A VIDA É CÍCLICA

ARTIGO DE ROBERTO VILELA

Chegamos ao final de mais um ano. Foram muitos desafios, momentos de superação, tropeços, acertos e erros, algo mais do que esperado para cenários dinâmicos.

Entendo que 2022 trouxe algumas lições importantes e que precisam ser assimiladas com inteligência e maturidade. Aprendemos, ou deveríamos ter aprendido, que uma equipe coesa e com objetivos muito bem definidos cresce na hora certa e sua capacidade de exceder limites toma proporções inimagináveis.

Aprendemos que talentosos solitários possuem muito valor e importância, sim. Mas, por vezes, esbarram na muralha da coletividade engajada.

Para crescer, evoluir e avançar, precisamos de uma equipe equilibrada, coesa e obstinada. Uma equipe que realmente deseje a vitória, a conquista, independentemente do esforço que será necessário para construir esse resultado.

Não podemos esquecer que equipes fortes necessitam de líderes fortes e cientes de seu papel e responsabilidade.

Tem um provérbio oriental que certamente você já escutou ou leu em algum momento, mas penso que faz muito sentido agora: “Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes”.

Confesso que, neste momento, tenho dúvidas sobre a fase do provérbio que nos encontramos. Afinal, por mais que eu tenha a minha opinião sobre 2023, não seria mais do que uma suposição e sem uma base sólida e sustentável.

Estejamos de prontidão, preparados para o incerto, firmes com as nossas convicções, abertos para as mudanças e inovações necessárias, mas jamais esquecendo da importância de continuar aprendendo e evoluindo.

Não nos esqueçamos que a vida é cíclica e essa roda vai girar!

Roberto Vilela é mentor e estrategista de negócios, com atuação nas áreas comercial e de gestão. Atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte realizando palestras, treinamentos e apoiando na elaboração de táticas empresariais. É autor dos livros Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições do universo das corridas para a rotina de trabalho, e Caçador de Negócios, com dicas para performances de excelência profissional. Produz ainda séries de podcasts sobre estes assuntos, disponíveis nas plataformas Spotify e Itunes. No Instagram, o profissional também traz dicas, insights, bate-papo com gestores e outros conteúdos relacionados a gestão, liderança e performance.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

STOLLER É OURO E BRONZE NA 21ª MOSTRA DE COMUNICAÇÃO DO AGRO ABMRA

Com a inspiradora websérie “Cafés Especiais do Cerrado Mineiro”, a Stoller do Brasil, uma empresa …

Facebook
Twitter
LinkedIn