O PODER DO COMPORTAMENTO

11 de maio de 2015.
ARTIGO DO PROFESSOR E CONSULTOR ROBSON CUPERTINO DE LIMA
Desenvolver a parte comportamental
dentro das indústrias, especialmente da liderança é de extrema importância e
necessidade. É preciso corrigir as distorções do pensamento, ou seja, modificar
os erros cognitivos dos gestores com relação à saúde e a integridade física dos
trabalhadores, promovendo maior flexibilidade, construindo pensamentos
alternativos mais funcionais, capazes de gerar uma melhora no comportamento da
liderança, possibilitando-a e levando-a a tomada de consciência quanto à
prevenção de acidentes.
Na maioria das vezes, os
comportamentos estão baseados em valores e crenças. Estas crenças fazem parte
da formação do caráter que se refere a fatores psicossociais e fatores
aprendidos que influenciam o comportamento.
Boa parte dos comportamentos é
formada ao longo da experiência e do processo de socialização. Grande parte
desses comportamentos são inadequados e as crenças são culturalmente
reforçadas, inclusive dentro das organizações.
As crenças estão inseridas dentro de
estruturas mais ou menos estáveis, que orientam o comportamento e manifestam os
traços de personalidade do indivíduo, isto é, regras específicas que regem o
processamento da informação e do comportamento.
O trabalhador deve ser estimulado a
reconhecer e a desenvolver suas forças, a ultrapassar resistências internas e
interferências, a fortalecer sua identidade e valores. Esse tipo de aprendizado
acontece com uso de recursos de feedback informacional e
comportamental vindo da liderança.
Entendemos que a liderança tem um
papel fundamental no processo de aprendizagem e construção do pensamento mais
assertivo dos colaboradores quanto ao cumprimento das regras de segurança.
Líderes que possuem boa estrutura
comportamental tem maior facilidade para comunicar e esclarecer padrões
esperados de comportamento, avaliar o nível de entendimento e aplicação dos
padrões de segurança pelos colaboradores.
Os conceitos de liderança e gestão de
pessoas em segurança vão além da parte técnica, sendo fator decisivo no sucesso
da organização, tendo a “atitude” como competência intrínseca e fundamental
neste conceito da liderança moderna.
A reflexão crítica da forma como vem
desempenhando o seu papel e os resultados decorrentes, é o que possibilita ao
líder o desenvolvimento pessoal e profissional com relação as suas tarefas e
melhorar o seu desempenho a partir do reconhecimento pela inadequação
comportamental.
As ações de segurança devem ser
planejadas pelo líder para que o trabalhador, a partir da reflexão, atue e
busque saídas cabíveis e saudáveis para as diferentes situações no dia-dia, e
seja capaz de mudar seu comportamento no ambiente de trabalho, resultando desta
forma numa melhor percepção de si, do outro e dos anseios da organização quanto
seus objetivos e metas em segurança e saúde e do trabalhador.
É importante dizer e lembrar que os
acidentes estão CEIFANDO VIDAS, destruindo FAMÍLIAS e
sonhos. Portanto, fazer prevenção de acidentes e ter COMPORTAMENTO
SEGURO é um compromisso com a VIDAeste processo passa
necessariamente pela atuação de uma liderança eficaz e capaz de pensar e
colocar a segurança do trabalho como um valor estruturante nas suas rotinas de
trabalho, não aceitando desvios e nem tendo tolerância com os comportamentos
disfuncionais de suas equipes.
Robson
Cupertino de Lima é Especialista em Segurança Comportamental , professor e
consultor da Ramazzini Engenharia.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LIDE CAMPINAS PROMOVE ENCONTRO SOBRE INVESTIMENTO E MORADIA NOS ESTADOS UNIDOS

O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn