BAGGIO CAFÉ LANÇA NOVA IDENTIDADE VISUAL

Aroma encorpado, grãos especiais, sabores marcantes e exclusivos. A personalidade da Baggio Café, empresa centenária no cultivo de grãos, é facilmente percebida em todos seus produtos. Para manter a marca moderna, expressiva e conectada com seu público alvo, a Baggio decidiu atualizar sua identidade visual e apostou na tendência mundial de simplificar o logo e torná-lo memorável.baggio café unnamed (4)

A mudança aconteceu após um estudo sobre tendências de design e linguagem de comunicação feitos no exterior. Uma imersão feita no mercado europeu de cafés, revelou tendências e aspectos emergentes não só de design gráfico, mas também no estilo de vida dos consumidores, que impulsionou o rebranding da marca. Após optar por um novo posicionamento estratégico, a empresa decidiu traduzir em imagens e símbolos visuais tudo o que a Baggio já havia incorporado sem sua missão e visão de mercado.

Segundo o diretor de marketing, Fernando Baggio Amuchastegui, a mudança precisaria ser marcante. “A Baggio Café nasceu de uma tradicional família produtora de grãos, em 1886, e mesmo tendo mais de 130 anos de história, nunca parou de inovar. Ser reconhecida como tradicional e inovadora ao mesmo tempo é um artigo raro para a grande maioria das empresas. Aliar seu legado histórico às demandas da modernidade exige muita flexibilidade. Felizmente, isso a Baggio Café tem de sobra”, diz.

A nova identidade visual foi desenvolvida por um estúdio de branding internacional, que levou em consideração a percepção da empresa em todos os pontos de contato com o consumidor. Foram incorporados ao logo os aspectos emocionais, que apontaram a força da tradição, e os racionais, que destacaram a qualidade de origem dos grãos. A marca foi descrita como uma personalidade moderna, confiável, vencedora e, principalmente, apaixonante. “Após o estudo, chegamos à conclusão de que a identidade poderia ser simples, já que nossos produtos são cheios de personalidade. Nossos sabores nos tornam memoráveis”, destaca.

Dentro da nova proposta de branding, podemos perceber quatro fatores que são intrínsecos ao conceito de marca: a tradição, reforçada pela data de origem, a emoção, que mostra a ligação afetiva com o café, a qualidade dos produtos e a inovação expressa por meio da modernidade da linguagem visual. O branding da empresa não se resume apenas à logomarca, mas sim a todos os materiais visuais de apresentação. “O logo em sí segue uma tendência mundial de simplificar a linguagem de comunicação, tornando a marca simples e ao mesmo tempo cheia de personalidade. Para ajudar a traduzir a empresa, os outros materiais de comunicação e aplicações são carregados de símbolos, padrões e significados”, explica.pablo-merchan-montes-251879_1024x

Com a nova identidade visual, a Baggio pretende tornar todos os produtos mais facilmente reconhecidos no ponto de venda. Ao fortalecer a marca e não as linhas de produtos, a Baggio quer fortalecer seu relacionamento com o consumidor, transmitindo confiança e criando um vínculo de representatividade e empatia. “Temos um jeito bem artesanal de trabalhar. Somos reconhecidos por produzir um café de qualidade, que vai do cultivo da semente à ao espresso na xícara. Nossos produtos são feitos por pessoas apaixonadas por café e essa característica ajuda a construir uma conexão com nossos clientes, que reconhecem o sabor e aroma especial e se sentem diferenciados”, garante.

Além da mudança no visual, a Baggio deve apresentar ao mercado outras novidades. “Somos uma empresa de nicho, com um público muito exigente. Oferecer novidades é quase que uma obrigação. Recentemente lançamos os sabores de cápsulas aromatizadas: Chocolate Trufado, Menta e Caramelo, e apesar de ser novidade os produtos já são um sucesso”, esclarece. A logomarca mudou, mas vale ressaltar que o aroma e sabor continuam intactos. Os cafés da Baggio são reconhecidos pela qualidade e já foram premiados pela ABIC oito vezes.

A história da família Baggio com o cultivo de café iniciou-se em 1886, quando Salvatore Baggio, imigrante italiano, chegou à região da Alta Mogiana, no interior de São Paulo. Com muito trabalho, em 1890, comprou seu primeiro pedaço de terra. Logo foi crescendo pelo estado de São Paulo, Paraná e em meados dos anos 70 seus descendentes expandiram a produção para o sul de Minas Gerais. O carinho e a tradição do cultivo foram transmitidos de geração para geração, sendo preservado o conceito artesanal e puro deixado pelos ancestrais, associado a uma tecnologia de ponta e ao acompanhamento de agrônomos renomados.

Em 2006, Liana Baggio Ometto, bisneta de Salvatore, resolveu dar um novo e importante rumo à história da família, criando a marca Baggio Café. A empresa utiliza um delicado processo para torrar os grãos produzidos nessas fazendas para transformá-los num saboroso e diferenciado produto. O portfólio atual inclui as linhas Baggio Gourmet (três vezes eleita como Melhor Café do Brasil, pela ABIC), Baggio Bourbon (também premiado pela ABIC), Baggio Aromas, Baggio Caps, Gran Reserva, Caffe.com e Fatto Uno.

Imagem 1 – Nova identidade Visual da Baggio Café.

Foto 1 – Baggio Café em grãos

Crédito: Divulgação.

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