COLUNA DA PROFESSORA E PSICÓLOGA ELINE RASERA

QUOCIENTE DE ADVERSIDADE
Fator determinante para o sucesso pessoal e profissional
Assim como o QI (Quociente Intelectual), o QE (Quociente Emocional), QS
(Quociente Espiritual) , também o QA (Quociente de Adversidade)  são
competências fundamentais para o sucesso pessoal e profissional. 
Nas empresas, esses conceitos têm estado em alta, compondo a avaliação
da performance de profissionais das diversas escalas hierárquicas da
organização.
QA – Quociente de Adversidade, termo utilizado por Paul Stoltz,
pesquisador norte-americano, que desenvolveu um modelo para indicar o quanto
uma pessoa consegue lidar adequadamente com acontecimentos indesejados, porém
corriqueiros do nosso dia a dia:  as adversidades.
Segundo Paul, “…quem possui um alto QA, supera imprevistos mais
facilmente e apresenta mais chances de crescer mesmo sem ser gênio”. É preciso
trabalhar bem com adversidades e, nesse caso, “trabalhar bem significa ter um
mecanismo pessoal que lhe permita manter-se emocionalmente equilibrado mesmo em
momentos de crise”, diz Stoltz, que conclui ainda que “manejar adversidades é
algo que pode ser aprendido e ensinado”. 
Os exemplos são muitos e acontecem a todo momento. Desde o momento que
acordamos, transitamos pelas nossas rotinas, até o momento de novamente
descansarmos; as adversidades estão presentes. São inerentes ao viver.
Mas como enfrentarmos os imprevistos com inteligência e, acima de tudo,
com  equilíbrio emocional?
Vamos imaginar um dia comum: quando acorda e pensa que tudo está na mais
perfeita ordem.  No trabalho, uma reunião o aguarda, com a
responsabilidade de apresentar um importantíssimo projeto. Todo material foi
preparado com atenção e cuidado. No início da manhã, se veste com bastante
esmero e está otimista e seguro para o evento. Porém, durante o caminho o pneu
do carro fura. Não há muito tempo para a troca e ninguém que um visual
descuidado minutos antes de uma apresentação. Pronto! Lá se vai o bom humor,
expectativas positivas e até a segurança necessária para sua apresentação.
No entanto, como você irá resolver esse problema e com que nível de
controle emocional você ficará é o que determina seu nível de QA.
Diante de situações adversas, de conflitos nas relações interpessoais e
de eventos estressantes, saber lidar com o problema de modo equilibrado,
certamente será um fator de sucesso pessoal e profissional.
E como desenvolver essa capacidade?
Primeiramente identificar a necessidade e desejar desenvolver essa
competência. Mudança de padrão mental e outras técnicas utilizadas para
melhoria de comportamento fazem parte do processo de Coaching, um processo
interativo que auxilia a pessoa a realizar modificações necessárias para
satisfaça e sucesso, quer na vida pessoal e ou profissional.
Outras metodologias também podem ser eficazes nesse processo. De
qualquer maneira, ter claro a necessidade de desenvolvimento, já é um grande
passo para tornar-se um melhor e mais competente profissional, com uma carreira
promissora.
Para finalizar, se não conseguir administrar o problema do pneu com
sucesso, talvez não esteja tão preparado para a apresentação do projeto na
empresa.
Eline Rasera, psicóloga, coach e
professora do curso de Pós-graduação em Administração de Empresas da IBE-FGV.

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