MARKETING DIGITAL PARA DIFERENTES GERAÇÕES DE EMPRESÁRIOS

30 de agosto de 2015.
ARTIGO
DE SANDRA TURCHI E CAMILA RYMKIEWICZ

Conjunto de
estratégias e ações aplicadas ao universo on-line, visando disseminar
conhecimento de uma marca, produto ou serviço, o marketing digital está presente
entre os empresários da chamada geração Y, formada por
pessoas que experimentaram desde cedo o uso da tecnologia e acompanharam de
perto o desenvolvimento de novos gadgets.
Tais profissionais geralmente estão assumindo cargos de mais relevância
estratégica nas empresas, inclusive sucedendo a avós, pais e tios no comando
dessas companhias. Essa geração conectada é constituída por usuários ativos
desse universo, imediatistas, preferindo táticas que tenham mais criatividade,
humor e sagacidade. Arriscam mais, naturalmente.
Ao contrário, a geração Baby Boomer,
composta por pessoas nascidas após a Segunda Guerra Mundial, entre 1946 e 1964,
tende a ser mais tradicional, menos impulsiva, evitar riscos e preferir
estratégias que lhes deem mais segurança.
Embora tenham perfis e valores muito distintos, ambas as gerações acabam reagindo
de forma parecida ao uso da Internet – acessam diariamente, possuem
computadores e tablets, gastam um bom
tempo on-line, assistem vídeos, consomem no e-commerce
e utilizam smartphones constantemente.

Empresários de ambas as gerações já perceberam as possibilidades e estão
investindo em marketing digital e colhendo ótimos resultados, se interessando em
descobrir novas estratégias que permeiam a web,
aumentando a verba destinada ao digital. O marketing digital se modifica
constantemente, e as empresas estão de olho nesse dinamismo para abrir e
conquistar novos nichos de mercado, mantendo os negócios atualizados e em
evidência.

Entretanto, as
ferramentas do mundo virtual vão além de simplesmente comunicar sobre o
negócio, gerar interesse da audiência e aumentar as vendas. Elas suscitam um
melhor relacionamento com o público-alvo das empresas, proporcionando cada vez
mais personalização da experiência do consumidor por meio de estratégias de
marketing de conteúdo, utilização de Google
Adwords
, Search Engine Optimization (SEO),
planejamento da presença nas redes sociais e, principalmente, de estratégias
para mobile, assim como aumento do
uso de vídeos.
Os bons resultados do marketing digital também se dão justamente por aliar
essas informações ao uso efetivo e estratégico do Big Data, segmentação e personalização das ações nesse universo
virtual de acordo com cada perfil, permitindo alcançar um atendimento satisfatório
a esses consumidores.
Até mesmo em tempos desafiadores,
como o atual, o marketing digital deve ser encarado como um investimento para
manter as empresas ativas no mercado. É necessário vê-lo como forma de entender
melhor as vontades de seus consumidores para adaptar as estratégias, visando
gerar proximidade com sua audiência.
As companhias que
investem em estratégias digitais tendem a colher melhores resultados. Seja no
mundo real ou no virtual, construir uma reputação e se manter presente no
mercado são processos muito complexos. Afinal, empresas que almejam colocar seu
empreendimento em evidência precisam, a todo custo, evitar cair no
esquecimento.
Mais informações: https://www.digitalents.com.br/

Foto 1 – Sandra Turchi é
sócia-diretora da Digitalents, empresa especializada em marketing digital e
e-commerce.
Foto 2 – Camila Rymkiewicz é analista
de marketing na Digitalents, graduada em publicidade e propaganda pela ESPM e
especializada em business pela Universidade da Califórnia.
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