CAMPINAS AVANÇA NA IMPLANTAÇÃO DE CICLOFAIXAS

Campinas terá a implantação de quatro trechos de ciclofaixas, que totalizam 7,4 km de extensão no eixo da Avenida John Boyd Dunlop. O objetivo do pode público é consolidar o uso da bicicleta integrado ao transporte público coletivo ao Corredor BRT Campo Grande. A iniciativa da Secretaria de Transportes (Setransp) e da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) atende a uma reivindicação de movimentos cicloativistas.  O anuncio foi feito pelo prefeito, Dário Saadi.

Os quatro trechos de ciclofaixas serão implantados nas regiões do Jardim Florence / Pirelli (3,7 km), Jardim Garcia / Londres (2,1 km), Jardim Aurélia (0,9 km) e Satélite Íris / Pirelli (0,7 km). As ciclofaixas serão integradas a terminais e estações do BRT Campo Grande e contarão com paraciclos e bicicletários.  “Este primeiro lote de ciclofaixas ligará pontos, que apresentam demanda de ciclistas, até o Corredor da Avenida John Boyd Dunlop. Outras rotas estão sendo estudadas para ligar ciclovias existentes aos Corredores BRT. Esses estudos consideram, em primeiro lugar, a segurança dos ciclistas. A bicicleta é um modo de deslocamento sustentável e que promove a qualidade de vida para a população”, destacou o prefeito Dário Saadi.

O secretário de Transportes, Vinicius Riverete, enfatizou o grande avanço do debate promovido com os cicloativistas. “E seguimos estudando novas propostas para interligação dos bairros aos Corredores BRT Campo Grande e Ouro Verde, por meio de ciclofaixas. Nosso objetivo é atender ao anseio da população, sem perder de vista a segurança dos ciclistas e dos demais atores do trânsito”, disse.

O presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, citou os fatores que foram considerados para a identificação das rotas cicloviárias: integração com estações e terminais, proximidade de pontos de interesse (escolas e centros de saúde) e ligação entre trechos de ciclovias existentes. “As ciclovias já estão presentes em nossa cidade. O desafio, agora, é promover as ligações, criando uma grande malha favorável ao deslocamento por bicicleta e que se integre ao transporte público coletivo. Para chegar a este modelo, colhemos muitas sugestões junto aos movimentos de ciclistas. Foi um processo muito rico para a cidade”.

Os projetos serão viabilizados com recursos municipais, com previsão de finalização em seis meses. Enquanto as ciclovias são segregadas, as ciclofaixas são adaptadas ao sistema viário existente, pela sinalização de uma parte da pista de rolamento para uso exclusivo pelas bicicletas.

 

Foto 1 – Prefeito Dário Saadi na apresentação das ciclofaixas

Foto 2 – Secretário de Transportes, Vinicius Riverete, Prefeito Dario Saadi e o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva.

Crédito: Carlos Bassan/PMC.

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