930) em 1989; e o Prêmio Sharp, por O Mercador de Veneza, de William Shakespeare (1564-1626), em 1996. Dirige, ainda de Shakespeare, Noite de Reis, em 1997; e O Avarento, de Molière (1622-1673), em 2000.

Dirige grupos alternativos na década de 1970 fundamentando uma linha de trabalho significativamente pesquisada por essa geração: disposição não convencional da cena; desconstrução da dramaturgia; utilização aberta dos espaços cênicos; e interação entre atores e espectadores. Essa linha de pesquisa se sedimentará no seu trabalho como diretor a partir da fundação do Tá na Rua, em 1980, grupo que encabeça até hoje no Rio de Janeiro com diversas montagens e intervenções públicas.

 

Fotos 1 e 2 – O ator Clovys Torres

Crédito: Antonio Lopes

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PALESTRA MARCA LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA EM CAMPINAS

As empresas familiares respondem por dois terços do total de empresas no mundo. No Brasil, …

Facebook
Twitter
LinkedIn