COLUNA DA TANTAS COMUNICAÇÃO COM LUIZ FERNANDO BOTTAN

02 de setembro de 2014.
Campanha
Eleitoral: uma ofensa à comunicação

 Luiz Fernando Bottan
Rostinhos maquiados, cabelos engomados,
roupas de primeira linha e sorrisos amarelos invadem o horário nobre da
Televisão brasileira a cada dois anos. Dentro de concorridos segundos, as
figuras carimbadas tentam provar, utilizando palavras manjadas e frases
clichês, que são capazes de mudar a cidade, o estado, o país e o mundo em
quatro anos. Os expectadores? Pessoas incrédulas e descontentes, afinal essa
“idiotice” está roubando o espaço da tão aguardada novela das nove.
Sem precisar citar, o leitor percebeu que o
cenário retratado acima é o horário político eleitoral, e que esse roteiro se
repete há muitos anos. No entanto, é impossível acreditar que a falta de
novidade, essa que provoca a dispersão popular das propagandas televisivas,
acontece por falta de recursos financeiros de nossos representantes. Todos os
dias, noticiários mostram que o dinheiro está longe de ser o problema dos
políticos, e que poderia ser utilizado de modo muito mais efetivo, inclusive no
investimento da campanha. E essa é só a ponta do iceberg…  
A intenção não é chover no já encharcado
campo das falcatruas do pessoal de Brasília, mas sim no da falta de organização
e o despreparo tanto do político, como das respectivas assessorias, as quais
“autorizam” a divulgação de propagandas eleitorais vexatórias, aquelas que
fazem o público se perguntar se o candidato está falando em português. A
Poluição visual e sonora, as leituras atrapalhadas de teleprompters e as frases
mal construídas provam, a cada dia de horário político, que a grande maioria
dos participantes não está preparada para assumir cargos públicos.
São dois anos no mínimo de planejamento. Não
é possível que dentro desse tempo não dê para investir em uma equipe de
comunicação séria, decente, que faça a propaganda eleitoral organizada, que
promova a imagem do cidadão e apresente com clareza as principais propostas de
governo.
Quando as paródias e piadas do Tiririca
chamam mais atenção que as demais propagandas eleitorais, é porque muita coisa
está errada.
A Tantas Comunicação é dirigida pelos
jornalistas Juliana Freitas e Alberto Augusto e elabora estratégias de
comunicação integradas destinadas ao fortalecimento da imagem e da
credibilidade das organizações junto aos seus públicos. A Tantas Comunicação
conta com uma equipe de jornalistas e designers especializada em comunicação
empresarial, o que engloba os serviços de Assessoria de Imprensa, Publicações
Customizadas, Comunicação Interna, Monitoramento de Redes Sociais e Conteúdo
Web. Saiba mais: www.tantas.com.br.
Luiz Fernando Bottan é graduado em jornalismo
pela PUC-Campinas, trabalhou na assessoria de imprensa do Consórcio PCJ e hoje
é assessor da TANTAS Comunicação.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LIDE CAMPINAS PROMOVE ENCONTRO SOBRE INVESTIMENTO E MORADIA NOS ESTADOS UNIDOS

O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn