RODOVIA ANHANGUERA COMPLETA 67 ANOS

21 de abril de 2015.
Totalmente renovada, a Rodovia  Anhanguera (SP-330) completa 67 anos de
inauguração nesta quarta-feira (22/04). Uma das principais ligações entre a
capital e o interior paulista, a rodovia cruza regiões importantes, como o
Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) e a Região Metropolitana de Campinas (RMC),
responsáveis por grande parte da produção industrial do Estado de São Paulo,
além de possibilitar o acesso a áreas agrícolas, como os Estados do
Centro-Oeste do país.  A inauguração da Via Anhanguera, no final da década
de 1940, foi um dos principais motivos para desenvolvimento destas regiões.
Estimativas da CCR AutoBAn,
concessionária que administra o trecho entre São Paulo e Cordeirópolis há
praticamente 17 anos, apontam que aproximadamente 400 mil veículos trafegam
diariamente pela rodovia.
Desde o início da concessão, em 1998,
a Rodovia Anhanguera passou por uma verdadeira transformação. Neste período
foram investidos aproximadamente R$ 2,4 bilhões em obras de modernização e
melhoria, como construção de terceiras faixas, vias marginais, implantação de
passarelas, novos trevos e acessos, entre outros. Destaque para a construção do
Complexo Anhanguera, na chegada da rodovia a São Paulo. Inaugurado em 2010,
permitiu a construção de dezessete novos viadutos e pontes, criação de novos
acessos, implantação de retornos, melhoria de trevos, faixas adicionais, pistas
marginais e passarelas. O Complexo Anhanguera melhorou significativamente a
fluidez da rodovia na região da Grande São Paulo, trecho com grande tráfego de
veículos.
A CCR AutoBAn implantou ainda vias
marginais nas regiões de Osasco, Jundiaí, Campinas, Sumaré e Nova Odessa e
faixas adicionais em Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos, Campinas, Sumaré,
Nova Odessa e Americana.  Outro investimento importante foi a
revitalização do pavimento, com a aplicação de asfalto-borracha.
Para a operação da rodovia, a CCR
AutoBAn implantou, apenas na Via Anhanguera, 44 câmeras de monitoramento de
tráfego e 244 telefones de emergência, com tecnologia de fibra óptica. A
concessionária mantém ainda, 24 horas por dia, estrutura de atendimento aos
usuários. São equipes de resgate e atendimento pré-hospitalar, de socorro
mecânico, guincho, entre outros. “A Via Anhanguera chega aos 67 anos renovada e
moderna, totalmente adequada às necessidades dos usuários de hoje”, destaca o
gestor de atendimento da CCR AutoBAn, Odair Tafarelo.
Atualmente, estão em andamento obras de
construção de terceiras faixas entre os quilômetros 128 e 147, na região de
Limeira, investimento de R$ 61,2 milhões.
A CCR
AutoBAn é responsável, desde 1º de maio de 1998, pela administração do Sistema
Anhanguera-Bandeirantes. A concessionária gerencia 316,8 quilômetros de
rodovias, compreendendo a SP-330 (Via Anhanguera), de São Paulo a
Cordeirópolis, com extensão de 147,04 quilômetros; a SP 348 (Rodovia dos
Bandeirantes), de São Paulo a Cordeirópolis, com 159,67 quilômetros de
extensão; a SP-300 (Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), com extensão de
2,6 quilômetros e a interligação SPI-102/330 (Rodovia Adalberto Panzan), com
extensão de 7,44 quilômetros. Foi a quinta concessionária a integrar o Grupo
CCR.
Fundado em
1999, o Grupo CCR é uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura
da América Latina. Controla, atualmente, 3.284 quilômetros de rodovias sob a
gestão das concessionárias CCR Ponte (RJ), CCR NovaDutra (SP-RJ), CCR ViaLagos
(RJ), CCR RodoNorte (PR), CCR AutoBAn (SP), CCR ViaOeste (SP), CCR RodoAnel
(SP), Renovias (SP), CCR SPVias (SP) e CCR MSVia (MS). Também faz parte do
controle acionário da concessionária ViaRio, responsável pela construção e
operação do Corredor Expresso Transolímpica, no Rio de Janeiro. O Grupo CCR
atua ainda em negócios correlatos, tendo participação de 34,25% na STP, que
opera o serviço de cobrança automática de pedágios e estacionamentos. Além
disso, o Grupo CCR está presente no segmento de transporte de passageiros por
meio das concessionárias ViaQuatro, CCR Barcas e CCR Metrô Bahia, responsáveis,
respectivamente, pela operação da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, pelo
transporte aquaviário de passageiros no Rio de Janeiro e pelo sistema
metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, além de ter participação na
concessão do VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos), que interligará a região
portuária e o centro do Rio de Janeiro.
O grupo
ingressou, em 2012, no setor aeroportuário, com a aquisição de participação
acionária nas concessionárias dos aeroportos internacionais de Quito (Equador),
San Jose (Costa Rica) e Curaçao. No Brasil, possui a concessionária BH Airport
responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas
Gerais. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, a CCR assinou o Pacto
Global da ONU e em 2015 faz parte da carteira teórica do ISE – Índice de
Sustentabilidade Empresarial – da BM&FBovespa pelo quarto ano consecutivo.
Em 2013 e 2014, o Grupo CCR foi escolhido o melhor na categoria infraestrutura
pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Emprega, atualmente, cerca de 12 mil
colaboradores.
Complexo Anhanguera – Foto: Clóvis Ferreira/Digna Imagem
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