RISCO SACADO GANHA DESTAQUE COM O ‘ROMBO’ DAS AMERICANAS

Após a Americanas comunicar na última quinta-feira (12/01) “inconsistências em lançamentos contábeis” no seu balanço no valor de R$ 20 bilhões, derrubando ações próprias e de concorrentes, colocando incertezas sobre o futuro da empresa e gerando possíveis impactos no setor varejista e de e-commerce, uma palavra conhecida do mercado financeiro ganhou destaque, o Forfait ou na sua tradução para o português –  risco sacado. Mas, afinal, o que é o risco sacado?

Elber Laranja, sócio-fundador da fintech Antecipa Fácil, que também trabalha com a modalidade de risco sacado, mas de uma forma diferente, explica mais sobre o assunto. “O forfait ou risco sacado é uma operação corriqueira no segmento varejista, que envolve três componentes: a companhia, seus fornecedores e a instituição financeira. Em linhas gerais, no risco sacado a companhia pede ao seu banco que pague seu fornecedor por uma compra que foi feita. O banco quita aquela dívida com o fornecedor em nome da companhia e essa passa a dever para o banco, que fará a cobrança com juros”, explica.

Com o objetivo de facilitar o acesso de empresas a capital de giro, a Antecipa Fácil foi fundada em dezembro de 2016 por Elber Laranja e Thiago Chiliatto. A fintech, que foi criada em Campinas, interior de São Paulo, é especializada na antecipação de recebíveis. E isso tudo de uma forma online, menos burocrática e que alcança empresas de todo o país.

Atualmente, com quase sete anos de mercado, a startup faz uma média de R$ 2 milhões em antecipações por dia. Além disso, mais de 260 financiadores de todo o Brasil colabora no processo de aceleração da oferta de crédito como uma forma de investimento. A empresa quer tornar-se referência no mercado digital de direito creditório no Brasil e segue investindo na inovação de seus serviços, apostando em soluções mais econômicas e seguras, tendo em vista melhorar a experiência com os seus públicos-alvo.

A startup disponibiliza para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) uma plataforma voltada para a antecipação de recebíveis por meio de leilão digital, que pode ser uma alternativa frente a atual escassez de crédito para as empresas. No caso da Antecipa Fácil, as PMEs que precisam manter seu capital de giro disponibilizam notas fiscais, cujos valores iriam receber meses depois e que após passarem por uma validação da plataforma, são colocadas em leilão digital.

A plataforma aproxima a companhia que emitiu uma nota e precisa antecipá-la da empresa financiadora que está disposta a dar um lance por esses recebíveis. Um grande diferencial está na possibilidade de antecipar o recebível com depósito em conta corrente, sem a necessidade de emitir um boleto. Com isso, empresas fornecedoras de grandes cadeias podem acelerar seus recebimentos com privacidade e sem que os clientes sejam notificados.

 

Foto: Elber Laranja, sócio-fundador da fintech Antecipa Fácil.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LIDE CAMPINAS PROMOVE ENCONTRO SOBRE INVESTIMENTO E MORADIA NOS ESTADOS UNIDOS

O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro …

Facebook
Twitter
LinkedIn