SETOR DE FRANCHISING FATUROU R$ 115 BILHÕES EM 2013

A Associação Brasileira de
Franchising (ABF) finalizou e informou os dados de fechamento do setor de
franquias de 2013. De acordo com a ABF o setor de Franchising encerrou
o ano de 2013 registrando um crescimento de 11,9%, e faturando R$ 115 bilhões.
As previsões para o Franchising em 2014 é de um aumento no
faturamento chegue a 13%.

Anualmente, a
entidade pesquisa o setor com o intuito de subsidiar os empresários em suas
decisões de negócio. Os dados divulgados balizam o setor e são utilizados pelo
mercado, instituições financeiras, governo e entidades internacionais. Para
levantar e prover os dados oficiais do franchising, a ABF conta com uma empresa
especializada e isenta, responsável pelo levantamento dos dados e análise
técnica dos mesmos.

De acordo com o levantamento, o número de redes
em operação no País é de 2.703, um aumento de 11,4% em relação ao ano de 2012. Só
em 2013, 277 novas franquias surgiram no mercado. Dentre elas, destacam-se
Malwee, Le Coq Sportif, Santos na Área e Academia Store (Vestuário); Stuppendo,
Pão to Go Padaria Drive Thru, Kappa Gourmet e Açaí Raiz (Alimentação); Loja das
Torcidas (Casa e Construção) e Walking Party (Entretenimento, Brinquedo e
Lazer).

O franchising brasileiro ocupa a terceira colocação no ranking do World Franchise
Council, em número de marcas, atrás apenas da China e Coréia do Sul.
    “Em 2013 superamos pela primeira vez os Estados Unidos em
número de marcas”, afirma Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, ao
explicar que os Estados Unidos estão em quarto lugar no ranking, seguido de
Turquia, que ocupa a quinta colocação. 

Das marcas em
operação no Brasil, 92,4% são
genuinamente brasileiras, sendo que, deste total 4,8% (121 marcas) operam
também no exterior. No ano passado, várias franquias brasileiras iniciaram
operação fora do país, como a  Container Concept, Fabrizio Giannone e a
Yogoberry. Já as marcas Vivenda do Camarão e Dumond ampliaram
significativamente a atuação internacional. Também ingressaram no Brasil 38 marcas
estrangeiras. Entre elas, Coldwell Banker (Imobiliária), Hypoxi (Beleza) e 7 Camicie
(Vestuário).
Das marcas em
operação no Brasil, 92,4% são
genuinamente brasileiras, sendo que, deste total 4,8% (121 marcas) operam
também no exterior. No ano passado, várias franquias brasileiras iniciaram
operação fora do país, como a  Container Concept, Fabrizio Giannone e a
Yogoberry. Já as marcas Vivenda do Camarão e Dumond ampliaram
significativamente a atuação internacional.

Também ingressaram no Brasil 38 marcas estrangeiras. Entre elas, Coldwell Banker
(Imobiliária), Hypoxi (Beleza) e 7 Camicie (Vestuário).

De acordo com a ABF, ainda há uma grande
concentração de unidades na região Sudeste (58,7%) porém, nos últimos anos, as
redes têm investido mais no interior  e fora do eixo Rio-São Paulo. A
expansão das redes por todo o país mostra uma crescente participação das demais
regiões: Sul (14,5%)Nordeste
(14,5%)
Centro Oeste
(8%)
 Norte (4,3%).
Em relação ao
número de unidades ou pontos de vendas, o setor atingiu a marca de 114.409, em 2013,
que representa um crescimento de 9,4%.  De acordo com o World Franchise
Council, com esse número, o Brasil ocupa a 6ª posição no ranking por unidades
franqueadas, atrás dos EUA (1º), China (2º), Coréia do Sul (3º), Japão (4º) e
Filipinas (5º). “Ao comparar o número de unidades do Brasil com os demais
países listados nesse ranking, fica evidente o potencial de crescimento que
ainda temos em nosso país”, afirma Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF.
O segmento de alimentação continua sendo um dos mais expressivos no
Franchising Brasileiro, consolidando-se e apresentando um crescimento acentuado
ano a ano. Em 2013, o segmento cresceu 16,6%. 
Para Junior Oliveira, coordenador de franquias da
Rede Premiatto, primeira franquia especializada em comida rápida com qualidade Premium, e
na qual a primeira loja própria da rede começou em Campinas, o setor é tão
atrativo  e expressivo, pois o investidor
conta com a experiência do franqueado. “Isso minimiza riscos e participa de uma
marca já consolidada e de prestígio no mercado, além de ter o suporte
operacional, através de métodos de gestão e acompanhamento, e orientações
permanentes sobre a operação das lojas com treinamentos e manuais”,
avalia.
Com um crescimento de 21% no número de lojas e 13% no faturamento em
2013, a rede Premiatto vê o setor com otimismo. “Inauguramos seis lojas em 2013 finalizando o ano com 29 unidades da
Premiatto no Brasil. Nossa previsão em 2014 é de inaugurar nove unidades e
fechar o  ano com 20% de crescimento no faturamento. Com o setor
consolidado estamos em um ótimo momento e acredito que atingiremos nosso
objetivo de chegar à 50 franquias em 2015”, destaca Junior.

De acordo com o Anuário Brasileiro da Alimentação Fora do Lar o setor de
Food Service Brasileiro registrou um crescimento de 9,8% em 2013. No ano
passado o gasto com alimentação fora do lar representou mais de 30% da despesa
das famílias. “É um serviço que acrescenta
bastante ao setor, pois dá praticidade e segurança ao consumidor e contribui
para mantermos a excelência em atendimento ao público e prestação de serviço”
finaliza Junior.
Foto 1 – Rede de lojas Premiatto.
Foto 2 – Junior Oliveira, coordenador de franquias da Rede Premiatto.
Crédito: Divulgação
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