ESPECIALISTA MOSTRA COMO INTELIGÊNCIA EMOCIONAL CONTRIBUI PARA UM MELHOR DESEMPENHO PROFISSIONAL

Muitos ambientes profissionais frequentemente proporcionam atividades que podem acelerar os batimentos cardíacos, causar nervosismo ou deixar as pessoas mais ansiosas. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), cerca de 18,6 milhões de brasileiros lidam diariamente com algum transtorno de ansiedade, cenário que, segundo a especialista da divisão em Saúde e Bem-estar da mhconsult, Cinthia B. Martins, reforça a importância de uma adequada inteligência emocional. “Isso porque o controle emocional desempenha um papel crucial no sucesso individual e no ambiente de trabalho. Trata-se de um comportamento que pode impactar a eficácia, a qualidade das relações, o bem-estar dos funcionários e a cultura da empresa como um todo. Portanto, é uma habilidade valiosa para ser cultivada e desenvolvida. Além disso, um estado emocional equilibrado pode melhorar a motivação e o estado de ânimo, o que, por sua vez, pode levar a uma maior produtividade”, diz a especialista.

Cinthia Martins explica que o controle das emoções é um processo contínuo em que toda emoção deve ser acolhida, jamais suprimida, e sempre gerenciada de maneira saudável e construtiva. Algumas dicas importantes para essa jornada incluem reconhecer e identificar os próprios padrões emocionais e gatilhos; praticar meditação e mindfulness, para ajudar a manter o foco e reduzir a reatividade emocional; e praticar a autorregulação, para sempre adiar gratificações e controlar impulsos.

Outros hábitos que devem ser constantemente trabalhados incluem ainda falar sobre as próprias emoções com amigos, familiares ou um terapeuta; praticar a empatia para entender as perspectivas e os sentimentos dos outros; treinar o perdão a si e aos outros; aceitar as imperfeições; estabelecer limites; e praticar exercícios físicos regularmente, para melhorar o humor e ajudar a controlar o estresse.

Melhor gestão do tempo

Cinthia Martins explica que o controle emocional também pode contribuir para uma melhor gestão do tempo. “Quando se está emocionalmente equilibrado é possível evitar distrações causadas por emoções intensas, como raiva, ansiedade ou frustração, o que promove um considerável ganho em horas, que outrora seriam desperdiçadas com sensações negativas e desnecessárias”, destaca.

Nesse cenário, outros benefícios proporcionados por um adequado controle emocional são uma tomada de decisões ponderada, evitando que se gaste tempo corrigindo erros; resolução eficaz de conflitos, garantindo que situações não se prolonguem desnecessariamente; comunicação eficiente, o que reduz a probabilidade de mal-entendidos; e menos procrastinação, evitando que tarefas importantes sejam adiadas.

Cinthia Martins reforça que cada indivíduo é único e o que funciona para uma pessoa pode variar para outra. “Logo, a principal dica é sempre experimentar diferentes técnicas e estratégias para descobrir o que melhor se adequa a você e a sua rotina profissional”, conclui.

Com o objetivo de desenvolver pessoas capacitadas para os negócios, a mhconsult entende que cada empresa atendida é única e possui desafios, negócios e pessoas diferentes, portanto, oferece soluções adaptadas e acredita que ouvir com atenção e fazer boas perguntas é fundamental para um processo de criação.

 

Foto: Especialista da divisão em Saúde e Bem-estar da mhconsult, Cinthia B. Martins.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

COMO O CIDADÃO PODE SE PROTEGER DAS FAKE NEWS NAS ELEIÇÕES

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já disponibiliza aos cidadãos o Sistema de Alerta de Desinformação …

Facebook
Twitter
LinkedIn