segunda metade da década de 90. É a chamada geração Z, que tem uma faixa etária
de 16 a 20 anos. Uma pesquisa recente, realizada pela empresa de consultoria e
pesquisa Millennial Branding com jovens de dez países, incluindo o Brasil,
mostra que a maioria desses novos profissionais é menos motivada por altos
salários, por exemplo, do que a geração anterior, a Y. Eles preferem ter
oportunidades de crescimento e um ambiente agradável de trabalho.
Nas empresas, a chegada de uma nova geração implica em pessoas de diferentes
idades, costumes e estilos trocando experiências, gerenciando conflitos e
vivendo no mesmo ambiente de trabalho. De acordo com o consultor da Mega
Empresarial, Roberto Vilela, antes de qualquer coisa, é preciso não
generalizar. “Muito se fala na divisão das gerações: baby boomer, Y e Z. Mas
cada individuo é diferente e não se pode deixar que as características gerais
engessem todas as pessoas de determinada geração”, ressalta.
De Y para Z: pouca diferença de tempo, grande diferença de comportamento
diferenças entre elas são grandes.
A geração Y, que representa as pessoas nascidas no fim da década de 1970 e
início dos anos 1980, é encantada com os recursos tecnológicos, por exemplo.
“Como muitas pessoas visualizaram as transformações que a tecnologia
trouxe, conseguem estabelecer um comparativo entre o antes e o depois. Por
isso, valorizam e enaltecem essas novas ferramentas”, comenta.
Já para a geração Z, que nasceu na efervescência da tecnologia e não sabe como
era viver longe dos bytes, a utilização destes recursos é absolutamente natural.
Também por conta desta proximidade com todos que a internet traz, com as redes
sociais especialmente, os integrantes da geração Z têm mais dificuldades de
entender e lidar com a hierarquização nas companhias. “Se ele adicionou o
presidente da empresa numa rede social e sabe da sua família e dos seus gostos
pessoais, o profissional Z entende que tem abertura para se reportar
diretamente ao executivo mais importante da companhia. E muitas vezes há
gerentes e coordenadores que precisam ter seus espaços respeitados”,
afirma.
A geração Z também chega ao mercado com um alto nível de exigência em relação
às oportunidades que a empresa vai trazer. Mas tudo para estes profissionais é
mais urgente. “O plano de carreira precisa estar alinhado, formatado e disponível.
Já no primeiro dia, o profissional Z quer saber qual é o ponto mais alto e
quais são os degraus que ele deve atingir para chegar lá da maneira mais rápida
possível”, explica o consultor.
Por fim, o ambiente de trabalho em nada pode lembrar monotonia ou controle
excessivo. Para Roberto, o desafio é fazer com que essa geração tenha liberdade
para trabalhar e, ao mesmo tempo, que tenha foco.
Estratégias para driblar as dificuldades
saber lidar com as expectativas. Por isso, segundo Roberto, as metas a médio e
longo prazo podem ser uma armadilha. “Não posso dizer para um individuo da
geração Z que se ele atingir a meta, daqui a um ano ganha uma viagem
internacional. Para ele, um ano é muito tempo”, diz.
A sugestão é que as metas sejam fracionadas. “No tempo de um mês, no
máximo. Há empresas que já adotam metas semanais para conseguir manter a equipe
motivada”, diz.
Além disso, o feedback é fundamental. Todos os colaboradores precisam receber
retornos sobre o seu desempenho. Mas, no caso da geração Z, essa necessidade é
ainda mais latente. “Como têm um desejo de ascensão rápida, eles querem
saber se estão sendo relevantes para a empresa e onde podem melhorar”, comenta
Roberto.
Para concluir, o consultor ressalta que todas as gerações têm muito a aprender
e ensinar. “Se você souber alinhar sua forma de gerir com as diferentes
pessoas, para conviver com essas características, você vai tirar bons
resultados desses colaboradores, porque eles estão disponíveis a encarar
qualquer desafio”, finaliza.
Fundada pela experiência de Berenice Cristina Buerger e Roberto Vilela nas
áreas de recrutamento de profissionais estratégicos e estratégias comerciais, a
Mega Empresarial completa 15 anos em 2015.
Localizada em Blumenau (SC), mas com atuação em todo o Brasil, a consultoria
trabalha nas áreas de headhunter, consultoria comercial, treinamentos
vivenciais e palestras.