DESCUBRA A RELAÇÃO DO LEAN MANUFACTURING COM A REDUÇÃO DE CUSTOS OPERACIONAIS

Muitas empresas almejam encontrar novas formas de agilizar os processos e reduzir custos na produção para se tornarem mais competitivas no mercado. E um dos métodos conhecidos para isso é o modelo do Lean Manufacturing, também chamado de Sistema Toyota de Produção. Apesar de conhecido, continua sendo útil e atual na gestão de produção da indústria, pois promove a eficiência operacional, evita o desperdício de insumos e contribui para a qualidade dos produtos.

De origem japonesa, a filosofia Lean se tornou globalizada quando os carros de uma empresa automobilística podiam ter uma qualidade diferenciada a um baixo custo de produção. Taiichi Ohno foi o engenheiro responsável neste processo que se difundiu pelo globo e hoje é utilizado em inúmeros ramos da indústria.

E para colocar o modelo em prática é necessário conhecer internamente a empresa. Visitar o chão de fábrica, observar o funcionamento e as etapas de produção, ter conhecimento sobre as rotinas diárias, estudar os produtos e os seus custos reais. Dessa forma, identificar os problemas e oportunidades existentes contribui para a implementação das melhorias necessárias. Conversar com a equipe e considerar diferentes pontos de vista, também se faz necessário.

Otimizar a produção é a missão do Lean Manufacturing e, por isso, a manutenção preventiva é essencial. Ela auxilia na continuidade das atividades, impede a interrupção do fluxo de trabalho, evita gastos imprevistos e contribui com a segurança dos funcionários. Outra forma de reduzir custos, é atentar-se aos equipamentos subutilizados ou parados que a empresa possui, pois além de ocupar espaço físico podem gerar custos adicionais.

Posto isso, se faz necessário uma gestão de ativos eficiente para identificar esses equipamentos, realocá-los ou vende-los.  Para essa tarefa, a EquipNet, empresa especializada em equipamentos industriais usados, pode auxiliar em todo o processo, desde a avaliação, precificação e venda do maquinário através do seu marketplace global. “Além do investimento em um equipamento usado ser menor em comparação a um equipamento novo, ele cumpre sua função e pode gerar a produtividade necessária. Desta forma, a economia obtida pode ser revertida em pesquisa, mais desenvolvimento e outras formas para o aumento na produção”, explica Roberta Bosignoli, gerente de operações e desenvolvimento de negócios da EquipNet. “Eliminar desperdícios, focar na redução de custos e ganhar no produto final, pode ser a chave para a empresa ganhar mais competitividade no mercado, pois como se diz no Lean, o que realmente interessa é o que agrega valor ao cliente”, finaliza.

A EquipNet é uma empresa norte-americana com mais de 20 anos de atividade, que atua globalmente auxiliando seus clientes durante todo o processo de negociação de equipamentos usados/desativados. Com escritório no Brasil, a empresa tem a expertise de conduzir o gerenciamento da negociação entre os vendedores e potenciais clientes, garantindo avaliação justa dos equipamentos. A Equipe contribui impulsionando a sustentabilidade nas empresas através do gerenciamento de excedentes e atua em mais de 20 segmentos como alimentício, farmacêutico e P & D, atendendo desde pequenas empresas até corporações multinacionais.

 

Foto: EquipNet tem a expertise de conduzir o gerenciamento da negociação entre os vendedores e potenciais clientes, garantindo avaliação justa dos equipamentos.

Crédito: Divulgação.

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