Jornalistas:
Nossa profissão não é bico!
Nossa profissão não é bico!
Juliana
Freitas
Freitas
Atuar como jornalista
em um país que pouco valoriza o intelecto é bem complicado. A profissão ainda é
depreciada, mas a cobrança é grande. Alheios a essa dura realidade, formam-se
semestralmente milhares de profissionais, que, por opção ou por falta dela,
resolveram entrar para o mundo glamouroso e cor de rosa do jornalismo.
em um país que pouco valoriza o intelecto é bem complicado. A profissão ainda é
depreciada, mas a cobrança é grande. Alheios a essa dura realidade, formam-se
semestralmente milhares de profissionais, que, por opção ou por falta dela,
resolveram entrar para o mundo glamouroso e cor de rosa do jornalismo.
E uma boa parte cai do
cavalo, ou melhor, das nuvens. Não se acostumam com a vida dura e mal paga e
então decidem fazer alguns bicos, ou freelas, como dizem por aí. Não, não sou contra esse tipo de trabalho,
desde que feitos com qualidade e com preços justos. O que, na maioria das
vezes, não acontece.
cavalo, ou melhor, das nuvens. Não se acostumam com a vida dura e mal paga e
então decidem fazer alguns bicos, ou freelas, como dizem por aí. Não, não sou contra esse tipo de trabalho,
desde que feitos com qualidade e com preços justos. O que, na maioria das
vezes, não acontece.
A comunicação
empresarial é a área que mais sofre com esse tipo de “serviço”. Trabalhar nesta
área requer conhecimento, competência e um perfil corporativo. Não basta ser
jornalista. Não basta ter trabalhado em todas as redações. Não basta ter
diploma! É preciso muito mais do que isso, é preciso preparo!
empresarial é a área que mais sofre com esse tipo de “serviço”. Trabalhar nesta
área requer conhecimento, competência e um perfil corporativo. Não basta ser
jornalista. Não basta ter trabalhado em todas as redações. Não basta ter
diploma! É preciso muito mais do que isso, é preciso preparo!
Mas, porém e
entretanto, muitos empresários e os profissionais de marketing – não todos, graças a Deus – buscam por preço
na hora de contratar o ainda desconhecido. E isso, vamos combinar, os biqueiros
de plantão têm de sobra. Alguns até têm qualidade, estão começando, precisam
cobrar menos. Mas a grande maioria não sabe nem começar um planejamento de
comunicação, aliás, nem sabe que ele existe.
entretanto, muitos empresários e os profissionais de marketing – não todos, graças a Deus – buscam por preço
na hora de contratar o ainda desconhecido. E isso, vamos combinar, os biqueiros
de plantão têm de sobra. Alguns até têm qualidade, estão começando, precisam
cobrar menos. Mas a grande maioria não sabe nem começar um planejamento de
comunicação, aliás, nem sabe que ele existe.
O resultado é
desastroso para todos, pois, os serviços que englobam uma boa comunicação
empresarial hoje (assessoria de imprensa, comunicação interna, gerenciamento de
redes sociais etc.) que ainda são desconhecidos pela maioria passam a ser
odiados.
desastroso para todos, pois, os serviços que englobam uma boa comunicação
empresarial hoje (assessoria de imprensa, comunicação interna, gerenciamento de
redes sociais etc.) que ainda são desconhecidos pela maioria passam a ser
odiados.
É verdade, já
prospectei clientes que não podiam nem ouvir falar em assessoria de imprensa.
Outros que tiveram sua reputação manchada por conta de uma rede social mal
gerenciada. E tem também o famoso “jornalzinho” que nunca cumpriu prazos nem
uma linha editorial eficiente.
prospectei clientes que não podiam nem ouvir falar em assessoria de imprensa.
Outros que tiveram sua reputação manchada por conta de uma rede social mal
gerenciada. E tem também o famoso “jornalzinho” que nunca cumpriu prazos nem
uma linha editorial eficiente.
Ainda tem o caso do
repórter Bombril. Ele tem mil e uma utilidades. É repórter de cidades, faz
assessoria para a pizzaria, escreve jornalzinho de escola, enfim, faz tudo,
tudo sem ética.
repórter Bombril. Ele tem mil e uma utilidades. É repórter de cidades, faz
assessoria para a pizzaria, escreve jornalzinho de escola, enfim, faz tudo,
tudo sem ética.
O trabalho
desenvolvido por uma empresa de Comunicação Empresarial engloba as principais
ferramentas de comunicação espontânea da empresa ou entidade com seus públicos,
de maneira ética, compromissada com a visão e valores desta e com
responsabilidade.
desenvolvido por uma empresa de Comunicação Empresarial engloba as principais
ferramentas de comunicação espontânea da empresa ou entidade com seus públicos,
de maneira ética, compromissada com a visão e valores desta e com
responsabilidade.
Ser assessor de
imprensa, gerenciar redes sociais, desenvolver comunicação interna, treinar
porta-vozes, organizar coletivas, gerenciar crises, não é bico! Ou pelo menos
não deveria ser.
imprensa, gerenciar redes sociais, desenvolver comunicação interna, treinar
porta-vozes, organizar coletivas, gerenciar crises, não é bico! Ou pelo menos
não deveria ser.
Enquanto os próprios
profissionais da comunicação não valorizarem seu trabalho, os empresários
também não o farão. E o Brasil continuará a ser o país do carnaval e do
futebol.
profissionais da comunicação não valorizarem seu trabalho, os empresários
também não o farão. E o Brasil continuará a ser o país do carnaval e do
futebol.
A Tantas Comunicação é
dirigida pelos jornalistas Juliana Freitas e Alberto Augusto e elabora
estratégias de comunicação integradas destinadas ao fortalecimento da imagem e
da credibilidade das organizações junto aos seus públicos. A Tantas Comunicação
conta com uma
equipe de jornalistas e designers especializada em comunicação empresarial, o
que engloba os serviços de Assessoria de Imprensa, Publicações Customizadas,
Comunicação Interna, Monitoramento de Redes Sociais e Conteúdo Web. Saiba mais: www.tantas.com.br
dirigida pelos jornalistas Juliana Freitas e Alberto Augusto e elabora
estratégias de comunicação integradas destinadas ao fortalecimento da imagem e
da credibilidade das organizações junto aos seus públicos. A Tantas Comunicação
conta com uma
equipe de jornalistas e designers especializada em comunicação empresarial, o
que engloba os serviços de Assessoria de Imprensa, Publicações Customizadas,
Comunicação Interna, Monitoramento de Redes Sociais e Conteúdo Web. Saiba mais: www.tantas.com.br
Juliana Freitas,
sócia na Tantas Comunicação, é jornalista com pós-graduação em Marketing.
[email protected]
sócia na Tantas Comunicação, é jornalista com pós-graduação em Marketing.
[email protected]