MICROS E PEQUENOS USAM BENEFÍCIOS INUSITADOS PARA RETER PROFISSIONAIS EM MEIO À CRISE

05 de abril de 2016.
A crise no mercado de
trabalho impactou o relacionamento das empresas com seus colaboradores. As
empresas estão enxugando seus quadros e a insegurança de demissão gerou um
clima de tensão. Além disso, a oferta de mão de obra jogou o valor dos salários
para baixo e, se é preciso atrair e reter os melhores talentos, a palavra de
ordem é motivação. Ainda mais em meio às micros e pequenas, que possuem menor
poder de fogo. “Levando em consideração que o significado de motivação nada
mais é do que o motivo que nos leva à ação, isso significa muito mais que
simplesmente um bom salário ou um plano de carreira. O conceito vai além das
fronteiras corporativas e se torna praticamente um combustível para o
profissional que aspira ao sucesso”, declara o especialista em Gestão de
Pessoas e professor do IBE-FGV, Leandro Garcia.
A especialista em
desenvolvimento organizacional, também professora do IBE-FGV, Rita Ritz
concorda com Garcia, e, aponta outro fator que coloca em cima das empresas uma
grande responsabilidade por motivar suas equipes. “A entrada das novas gerações
no mercado promoveu mudanças significativas, pois elas buscam um sentido no
trabalho, que vai além do salário”, diz.
A Tantas Comunicação,
em Americana, liderada pelos sócios Alberto Augusto e Juliana Freitas, apostou
na vaidade feminina e passou a oferecer o Clube do Esmalte às jornalistas da casa.
Contratou os serviços de manicure dos profissionais do Studio 7, também em
Americana, que, uma vez por semana atendem dentro da agência e em horário de
expediente. O benefício superou as expectativas da liderança e já é o preferido
das mulheres, mais até do que o convênio para o almoço. “Percebemos que o clima
organizacional era um fator-chave, quando passamos a melhor avaliar a nossa
equipe para entender sua motivação. Como queríamos oferecer um benefício que
fizesse a diferença no dia-a-dia das mulheres dentro da própria empresa, que
significam 66% dos profissionais contratados, tivemos a ideia do Clube do
Esmalte. E foi um sucesso”, conta Juliana. “Para os homens, já estamos
estudando a implantação do Clube da Barba, com serviços tipicamente masculinos”,
adianta Alberto.
Os dois especialistas
da IBE-FGV destacam, ainda, que as pessoas são o maior recurso da organização,
independentemente do tamanho que ela possua. Por isso, é fundamental que os
profissionais estejam em plenas condições de exercerem suas funções, além de
estarem satisfeitos com o trabalho. As empresas mais modernas já entenderam a
necessidade de investir em seus colaboradores. Academia, descanso, lazer ou
pequenos momentos de alegria são algumas das regalias mais desejadas. Neste sentido,
alguns líderes abusam da criatividade e oferecem benefícios bem inusitados.
Os sócios Armando
Rosa e André Rosa, proprietários da Resolução Montagens e Soluções Industriais,
que fica em Nova Odessa, também encontraram uma maneira bem diferente de agradar
aos funcionários, todos homens, da empresa. Anualmente, eles saem para duas
grandes pescarias. “Percebemos que em um setor onde a pressão pelo cumprimento
de prazos e metas é grande, nossa equipe ansiava por alguma coisa diferente”,
conta Armando. “Nas pescarias, ninguém é diretor ou colaborador, somos todos
pescadores, amigos em um momento de lazer só nosso e isso ajudou na motivação e
integração do time. Nosso índice de rotatividade é muito baixo”, conclui André.
Foto 1 – Professora especialista em Desenvolvimento Organizacional do IBE-FGV, Rita Ritz.
Foto 2 – Professor especialista em gestão de pessoas do IBE-FGV, Leandro Garcia.
Crédito: Divulgação.
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