CENTRO DE OPERAÇÕES E INTELIGÊNCIA (COI) SERÁ DESTAQUE EM FERIA INTERNACIONAL DE RADIOCOMUNICAÇÃO

A Secretaria Municipal de Defesa e Cidadania vai expor a tecnologia utilizada pelo COI (Centro de Operações e Inteligência) de Indaiatuba (SP) na 6ª Fenarcom – Feira Internacional de Radiocomunicação. O evento, que tem o apoio da Prefeitura, acontece de 15 a 18 de novembro no Pavilhão da Viber, que fica na Avenida Tamandaré s/nº, bairro Cidade Nova, em Indaiatuba e vai reunir profissionais, empresas e usuários dos serviços de radiocomunicação e telecomunicações.
No estande da Secretaria de Defesa e Cidadania, os visitantes poderão conhecer o sistema adotado atualmente pelo COI, assistir a vídeos ilustrativos e conferir viaturas da Guarda Municipal (GM) e Defesa Civil.
Indaiatuba foi uma das cidades pioneiras no uso da alta tecnologia para aumentar a eficiência das medidas de segurança implementadas pela Guarda Municipal em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil. O COI hoje utiliza um sistema de monitoramento e inteligência que utiliza radiocomunicação, GPS e câmeras dome 360º (com operadores 24 horas) e veiculares (sem operadores), além de equipe de inteligência dedicada a análise estatística, relatórios de dados e fornecimento de subsídios para planejamento de ações de prevenção e contenção da criminalidade. Os excelentes resultados obtidos fizeram com que o COI de Indaiatuba virasse referência nacional, com visitas regulares de autoridades de outras cidades e estados que vêm conhecer a tecnologia e o método de operação. “Temos investido constantemente em formação dos guardas e também em tecnologia e inteligência. Procuramos acompanhar o que há de mais moderno no mercado e por isso nos tornamos referência no país e no exterior. Contudo, não queremos reter o conhecimento adquirido e, sim, socializar com as forças de segurança de outras cidades”, comenta o chefe do Gabinete do prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) e secretário de Defesa e Cidadania, Alexandre Guedes Pinto.
O coordenador do COI, Milton de Jesus Martins disse que a adoção do sistema de comunicação digital, com recursos como GPS, permitiu atender a uma ocorrência em cerca de 3 minutos.. “Conseguimos ver onde está a viatura mais próxima da ocorrência e encaminhá-la na hora ao local. A radiocomunicação digital, por ser criptografada, também nos garante proteção e sigilo em nossos contatos. Em complemento, as câmeras dome e as veiculares, que devem totalizar hoje mais de 100 unidades em toda a cidade, possibilitam a rápida identificação de delitos. Também aumentou muito a identificação e apreensão dos carros roubados que eventualmente circulam na cidade, mesmo vindos de outras regiões”, completa.

foto – sede do COI de Indaiatuba

crédito Eliandro Figueira

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LIDE CAMPINAS PROMOVE ENCONTRO SOBRE INVESTIMENTO E MORADIA NOS ESTADOS UNIDOS

O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn