BRASIL TERÁ 148 MILHÕES DE ASSINANTES DE INTERNET MÓVEL EM 2019

15 de julho de 2015.
O Brasil está mais conectado e os
gastos com internet móvel tendem a ultrapassar os da fixa ainda em 2015, sendo
duas vezes maior nos próximos cinco anos. Estas afirmações são resultado da
pesquisa Global Entertainment and
Media Outlook 2015 – 2019 
da PwCque analisa
13 segmentos do setor, entre eles o de telecomunicações.
De acordo com a pesquisa, os
indicadores são otimistas. Os gastos com acesso à internet no país devem
alcançar US$ 29 bilhões em 2019, com crescimento médio de 17,1% ao ano. O
número de assinantes de internet móvel também vai crescer significativamente,
alcançando 148,2 milhões no final de 2019. Na E&M Outlook, o
acesso à internet é composto pelo valor gasto pelo consumidor com a assinatura
do serviço de banda larga fixa ou móvel, podendo ser de uso residencial ou
comercial. É considerado um gasto digital.
A pesquisa faz um comparativo entre
os gastos com entretenimento e mídia. Em 2014, o consumo de produtos do setor foi responsável por
38% da receita, seguido da publicidade (32%) e do acesso à Internet (30%). A
tendência, em 2019, é que este último ocupe a primeira posição com 41%.
Publicidade e consumo teriam, respectivamente, 29% e 30%. “O crescimento da
internet acontece devido a alguns fatores, mas a contínua inclusão das classes
emergentes e o investimento em infraestrutura são os mais importantes para esse
resultado”, explica Marcelo Ribeiro, gerente sênior da PwC Brasil e
especialista em telecomunicações.
Em 2014, a penetração de smartphones
no Brasil era de 35% do mercado. Para 2019, a PwC projeta que essa taxa será de
63%. “Hoje, podemos dizer que internet móvel representa 48% da receita de
acesso no Brasil. Daqui a cinco anos, ela chegará a 70%. Ou seja, enquanto a
receita de internet fixa terá um crescimento médio de 5,6%, a móvel registrará
26.3%”, destaca o gerente sênior. De acordo com a consultoria, o Brasil, que ocupa o
8º país no ranking em gastos com acesso à internet, conquistará o quarto lugar
em cinco anos.
Em sua 16º edição, o levantamento
avalia os gastos dos consumidores e investimentos com publicidade em 54 países.
A análise foi realizada em 13 segmentos do entretenimento, que inclui TV aberta
e fechada, revistas, jornais, internet, música, outdoor, cinema, games, entre
outros. 
As firmas do
network PwC assessoram empresas e indivíduos a criar o valor que eles buscam.
Somos um network de firmas que atuam em 157 países com mais de 195.000
profissionais que se dedicam a prestar serviços de alta qualidade em auditoria,
consultoria tributária e de negócios.
Foto: Marcelo Ribeiro, gerente sênior da PwC Brasil e especialista em telecomunicações.
Crédito: Divulgação. 
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