COM QUASE R$ 400 MILHÕES TRANSACIONADOS, FINTECH ANTECIPA FÁCIL AUXILIA EMPRESAS A MANTEREM CAPITAL DE GIRO

O crescimento e a sobrevivência de uma empresa depende diretamente da sua capacidade de gestão do seu capital de giro. Em muitos casos as empresas têm que recorrer a financiamentos para honrar seus compromissos como despesas de manutenção, impostos, suprimentos para produção e salários de funcionários.  O acesso a esse capital pagando altos juros pode ser mortal. Uma das alternativas para equilibrar o fluxo de caixa é praticar a antecipação de recebíveis, mas pequenas e médias empresas encontram grandes dificuldades nesse processo de antecipação. Pensando nessas dificuldades, a fintech Antecipa Fácil foi fundada em junho de 2016 pelo empreendedor Elber Laranja e o estatístico e especialista em gestão de risco Thiago Chiliatto.

De acordo com dados divulgados pelo  Banco Central do Brasil no início de março de 2022, para fazer a antecipação de recebíveis com bancos tradicionais, as empresas precisam arcar com juros que giram de 13,21% a 149,1% ao ano. “O mercado bancário é muito conservador e isso prejudica no momento da cobrança, com aplicação de altos juros, principalmente para os pequenos e médios empreendedores, abrindo espaço para outros nichos de mercado. Com isso, o mercado de factorying, isto é,  de fomento, pode ser facilitado pela presença de soluções digitais sem as dificuldades impostas pelo Banco Central”, explica Thiago Chiliatto, estatístico e analista de crédito por 15 anos  e modelagem estatística no mercado financeiro e com experiência no sistema bancário.

História

A experiência do Thiago Chiliatto e a visão do “outro lado da mesa” de Elber Laranja, empreendedor industrial e consultor financeiro especialista em pequenos negócios, inspiraram a concepção de um modelo de antecipação de recebíveis. Eles se conheceram em uma reunião de negócios e viram que as suas experiências eram complementares e que poderiam aplicá-las ao mercado de fomento. “Vivenciando essa dificuldade em antecipar recebíveis para fazer a indústria funcionar e conversando com o Thiago, que possui uma ampla visão do mercado financeiro, percebemos uma grande demanda de outras pequenas e médias empresas para utilizar um modelo de leilão de recebíveis. Decidimos, então, criar a Antecipa Fácil”, conta Elber Laranja.

Três meses depois, os dois sócios fundaram a fintech e já movimentaram aproximadamente R$ 400 milhões na plataforma, baseado no conceito de leilão digital de recebíveis e open banking. Isso quer dizer que pequenas e médias empresas que precisam manter seu capital de giro disponibilizam notas fiscais, cujos valores iriam receber tempo depois, e após passarem por uma validação da plataforma, são colocadas em leilão. “Com isso, facilitamos o contato entre cedente e financiador, ou seja, entre a companhia que emitiu uma nota e precisa antecipá-la e a empresa financiadora que está disposta a dar um lance por esses recebíveis”, enfatiza Thiago Chiliatto.

Um grande diferencial da plataforma está na possibilidade de antecipar o recebível com depósito em conta corrente, sem a necessidade de emitir um boleto. Com isso, empresas fornecedoras de grandes cadeias podem acelerar seus recebimentos com privacidade e sem que os clientes sejam notificados. “Fizemos algo inédito no mercado financeiro do Brasil. Criamos uma conta exclusiva para pequenas e médias empresas receberem dos seus clientes e também poder antecipar os seus recebíveis com tranquilidade, tudo com a gestão da Antecipa Fácil”, explica Elber Laranja.

Site da Antecipa Fácil – Antecipa Fácil – Antecipação de recebíveis, capital de giro (antecipafacil.com.br)

 

Foto: Thiago Chiliatto e Elber Laranja da Antecipa Fácil.

Crédito: Bianca Ramos.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LIDE CAMPINAS PROMOVE ENCONTRO SOBRE INVESTIMENTO E MORADIA NOS ESTADOS UNIDOS

O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro …

Facebook
Twitter
LinkedIn