SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA PARA O FIM DA CRISE?

28 de janeiro de 2016.
Redução de
investimentos, corte de postos de trabalho, planejamento de curto prazo. A
realidade de grande parte das empresas brasileiras, com a crise econômica que
ganhou força em 2015, pode ser motivo de desânimo para os empresários. Enquanto
a população espera que a situação comece a mudar ainda em 2016, segundo
pesquisa da plataforma de crowdsourcing PiniOn, muitos especialistas afirmam
que o país passará ainda por mais dois anos difíceis.
E além de enfrentar a
economia desaquecida, o consultor empresarial Roberto Vilela explica que os
empreendedores precisam pensar no longo prazo, quando a crise der lugar para a
retomada do crescimento. “Hoje é muito difícil para a maioria dos empresários,
principalmente dos de pequenas e médias empresas, se preparar para voltar a
crescer. Porém é preciso ter consciência de que este momento vai chegar e os
grandes beneficiados serão aqueles prontos, do ponto de vista estrutural e
intelectual, para alavancar as vendas”, diz.
O diretor da Mega
Empresarial, que há 15 anos atua com consultoria e treinamento para a área de
vendas e gestão, alerta para a importância de se manter uma equipe competente e
uma estrutura pronta para o crescimento. “Não se trata apenas de otimismo, mas
de uma equação muito simples, que vai acontecer: pode até demorar mais dois
anos, mas em breve o Brasil irá retomar o crescimento. Para que isso aconteça na
sua empresa, é preciso estar preparado”, avalia,
Roberto destacou três
atitudes essenciais para que os empreendedores aproveitem o momento da
retomada:
Equipe + contatos +
imagem
“Não abra mão de
profissionais que conheçam o seu negócio e se dediquem a ele. Se for para
cortar custos, tente reduzir a estrutura de outra forma, seja economizando com
custos fixos, reduzindo a jornada de trabalho em acordo com a equipe. Também
não abra mão de seus contatos comerciais e da construção contínua da imagem do
seu negócio. Lembre-se: no momento da retomada, você vai precisar contar com a
sua equipe, que já conhece o seu modo de trabalhar e também das pessoas e
empresas com quem manteve boas relações”, diz o consultor.
Metas revistas e
compartilhadas
Roberto também
ressalta que as metas devem estar claras para toda equipe, bem como os
resultados. Se elas não foram cumpridas é preciso avaliar o motivo e logo em
seguida traçar um novo planejamento. “Transparência neste ponto é fundamental,
porque as pessoas saberão aonde a empresa quer chegar e poderão visualizar de
forma bem clara o que se espera delas”, ressalta.
Tenacidade
Esta, segundo o
consultor, é uma das principais características dos empreendedores de sucesso.
“Não dá para desistir no meio da tempestade. É preciso manter-se forte e buscar
soluções variadas e criativas para superar as adversidades. Manter-se firme em
seus propósitos é fundamental nessa época e fará toda a diferença no momento em
que a economia der sinais de crescimento”, conclui.
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