EMPREENDEDORISMO E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

ARTIGO DO PROFESSOR DOUTOR ANDRIEI JOSÉ BEBER

Carismático, elegante e adorado por seus alunos, o economista austríaco Joseph Schumpeter foi uma das personalidades mais incomuns do século XX. Talvez tenha sido o pensador mais influente de todos os tempos quando se pensa em inovação, empreendedorismo e capitalismo. Para ele, o capitalismo tem como característica essencial uma força denominada processo de destruição criativa. Esse axioma baseia-se no princípio de que o desenvolvimento de novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados representa a destruição do velho para se criar o novo.ANDREI imagem_release_1011360

Pela definição de Schumpeter, o agente básico desse processo de destruição criativa está na figura do empreendedor. Embora cada empreendedor seja diferente, há algumas características que frequentemente emergem nesses indivíduos: otimismo, autoconfiança, coragem para aceitar riscos, desejo de protagonismo, resiliência e perseverança. Maquiavel, por sua vez, complementa: “empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre os obstáculos e as oportunidades, e eles são capazes de transformar ambos em vantagem”.

Nos últimos tempos, muito se tem falado sobre o futuro do trabalho. A ansiedade compartilhada por muitos na tentativa de entender o impacto que as novas tecnologias têm sobre as indústrias, tende a reduzir essas discussões ao pressuposto de que máquinas inteligentes farão coisas extraordinárias para melhorar a vida das pessoas, tornando o trabalho humano obsoleto, criando, assim, uma distopia sem emprego. O empreendedorismo deve ser encarado como uma saída para a mobilidade social ascendente, uma maneira para a população média construir riqueza.

Mas por que o empreendedorismo e a inovação estimulam o desenvolvimento econômico? Preliminarmente, a resposta parece intuitiva: o empreendedorismo é essencial na promoção do crescimento econômico.

Entretanto, a contribuição dos empreendedores é mais abrangente, podendo se destacar em quatro campos distintos: Investimento em produtos e serviços que as pessoas precisam – tradicionalmente, empreendedores criam novos negócios em resposta a necessidades não satisfeitas; Geração de emprego e renda – ao contratarem funcionários, as novas empresas criam oportunidades de trabalho, apoiando a melhoria da qualidade e padrão geral de vida das pessoas; Promoção de eficiência tecnológica – capacidade de transformar ideias em novos produtos e serviços é a principal fonte de prosperidade para qualquer economia; Impacto social, econômico e ambiental da inovação, que é crucial quando para enfrentar os desafios ambientais da atualidade – práticas de negócio inovadoras criam eficiência e conservam recursos, tendo impacto direto sobre a qualidade e custo de vida das pessoas.

Em contrapartida, é fundamental reconhecer que o empreendedorismo e inovação dependem do acesso e participação. Empreender significa desenvolver uma ideia, transformando-a em um negócio. Para que os empreendedores possam dar vida às suas ideias, é indispensável a existência de um ambiente de negócios apropriado. Sob condições adequadas, ao propor soluções inovadoras para os desafios cotidianos, os empreendedores têm um poder incrível de servir à sociedade e garantir prosperidade econômica. E como vaticinou Schumpeter: “A competição que mantém um homem de negócios acordado não é a dos concorrentes baixando o preço, mas de pessoas empreendedoras tornando seu produto obsoleto”.

 

Andriei José Beber é professor doutor da IBE-FGV.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PALESTRA MARCA LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA EM CAMPINAS

As empresas familiares respondem por dois terços do total de empresas no mundo. No Brasil, …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn