RANKING DA LUZ MOSTRA OS MELHORES E OS PIORES FUNDOS MULTIMERCADOS EM 2022

A maioria dos  fundos de investimentos de estratégia de multimercado encerrou o ano de 2022 com desempenho positivo. Levantamento realizado pela LUZ Soluções Financeiras junto a 235 carteiras de diferentes gestores mostra que somente 25 fundos, ou seja, 10,6% do total, registraram desempenho abaixo da variação de 4,69% registrada pelo Ibovespa no ano passado. Além disso, apenas 16 fundos registaram desempenho negativo em 2022. “A gestão é o grande diferencial dos multimercados. Analisando as estratégias das carteiras do nosso ranking, nota-se claramente que os gestores que conseguiram adaptar as suas carteiras rapidamente, ou seja, entraram e saíram rápido de operações, aproveitando as oportunidades do mercado, garantiram bons retornos”, explica Sara Marques, diretora de Consultoria da LUZ Soluções Financeiras.

Entre todos os fundos analisados, a rentabilidade média ficou em 11,16% e 14 fundos conseguiram encerrar o ano com retorno superior a 20% no ano. No ranking geral por rentabilidade, o fundo com a melhor performance foi Crusader IE FIC FI Multimercado Crédito Privado, que encerrou o ano com variação de 35,77%.

Quando analisados os retornos em 24 e 36 meses, o desempenho destas carteiras é ainda mais surpreendente. Em média, todos os fundos multimercados analisados acumulam em 24 meses retorno de 14,51% e, em 36 meses, de 19,87%. Considerando que o Ibovespa fechou 2021 com desempenho negativo de -11,93% e com alta de apenas 3% em 2020, o melhor fundo multimercado acumulou em três anos retorno positivo de 83,43%.

Já entre os fundos de piores retornos, três carteiras registraram perdas superiores a 20% em 2022. São eles: o Sant Global Equi Dólar Mas Mult IE FC FI (-25,63%), WA Macro Opport Classe Dólar FI Mult IE (-25,44%) e Venturestar  FI Multimercado (-20,26%). “Assim como entre os melhores posicionados o diferencial foi a questão tática, no caso dos fundos com piores perfomances, também temos carteiras que seguem estratégias semelhantes, ou seja, de gestão ativa e com entradas e saídas rápidas de operações. Porém, neste caso, os resultados ocasionaram grandes perdas às carteiras”, explica Sara.

Estas mesmas carteiras, quando comparados os retornos acumulados em 24 e 36 meses, conseguem mostrar recuperação. O primeiro fundo, por exemplo, mesmo com a queda de 25,63% no ano passado, acumula, em 36 meses, retorno positivo de 48,59%. Já o fundo Safari 30 FC FI Mult II, que registrou perda de 13,37% ano passado, é a carteira com o pior desempenho em 24 e 36 meses de toda a amostra analisada. “Este comportamento das carteiras mostra como a volatilidade pode afetar o desempenho e como a estratégia pode trazer resultados bons ou ruins”, destaca Sara.

Há mais de 20 anos no mercado e com mais de 140 colaboradores, a LUZ desenvolve soluções para gestão de risco, consultoria especializada e governança corporativa. Com um time dedicado a pesquisar e desenvolver soluções inovadoras, a LUZ tem como objetivo ajudar as instituições a controlarem seus investimentos e riscos de forma eficiente, com segurança e transparência.

Entre as soluções, destacamos: MITRA – principal solução front to back do mercado financeiro; Calculadora de Renda Fixa na web – a mesma calculadora do MITRA; Consultoria de Risco; Sistemas e consultoria especializados no mercado Previdenciário; além da POP – precificadora de ativos de crédito, e da POP Trade – plataforma de negociação desses ativos.

 

Foto: Sara Marques, diretora de Consultoria da LUZ Soluções Financeiras.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA PREVENIR SUPERENDIVIDAMENTO

ARTIGO DE JORGE IGLESIAS O Brasil sofre com a inadimplência. De acordo com dados do …

Facebook
Twitter
LinkedIn