AUTOMAÇÃO COMERCIAL AUMENTA RESULTADOS DE PEQUENOS E MÉDIOS NEGÓCIOS


Levantamento feito
pela Associação Brasileira de Automação Comercial (AFRAC) revelou que o setor
de automação comercial gera aproximadamente 100 mil empregos diretos e
indiretos no país. Este é um dos poucos setores cujo desenvolvimento e produção
é totalmente brasileiro. A associação estima que o segmento movimente cerca de
R$ 1,5 bilhão por ano. Na região de Campinas o volume de pedidos de instalação
de automação comercial por parte de pequenas e médias empresas cresceu 7,5% no
primeiro semestre de 2012 em comparação com o mesmo período do ano passado.
A automação comercial
dispõe de softwares que fazem os controles de caixa; de estoque; financeiro com
contas a pagar e a receber; permite a administração e cadastro de fornecedores;
fornece a situação do estoque emitindo um relatório sobre a situação e dando
baixa automática de acordo com a venda propiciando uma agilização de 60% de um
comércio. Estas ferramentas são indispensáveis para o bom desenvolvimento do
setor já que aumentam a rentabilidade e produtividade das corporações.

A demanda do setor de
automação comercial é tão grande que a Informat-Tec, uma empresa que iniciou as
suas atividades em Campinas no ano de 2007 trabalhando inicialmente na área de
informática e assistência técnica em Informática teve um crescimento
significativo a partir de 2009 quando entrou no mercado de venda e instalação
de softwares de automação comercial. Segundo o diretor executivo  da Informat-Tec, Robson Lopes,  as pessoas procuravam a empresa procurando
software para controle de caixa e controle de estoque. “A partir dessa demanda
a gente começou a pesquisar sobre automação comercial e foi onde a gente
começou a investir e abrir esse leque. Hoje o carro forte da empresa é
automação comercial. A empresa se tronou especialista nessa área de automação
comercial”, diz.

Segundo Robson, o
público-alvo são pequenas e médias empresas da Região Metropolitana de Campinas
(RMC). Ele alerta que automação deve ser vista como um investimento fundamental
para elevar os índices de produtividade e rentabilidade da empresa. Pizzarias,
restaurantes, lojas de calçados e de roupas representam grande fatia do
mercado. “Esses estabelecimentos, em sua maioria, não lucram o que deveriam e
acabam perdendo muito dinheiro. Com o software é possível controlar o caixa,
estoque, clientes, contas a pagar e receber, relatórios diversos e muitos mais.
Depende do que a empresa necessita.” explica o diretor.
O diretor executivo
da Informat-Tec, Robson Lopes, disse que a empresa oferece suporte técnico ao
cliente, tem um setor forte de pós venda e vende produtos de automação em
equipamentos e que até o final deste mês estará lançando sua loja on line. Hoje
a empresa vende softwares de automação comercial de terceiros e que dentro do
planejamento estratégico da Informat-Tec está a possibilidade de produzir os
seus próprios softwares de automação comercial. “A nossa intenção é atender a
nível nacional e dentro do nosso planejamento estratégico é passar a produzir o
software e inclusive estamos em contato com um engenheiro que é programador e
desenvolvedor de softwares da cidade de Arthur Nogueira. Ele é paraguaio e
desenvolve um trabalho muito bom nessa área. Estamos fechando com ele para a
produção de softwares para a nossa empresa”, revela.
Robson Lopes
exemplifica, dizendo que diversos clientes descobriram, por meio da utilização
do software, que estavam gerenciando sua empresa de maneira errônea. “Uma
empresa distribuidora de lubrificantes automotivos, por exemplo, detectou que
todo lucro que a empresa gerava era investido na compra de estoque
desnecessário. Com isso, a proprietária conseguiu canalizar o dinheiro e
gerenciar o lucro.” exemplifica Robson.

Além do ambiente
competitivo que as empresas encontram outro fator determinante para a
necessidade de automação são as mudanças na legislação tributária que exigem a
emissão de documento fiscal para todas as empresas do setor comercial varejista
que exercem atividade de venda ou revenda, e para as empresas prestadoras de
serviços. Segundo Robson, por todas estas questões, é importante que os
empresários procurem sempre por soluções confiáveis e que caibam no orçamento
disponível. “Obter informações corretas e reais de seu comércio permite que a
empresa saia na frente da concorrência”, conclui.

O especialista em
automação comercial, Robson Lopes, analisa que o aumento nos pedidos ocorreu em
decorrência do preço acessível e o pagamento a prazo, como também pelas
mudanças na legislação tributária que exige a emissão de documento fiscal..

Especializada nas
áreas de informática e automação comercial, a Informat-Tec está há mais de
quatro anos no mercado e destaca-se em Campinas e região pelos preços
oferecidos e qualidade no serviço. O diferencial da empresa está na venda de
software e automação comercial para frentes de caixas especialmente
desenvolvidos para organização e, consequentemente, aumento dos lucros de
micros e pequenas empresas. Além disso, a empresa trabalha com os serviços de
suporte e assistência técnica de informática, web sites, SEO – Sistema de
Otimização de Sites e publicidade.

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