INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ALAVANCA VENDAS NO VAREJO

A Propzmedia, empresa de tecnologia com sede em Campinas e filial em São Paulo, aplica a inteligência artificial para alavancar vendas no varejo físico. A combinação de CRM, Big Data e machine learning, aliada à expertise no segmento, automatiza de forma personalizada o envio de campanhas de marketing digital em múltiplos canais. A tecnologia desenvolvida pela Propzmedia é israelnacaxe_baixacapaz de entender a jornada de consumo, predizer ofertas mais atraentes e reagir em tempo real, ativando os consumidores certos momentos antes de cada missão de compra.

A Propzmedia foi fundada por Israel Nacaxe e Manuel Guimarães em 2012 com objetivo de aumentar a relevância e a personalização das ofertas enviadas aos clientes de supermercados, farmácias, postos de gasolina. Eles construíram uma empresa que já triplicou de tamanho nos últimos dois anos – justamente no pior da ‘crise’ econômica brasileira e no período em que o varejo menos cresceu.

Israel Nacaxe disse que não importa a quantidade de dados que você tem se esses dados são “burros”. “A gente passou a desenvolver tecnologia para transformar esses dados “burros” em informação e conhecimento para o varejista de maneira a fomentar o relacionamento dele com o consumidor. Nós temos algoritmo de  machine lerning, que a gente chama de inteligência de máquina que rodam em ambiente de rede neural. Esses algoritmos aprendem o comportamento do consumidor tentando adivinhar quais são os próximos momentos de decisão que esse consumidor vai ter. A gente mede esse consumidor em diversos momentos  de compra e a partir do momento que eu sei que esse consumidor vai a um supermercado ou a uma farmácia, que ele costuma ir entre 5 e 6 vezes no supermercado por mês ou costuma ir na farmácia  de propzmedia_retailmarketingduas a 4 vezes por mês, então eu consigo adivinhar qual é o próximo momento de decisão dele e tento apresentar a melhor oferta”, explica.

O propósito da Propzmedia é aplicar a tecnologia desenvolvida para transformar a experiência de consumo do cliente de forma personalizada e de forma automatizada.

O diretor da Propzmedia, Israel Nacaxe disse que os dados referentes ao consumidor são coletados de diversas formas. “Você coleta dados pelas redes sociais, através de um aplicativo que você disponibilizou para ele e foi baixado, mas principalmente a gente tem a informação da compra identificada dele, ou seja, quando ele fornece seu CPF no caixa e eu passo a relacionar os itens que ele está comprando com a sua identidade. A partir daí eu tenho um histórico completo de todos os itens que a gente chama de SKU (Stock Keeping Unit), que é a unidade mínima de estoque que o varejista mantém com a sua identidade. A partir do nível de SKU eu consigo saber item a item do consumo. Isso faz com que a gente tenha conteúdo para de fato transformar os dados em inteligência”, diz.

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O varejo físico de alta frequência como mercados e farmácias, postos de gasolina, entre outros, por exemplo, já consegue mapear toda jornada de consumo dos clientes que passam pelos cartões seja da loja ou de crédito e, com esse grande volume de dados é possível extrair e prever quais serão de fato as próximas intenções de compras.

A tecnologia desenvolvida pela Propzmedia está por traz daqueles tablóides digitais com ofertas enviados por SMS ou e-mail, porém, criado de forma automatizada, a partir do histórico de compras de cada cliente, com ajuda da aprendizagem de máquinas e big data (dados coletados com o uso do cartão da loja). Com quase 5 anos de mercado a empresa já atende clientes como Bradesco, Via Varejo, Cencosud e Ipiranga, entre outras.

 

Foto 1 – Diretor da Propzmedia, Israel Nacaxe.

Foto 2 – Ofertas de compras enviadas pela Propzmedia através de SMS.

Foto 3 – Israel Nacaxe e a equipe da Propzmedia.

Crédito: Divulgação.

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