aquela roupa já está com os olhos no verão. E vice-versa. Esse espaço de tempo
entre a criação e o consumidor é ocupado por diversos processos: modelagem,
produção, fotografia, catálogo, representantes, visitas, pedidos e, só então,
entregas. Mas, ao contrário das companhias tradicionais, as marcas que
trabalham com fast-fashion buscam estratégias cada vez mais inovadoras para
encurtarem esse caminho.
É o caso da catarinense Marina&Gabriella. Para disseminar a marca pelo
país, as criadoras do negócio começaram seguindo os moldes tradicionais. Mas
logo viram que os desejos de proximidade com o ponto de venda e de entrega
rápida teriam que seguir por outros caminhos.
Identificaram que, para o ideal da marca, um dos pontos-chave era passar a
vender diretamente para as lojas, sem o processo de criação de catálogo e sem a
figura do representante comercial. “Tentamos algumas vezes, com profissionais
diferentes. Achamos que, para o nosso perfil de negócio, não estava encaixando
no momento”, comenta Marina Kloth.
Hoje, a Marina&Gabriella comercializa suas peças em 50 pontos de venda de diferentes estados brasileiros, sempre com um volume de peças pequeno – para oportunizar a exclusividade de quem compra – e, mais do que nunca, disseminando o lifestyle que a marca representa diretamente por quem a fundou.
Com a plataforma de e-commerce funcionando, as sócias da marca decidiram dar um novo passo: a extinção das coleções semestrais de verão e inverno. “Optamos por lançar capsule collections com cerca de 20 referências uma vez ao mês no nosso site. Assim, além de termos novidades sempre, ainda podemos acompanhar a mudança de estações de maneira mais gradativa, com opções intermediárias entre o calor ou o frio intensos”, comenta Gabriella Duarte.
Embora pareça uma estratégia simples, Gabriella alerta que a opção trouxe a necessidade de mais dedicação a cada processo. Ainda mais por conta da terceirização da produção. “Nosso contato com as confecções é constante, a criação também precisa ser e a cada mês buscamos uma locação que transmita o nosso sentimento em relação àquelas peças. Mas temos certeza que as nossas clientes percebem em tudo isso um diferencial da marca”, finaliza.