SIMPLES E COLABORATIVO

14 de novembro de 2015.
ARTIGO DO PROFESSOR ROBSON PANIAGO

Inovar é uma premissa
de fundamental importância e para que isso ocorra necessário se faz criarmos
ambientes aonde coletivamente às pessoas possam compartilhar conhecimentos,
expertises e também confiar no ambiente criado.
Uma visão sistêmica
sempre foi solicitada ao administrador moderno e suas competências devem ser
solicitadas de maneira que saibamos trabalhar em equipe e compartilhar
informações, aprendendo com o conhecimento dos outros para o envolvimento de
todos.
Profissionais devem
sabem trabalhar em colaboração e entender que o sistema de informação deve
propiciar profissionais que saibam pensar de maneira técnica e, além disso,
entendam de gestão e do lado social, incluindo ai um bom relacionamento e
conhecimentos de inteligências e a melhor maneira de fazer com que as mesmas
produzam com e voltados para a melhoria contínua.
Para que isso
aconteça mister se faz que a qualidade seja um atributo essencial e também não
esquecer que a mesma significa pessoas competentes, bem preparadas e que
consigam cada vez mais melhores produtos, relações, trocas e aprimoramentos.
Estamos num sistema
capitalista e o mesmo deve ser repensado para que possamos incluir mais pessoas
no processo produtivo com habilidades distintas e fazer com que essas várias
habilidades possam se juntar e cada agregar o que sabe ao todo.
Inovar deve ser
acompanhado de pessoas criativas e que saibam pensar simples e conseguir
surpreender aquilo que o consumidor deseja. Ele nem precisa saber como funciona
o produto e /ou serviço desde que o mesmo seja aquilo que contemple uma
necessidade que deve ser suprida.
 Ser simples é trabalhar com pessoas de
conhecimentos distintos e as mesmas necessitam de lideranças inspiradoras e
transformadoras que deem espaço e condições para que todos possam dar o melhor
de si trazendo nisso uma transformação da organização, das relações e também da
maneira de produzir e distribuir essa produção.
Novas maneiras de
enxergar o mundo significa que as organizações não podem e nem devem ser
burocráticas e nem engessadas.
Enxergar além e de
maneira inovativa significa sair da caixinha de zona de conforto e também saber
ouvir e delegar funções.
O administrador deve
pensar simples e ao mesmo tempo entender que a vida é complexa e que as
relações não são lineares. Para isso deve inspirar e ser inspirado por pessoas
que saibam realizar cópias aprimoradas, pois não precisamos reinventar a roda.
Copiar e aprimorar,
copiar e melhorar é um exercício de benchmarking e os mesmos devem ser de
produtos, serviços e mais do que isso de qualidade de pensamento.
Ser simples e
colaborativo é o caminho ideal para grandes transformações na organização, nas
pessoas, nos produtos e serviços e na melhoria contínua.
Robson Paniago é
doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Del Museo Social Argentino,
mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,
especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – SP e
Graduado em Administração pela Universidade São Marcos – SP. Atualmente é
professor da IBE-FGV.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES DE ALGUNS PRODUTOS E SERVIÇOS REFERENTES A POSSIBILIDADE DE APROPRIAÇÃO DE CRÉDITOS DE PIS E COFINS

ARTIGO DE JORGE BAHIA Essencialidade, relevância e imprescindibilidade são características de alguns produtos e serviços, …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn