SERVIÇOS DE SAÚDE VÃO MONITORAR DESLOCAMENTO DE PESSOAS COM SINTOMAS GRIPAIS

A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) enviou um alerta para todos os serviços de saúde do município, incluindo o do Aeroporto de Viracopos, para que os profissionais da área médica façam investigação do deslocamento de pessoas com sintomas respiratórios e gripais. O objetivo é triar se há pessoas com sintomas vindos de locais como o Maranhão e Argentina, onde há circulação da variante indiana.

Neste caso, o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas avalia a necessidade de sequenciamento genético da amostra coletada. Além disso, o paciente é orientado sobre isolamento domiciliar ou encaminhado a unidades hospitalares, conforme o caso. “O alerta foi para toda a rede de saúde, pública e privada, e para o Aeroporto. Todo paciente com sintomas respiratórios e que seja proveniente da Argentina ou do Maranhão deve ser monitorado”, explicou a diretora do Devisa, Andrea von Zuben.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem o papel de monitorar e identificar passageiros com suspeita de Covid-19 e possível contaminação com novas variantes. Essa informação é repassada pelo Sistema de Vigilância para o município. A prerrogativa de estabelecimento de barreiras sanitárias em aeroportos e fronteiras é do Governo Federal, uma vez que a Anvisa é a autoridade sanitária de portos e aeroportos.

 

Foto: Diretora do Devisa, Andrea von Zuben.

Crédito: Carlos Bassan/PMC.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PALESTRA MARCA LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA EM CAMPINAS

As empresas familiares respondem por dois terços do total de empresas no mundo. No Brasil, …

Facebook
Twitter
LinkedIn