ARMAS NAS MÃOS DO POVO SALVAM OU TIRAM VIDAS?

O porte e a posse de armas questões defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro  durante a campanha eleitoral geram muitas controvérsias na sociedade. Uns defendem o porte e a posse, outros somente a posse e há os que abominam os dois. Dentro desse quadro, os alunos do 2º ano do colégio Notre Dame de Campinas entrarão em debate com relação ao porte e a posse de armas no dia 8 de outubro (terça-feira), no plenário da Câmara de Campinas. Divididos em grupos, os alunos representarão uma audiência na qual argumentarão contra ou a favor do tema em um evento aberto ao público e com transmissão ao vivo pela TV Câmara.

O evento faz parte de uma atividade anual promovida pelo colégio, de RolePlaying Game ou Jogo de Interpretação. Na atividade, além dos debatedores, outro grupo de estudantes administrará o evento de forma imparcial, analisando os argumentos e estatísticas apresentados, dando uma sentença ao final do debate.

Os alunos envolvidos prometem um debate acirrado “Está garantido na Declaração Universal dos Direitos Humanos o direito à vida, liberdade e segurança. O Estado é ineficiente em prover essa segurança a todos os cidadãos, de modo que ficamos vulneráveis à alta taxa de criminalidade que afeta o Brasil. Considerando que tais criminosos possuem armas de fogo adquiridas ilegalmente, é imprescindível que a população possa ter acesso a esses mesmos meios, para assegurar uma possibilidade de auto defesa e uma mínima segurança aos indivíduos.”, diz Mariana Coelho, que é  a favor do porte de arma. “Na verdade, como já dizia Gandhi, a força gerada pela não violência é infinitamente maior do que a força de todas as armas inventadas pela engenhosidade do homem”; rebate o estudante Gabriel Camargo, que está no grupo contrário.

O evento está marcado para começar às 18:30 horas e os interessados em assistir pessoalmente podem comparecer ao Plenário pela Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66, Bairro Ponte Preta. Para assistir pela TV Câmara basta sintonizar em 39.3 no sinal digital ou ainda no canal 4 da NET ou 9 da Vivo Fibra. A transmissão ao vivo também pode ser conferida pela fanpage do Legislativo no facebook (https://www.facebook.com/camaracampinas/).

Promovido pelo colégio Notre Dame desde 2005,   o RPG é uma atividade em que os alunos do 2º ano do Ensino Médio assumem papéis de personagens imaginários defendendo ou se opondo a um determinado assunto. No decorrer dos anos já foram abordados temas como, por exemplo, controle parental, escola sem partido, internação compulsória de dependentes químicos. O propósito da atividade, é debater temas importantes para a sociedade e estimular a oratória do aluno, bem como ajudá-lo a aprender a se portar perante opiniões contrárias e a se envolver mais com a política do país.

 

Foto 1: Alunos do 2 ano do Ensino Médio do Colégio Notre Dame.

Foto 2 – Um dos cartazes da Campanha.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

RMC REGISTRA AUMENTO DE 5,22% NAS VENDAS EM SETEMBRO

Os dados da Boa Vista SCPC de agosto de 2020 indicam que o comércio da …

Facebook
Twitter
LinkedIn