SOFTWARE FAZ GESTÃO E CONTROLE DE ESTOQUE EVITANDO PERDA DE MATERIAIS

13 de novembro de 2015.
A Logmed Transporte e
Logística acaba de lançar um software de gestão de estoque de consignados que
promete eliminar drasticamente a perda de produtos. O dispositivo, de grande
valia para indústrias, hospitais e distribuidores em geral, restringe
exponencialmente os prejuízos por fatores como data de vencimento, roubos,
itens não faturados, falta de comunicação entre usuários e outras deficiências.
Danilo Magri, diretor
de Marketing da Logmed, afirma que a empresa teve ideia de desenvolver o
software depois de acompanhar os prejuízos de clientes que perdiam quantidade
significativa de itens no estoque por não haver uma pessoa ou um departamento
específico para gerir esse setor. “Um hospital, por exemplo, na hora da
emergência, vai usando o material e não fatura, não tem o cuidado de retirar o
exemplar que vai expirar a validade primeiro, não há controle dos itens que têm
demanda maior, entre outros problemas”, alerta Magri.
O software, testado
por uma distribuidora parceira nos últimos dois anos, recebeu ajustes que
aperfeiçoaram sua performance. Segundo Magri, o projeto piloto perdia em torno
de R$ 700 mil/ano pela má gestão do estoque. Com a utilização do software e
equipe de auditoria treinada, que faz leitura de código de barras e controla os
lotes por datas de validade, o prejuízo caiu para R$ 52 mil, uma redução de 92%
em perda financeira de materiais.
Magri destaca três
vantagens principais com o uso do software: a ferramenta se integra ao sistema
de gestão empresarial (ERP) que gerencia os dados relativos aos processos
operacionais, administrativos e gerenciais das empresas; que o departamento de
Supply Chain ganha maior eficiência para gerir juntamente com a área financeira
no que se refere a boletos em aberto, prazos muito longos para pagamentos etc;
e ganha também a área comercial da empresa porque passa a dominar um nível de
informação que permite prever – pelo histórico de usos dos itens que fica
registrado – o giro que o produto consignado tem na unidade do cliente, o que
contribui para se fazer os respectivos ajustes e adequações nos pedidos.
De acordo com Magri,
é a Logmed que faz a gestão indicada pelo software, isto é, a administração,
relatórios, reposição e contagem dos itens do estoque. Ele frisa ainda que a
ferramenta é flexível e pode ser customizada para a necessidade do cliente,
como por exemplo, a periodicidade com a qual é feita a contagem dos produtos.
A Logmed Transporte e
Logística tem unidades em Valinhos, São José dos Campos, Rio de Janeiro e em
Recife e oferece soluções para armazenamento e circulação por todo o País de
produtos do segmento de saúde, equipamentos médico-hospitalares, de diagnóstico,
clínico, cosméticos, alimentícios e itens de alta complexidade porque apresenta
certificações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A metodologia de
trabalho, regida pela excelência, rendeu à empresa a certificação ISO 9001, que
levou em conta o fato dos veículos não carregarem produtos misturados, serem
rastreados e escoltados, terem baú isotérmico e plataformas para carregamento e
descarregamento. O fato dos equipamentos sensíveis serem protegidos por cabos
que asseguram que os materiais cheguem íntegros ao destino e também pela
condição dos colaboradores da Logmed passarem por treinamentos periódicos e
receberem remunerações acima da média do mercado também contribuíram para a
certificação.
Foto: Danilo Magri, diretor de Marketing da Logmed.
Crédito: Divulgação.
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