COLUNA DA TANTAS COMUNICAÇÃO COM JULIANA FREITAS

Jornalistas:
Nossa profissão não é bico!
                                                                                                                                             Juliana
Freitas
Atuar como jornalista
em um país que pouco valoriza o intelecto é bem complicado. A profissão ainda é
depreciada, mas a cobrança é grande. Alheios a essa dura realidade, formam-se
semestralmente milhares de profissionais, que, por opção ou por falta dela,
resolveram entrar para o mundo glamouroso e cor de rosa do jornalismo.
E uma boa parte cai do
cavalo, ou melhor, das nuvens. Não se acostumam com a vida dura e mal paga e
então decidem fazer alguns bicos, ou freelas, como dizem por aí.  Não, não sou contra esse tipo de trabalho,
desde que feitos com qualidade e com preços justos. O que, na maioria das
vezes, não acontece.
A comunicação
empresarial é a área que mais sofre com esse tipo de “serviço”. Trabalhar nesta
área requer conhecimento, competência e um perfil corporativo. Não basta ser
jornalista. Não basta ter trabalhado em todas as redações. Não basta ter
diploma! É preciso muito mais do que isso, é preciso preparo!
Mas, porém e
entretanto, muitos empresários e os profissionais de marketing  – não todos, graças a Deus – buscam por preço
na hora de contratar o ainda desconhecido. E isso, vamos combinar, os biqueiros
de plantão têm de sobra. Alguns até têm qualidade, estão começando, precisam
cobrar menos. Mas a grande maioria não sabe nem começar um planejamento de
comunicação, aliás, nem sabe que ele existe.
O resultado é
desastroso para todos, pois, os serviços que englobam uma boa comunicação
empresarial hoje (assessoria de imprensa, comunicação interna, gerenciamento de
redes sociais etc.) que ainda são desconhecidos pela maioria passam a ser
odiados.
É verdade, já
prospectei clientes que não podiam nem ouvir falar em assessoria de imprensa.
Outros que tiveram sua reputação manchada por conta de uma rede social mal
gerenciada. E tem também o famoso “jornalzinho” que nunca cumpriu prazos nem
uma linha editorial eficiente.
Ainda tem o caso do
repórter Bombril. Ele tem mil e uma utilidades. É repórter de cidades, faz
assessoria para a pizzaria, escreve jornalzinho de escola, enfim, faz tudo,
tudo sem ética.
O trabalho
desenvolvido por uma empresa de Comunicação Empresarial engloba as principais
ferramentas de comunicação espontânea da empresa ou entidade com seus públicos,
de maneira ética, compromissada com a visão e valores desta e com
responsabilidade.
Ser assessor de
imprensa, gerenciar redes sociais, desenvolver comunicação interna, treinar
porta-vozes, organizar coletivas, gerenciar crises, não é bico! Ou pelo menos
não deveria ser.
Enquanto os próprios
profissionais da comunicação não valorizarem seu trabalho, os empresários
também não o farão. E o Brasil continuará a ser o país do carnaval e do
futebol.
A Tantas Comunicação é
dirigida pelos jornalistas Juliana Freitas e Alberto Augusto e elabora
estratégias de comunicação integradas destinadas ao fortalecimento da imagem e
da credibilidade das organizações junto aos seus públicos. A Tantas Comunicação
conta com uma
equipe de jornalistas e designers especializada em comunicação empresarial, o
que engloba os serviços de Assessoria de Imprensa, Publicações Customizadas,
Comunicação Interna, Monitoramento de Redes Sociais e Conteúdo Web. Saiba mais: www.tantas.com.br
Juliana Freitas,
sócia na Tantas Comunicação, é jornalista com pós-graduação em Marketing.
[email protected]

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