MARKETING: VOCÊ ESTÁ FAZENDO ISSO ERRADO?

24 de setembro de 2014.
Na teoria, as ferramentas de marketing devem ser
aliadas das empresas para divulgar os produtos e serviços oferecidos para o
público-alvo, aproximando, facilitando e agilizando o relacionamento entre quem
procura e quem oferece. “Quando não se tem estratégia e as decisões são tomadas
apenas pela urgência, perde-se dinheiro, tempo e o empresário muitas vezes fica
frustrado, até mesmo se fechando para ações de marketing, julgando não serem
necessárias para o seu negócio, já que os resultados esperados não foram
alcançados, ou pior ainda, causaram efeito contrário”, relata Ingryd Carrier,
consultora da área e proprietária da 7P Consultoria, uma agência focada em
atender pequenas e médias empresas.
Em 90% das pequenas e médias empresas não há um
profissional de marketing contratado para desenvolver nome, marca,
posicionamento no mercado, identidade visual e muito menos para criar um
planejamento de mídia. “A saída comum nesses casos é pedir o desenvolvimento de
artes aos parentes. Quase todo mundo tem um sobrinho ou primo que sabe mexer no
computador. Então, o empresário recorre a essa possibilidade sem nem imaginar
as consequências”, explica. “O problema é que ninguém faz a conta do quanto se
deixa de ganhar com essas atitudes. A única percepção é a de que nada aconteceu,
ninguém procurou o serviço, visitou a loja ou pediu orçamento”, avalia a
empresária.
Felizmente, uma parte dos empresários, quando
percebe que o parente já não atende sua necessidade, acaba, mais cedo ou mais
tarde, encontrando um profissional da área. “Meu apelo é que não demore demais
para fazer isso. No começo, optar por alguém que possa fazer de graça é um
jeito de começar, porém, quanto antes o marketing ficar na responsabilidade de
alguém que estudou e tem experiência, mais econômicas e assertivas serão as
decisões”, reforça. “Já peguei casos em que o empresário havia investido mais
de R$ 8 mil em materiais gráficos e site, sem retorno algum, ficando até mesmo
sem recursos para iniciar um trabalho profissional e tendo seu projeto
estacionado”, lamenta Ingryd.
Diante da necessidade latente dos empresários, de
ter prosperidade em seus negócios, Ingryd focou sua agência em atender os
pequenos e médios. “Acredito e foco minha empresa em ideias e não em dinheiro.
Fico incomodada quando vejo que alguém tem uma excelente oportunidade nas mãos,
mas que não consegue dar continuidade por falta de planejamento estratégico.
Esse incômodo pessoal me fez criar planos específicos de atendimento a pequenas
contas e em um ano e meio de empresa já são 56 clientes atendidos”, comemora.
Quer saber se você também está errando no marketing
de sua empresa? Veja lista com os principais sinais de empresários equivocados
na divulgação do negócio:
1 – Anunciar porque o amigo anunciou;
2 – Ficar traumatizado porque investiu uma vez e não teve retorno;
3 – Achar que apenas um anúncio fará milagre;
4 – Achar que investimento em marketing é custo;
5 – Colocar nas peças publicitárias a mesma linguagem que usa para falar
com especialistas;
6 – Confiar o desenvolvimento de sua marca a um parente não
profissional;
7 – Achar que o faça você mesmo é a chave da economia;
8 – Querer tudo para ontem;
9 – Achar que se não tiver uma página no Facebook você
vai falir.
A empreendedora
Ingryd Carrier é formada em Publicidade e Propaganda e tem MBA em Marketing. É
fundadora e consultora de Marketing da agência 7P. Também é professora
convidada do Senac nos cursos técnicos nas áreas de Administração, Marketing,
Negócios e Comunicação.

A 7P Consultoria em Marketing é uma agência fundada em
2013 e oferece planejamento e estratégias para produtos e serviços, análise de mercado e
ambientes interno e externo, desenvolvimento de peças e divulgação em geral.

Foto 1 – Ingryd Carrier, proprietária da 7P Consultoria.
Foto 2 – Equipe da 7P.

Crédito: Divulgação.
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