BENEFÍCIOS REDUZEM TURNOVER NAS EMPRESAS

08 de agosto de 2014.
O amadurecimento
do mundo empresarial resultou em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Com isso, a fidelização do quadro de colaboradores tornou-se palavra de ordem
para as empresas e também um desafio, já que profissionais com destaque em suas
áreas de atuação passaram a ser disputados pelas organizações. Nesse sentido,
cunhou-se a expressão turnover, um termo da língua inglesa que, no âmbito dos Recursos Humanos, é usado
para referenciar um sério problema atualmente enfrentado pela empresas, a alta
rotatividade de funcionários.
Hoje, cada vez mais empresas se preocupam com a medição do turnover,
pois ele pode desencadear uma série de outros problemas como baixa
produtividade, queda nos lucros e graves danos à saúde organizacional, uma vez
que a rotatividade impacta diretamente na motivação e comprometimento das pessoas,
gerando consequências
indesejáveis como o absenteísmo, por exemplo, e resultando, por
fim, na perda de credibilidade.
Em função desse
cenário, uma solução eficaz encontrada
pelas empresas tem sido o oferecimento de benefícios inovadores,
além da remuneração direta. Existem vários tipos de vantagens que podem
ser disponibilizadas aos colaboradores e algumas delas acabam sendo
reconhecidas como diferencial de determinada empresa ou cargo.
O supervisor de Recursos Humanos da AD Corretora de Seguros, Cristiano Borin, aponta a assistência
odontológica e o seguro de vida em grupo como exemplos de benefícios que possuem
baixo custo e despertam o interesse do colaborador, contudo, afirma que o plano de saúde costuma ser o benefício favorito e
que possui maior atratividade em momentos nos quais um profissional tenha que
optar entre duas oportunidades de trabalho. “Plano de assistência médica faz
toda diferença e atualmente representa o segundo maior custo com pessoas depois
da folha de pagamento”, destaca. Como outros exemplos de benefícios bastante
valorizados, Borin cita a implantação de treinamentos e programas estruturados
de distribuição de lucros.
Mas independente
dos benefícios que fazem mais sucesso, Borin ressalta que para reter talentos,
hoje as organizações têm o desafio de apresentar programas de benefícios que
sejam realmente atrativos e consistentes. Segundo ele, de nada adianta oferecer
um bom plano de assistência à saúde se a empresa não possuir uma boa política
de benefícios que contemple, por exemplo, uma contributariedade vantajosa para
titulares e dependentes. “As empresas precisam ter cuidado na adoção de seus benefícios,
pois um programa desinteressante certamente não irá ser reconhecido como valor
agregado. Alguns benefícios podem gerar descontos adicionais
aos salários, afetando a remuneração direta e, muitas vezes, gerando
consequências negativas na satisfação do colaborador, ao invés de motivá-lo”,
alerta. Para evitar falhas em seus programas de benefícios, “a tendência é que as organizações criem alternativas customizadas e correspondentes
aos reais interesses de seus colaboradores”, explica.  
Para Bruno
Zanzarini, Gerente Técnico da área de Benefícios da AD, o que cada profissional
reconhece como benefício varia de acordo com características e necessidades
específicas e, por isso, é muito importante o desenvolvimento de uma política
de benefícios que seja, além de atrativa, também coerente com o momento da empresa
e o perfil de cada indivíduo.
Ainda segundo
Zanzarini, além da retenção de talentos, uma política de benefícios bem
estruturada pode fortalecer a imagem organizacional, trazer
reconhecimento de mercado e gerar a obtenção de melhores resultados por meio de
uma equipe comprometida e engajada. “A oferta de benefícios é percebida pelo
colaborador como um reconhecimento por sua dedicação e, ao mesmo tempo, uma
forma de mantê-lo motivado. Ademais, tendo a tranquilidade de ter a assistência
necessária no momento de uma necessidade, o colaborador pode focar seus
esforços na realização de suas atividades com primazia”, garante.
Especializada no
desenvolvimento de produtos customizados para empresas, a Consultoria de
Benefícios da AD conta com 4 diferentes etapas no processo de atendimento ao
cliente – Consultoria, Relacionamento, Gestão de Saúde e Técnica de Produtos.
Dentre as ações que desenvolve, estão o diagnóstico e proposta de soluções para
o cliente, mapeamento de riscos, otimização de custos, apoio nas negociações,
promoção de saúde, prevenção e gerenciamento de riscos.
Com o foco sempre
em pessoas, a AD trabalha com as mais diversas soluções para Recursos Humanos,
como Assistência Saúde e Odontológica, Seguro de Vida em Grupo, entre outros.
Foto 1 – Cristiano Borin, Supervisor de Recursos Humanos da AD Corretora de Seguros.
Foto 2 – Bruno Zanzarini, Gerente Técnico da área de Benefícios da AD.
Crédito: Divulgação.

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